sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Feijoada facinha-facinha


Esse é um daqueles pratos ultra-rápidos que impressionam pelo sabor e aparência, mas não dão trabalho algum, e por isso mesmo eu chamei de "facinha-facinha". Qualquer hora publico aqui uma feijoada vegana completa.
Ingredientes:

- 1 lata de chili vegetariano
- 1 lata de feijão preto pronto (passado na água antes de começar)
- 1 pacotinho de tofu (esse já comprei preparado com tomate e manjericão, mas vale qualquer um que seja firme)
- 1 xícara de arroz integral
- couve-manteiga (pra fazer à mineira)
- espinafre fresco
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 3 dentes de alho
- sal a gosto

Preparação:

Tofu
Se você não gosta de tofu é porque experimentou um que não souberam preparar direito. Dê mais uma chance ao coitado (do tofu, não de quem o preparou). Tofu absorve o sabor que você quiser. Sozinho não tem gosto de nada. Saiba preparar direitinho e vai sempre ficar delicioso. E se a primeira tentativa não der certo, não desista. A minha ficou um nojo. Ainda bem que eu não desisti. Hoje, não vivo sem. Tofu é uma proteína maravilhosa com 0% de colesterol e super-saudável pro coração.

Se o tofu que você comprou não veio já preparadinho como esse da foto, faça o básico: escorra (e pressione pra sair toda a água), enrole em papel-toalha até ficar sequinho, (descarte o papel) e corte o tofu em cubos. Pra marinar, mergulhe os cubos numa mistura de gengibre, alho, óleo de gergelim e sal (ou shoyu). Deixe lá por uns 20 minutos pelo menos, e nesse caso, frite-os levemente. Separe.

Arroz
Prepare um punhado de arroz integral do seu jeito preferido. Separe.

Chili/feijão
Misture numa panela o chili e o feijão preto. Não precisa acrescentar mais nada ali. Apenas mexa em fogo baixo até quase ferver. (Mas não deixe ferver!).

Couve/espinafre
Numa frigideira grande, fogo baixo, coloque as duas colheres de azeite e adicione o alho. Deixe fritar até ficar douradinho. A couve-manteiga, lavada e cortada em tiras, vai então ser frita por uns 10 minutos, à mineira. E ela vai encolher bastante. Jogue um pouquinho de sal em cima, pra dar gosto. Adicione o espinafre cru e misture tudo, deixando fritar em fogo baixo no próprio líquido junto com a couve por mais uns 10 minutos.

Pronto. Sirva bem bonitinho assim, num pratão, e só no final do jantar você conta pros desavisados (com o maior orgulho) que era tudo vegano! :)

Happy vegan Friday!

3 comentários:

Anônimo disse...

Posso confessar que morri de vontade de comer esse pratão aí? Adorei. Beijos.

Andréa disse...

Bem-vinda, Fernanda! Claro que pode. :) Beijo.

Dani disse...

Andréa,
Adorei a receitinha. Aliás, adoro todas as suas dicas. Como tão tenho todos os ingredientes aqui, vou dar uma improvisada. Amei o tofu marinado...:)
Beijos

Posts similares

Related Posts with Thumbnails