quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sopa de lentilha


Tem feito uma friaca boa aqui em Nova York. Uma ótima pedida é ficar em casa, ler um livro (eu estou lendo "Purgatório: a Verdadeira História de Dante e Beatriz", do Mario Prata) e tomar essa sopa vegana gostosa... A quantidade abaixo deu pra 2 pessoas (e nós repetimos!):
  • 1 xícara de chá de lentilhas
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de missô
  • Meia cebola pequena picada
  • Alho, muito alho, picado :)
  • 2 cenouras cortadas em pedaços pequenos
  • 2 batatas médias cortadas em cubos (com a casca)
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de cominho
  • 1 folha de louro
Antes de começar, desmanche o missô (pasta de soja) num potinho com um pouco d'água, misturando bem. Se você não tiver missô em casa, pode usar 1 copo de caldo de vegetais. Eu prefiro o missô nesse caso porque é super nutritivo e meio salgadinho. Assim, não precisa acrescentar muito sal. Separe essa mistura e adicione à sopa só depois que estiver pronta e você tiver desligado o fogo. Não deixe o missô ferver na panela- acredita-se que os nutrientes são perdidos dessa forma.

Numa panela funda, coloque o azeite e frite o alho e a cebola até ficarem dourados. Acrescente a lentilha, um pouquinho de sal e cominho e fique mexendo tudo com uma colher de pau por uns 5 minutos. Abaixe o fogo e adicione 2 copos médios de água. Deixe cozinhar por uns 10 minutos com a panela semi-tampada. Acrescente a cenoura em pedaços, mexa bem e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Agora adicione os cubos de batata, mexa tudo e deixe cozinhar por mais uns 8-10 minutos. (Nesse momento eu geralmente ponho mais um pouquinho de água, já que não gosto de sopa muito grossa). Experimente antes de desligar o fogo: a lentilha deve estar macia (mas não muito mole), assim como a cenoura e a batata. Agora você acrescenta o missô que foi previamente desmanchado num pouco de água, a folha de louro, e mistura tudo. Feche a panela e deixe por uns 5 minutos.

2 comentários:

Unknown disse...

Andréa,

vou experimentar essa receita essa semana ainda. Gostei do que vi. Depois te conto. Agora como carne quase nunca: muito pouco mesmo. Em casa ainda como ovos no café da manhã. E leite e queijo e etc. Mas a carne está sumindo cada vez mais da minha dieta. O frango nunca mais comi. Já vai para uns seis meses ou mais.

Bjs. e boa semana,

A.

Aleksandra Pereira disse...

Nossa, que a carinha dá sopa tá é muito boa!
Adoro lentilha em farofa, salada, sopa. bom.

Acho que só não coloco missô!

beijo, tô adorando esse seu novo espaço, e a empolgação, parabéns, minha querida!

beijo grande.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails