domingo, 9 de março de 2008

Panquecas (moda americana)

As panquecas daqui são um pouco diferentes das feitas no Brasil. É um prato de café da manhã ou brunch, geralmente. Aqui está a nossa versão vegana.

Primeiro dei uma olhada na geladeira pra ver que legumes eu tinha pra juntar à mistura: cenoura, cogumelos, cebolinha e abobrinha. Piquei tudo, misturei e separei.

A receita é simples e divide-se em duas partes. A primeira é o mix. A gente tem uma quantidade boa já preparada, guardada numa jarra, e quando fazemos panquecas, apenas misturamos o mix aos ingredientes líqüidos e pronto.

Mix: 1 xícara de farinha integral, 1 xícara de farinha de trigo (aqui: unbleached, all purpose flour), 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de fermento em pó, 3 colheres (sopa) de semente de linhaça em pó.

Para duas pessoas, use 1 xícara do mix, 1 xícara de leite de soja (plain) e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de canola. Misture tudo. Se ainda estiver muito grosso, use um pouco mais de leite de soja.

Desta vez, antes de fritar, adicionei à mistura os legumes que tinha picado e separado. Frite em um pouquinho de margarina vegana, em colheradas grandes, ou seja, porções pequenas como as da foto, e sirva do jeito que quiser. À moda americana, uma pilhazinha de panquecas é feita no prato e servida com bastante syrup (que é bem doce) regado por cima.

Eu sou fã dos salgados, como já disse aqui, então prefiro com uma saladinha de espinafre fresco.

Laurinha, querida, aí está a receita de panquecas que você tinha pedido. Bon apetit!

Pra mais idéias, clique aqui em baixo em "Café da manhã ou Brunch".

10 comentários:

Anônimo disse...

Feliz dia da mulher atrasado. Ontem não consegui comentarm nem aqui nem no seu outro blog... mas adorei a receita das panquecas! Ahhhh e nada a ver, mas vou comentar aqui, rs... eu li a história da Clementine, adorei, eu fico emocionada com isso. Já resgatei 10 gatinhos da rua e doei, lindos, limpos, tratados e com consulta no vet. Hoje são amados e moram em lares de familiares e amigos (dois moram comigo, hehe). Tanto animal que precisa de um lar, não é? Então me engajei em escrever sobre isso, sempre que posso, no jornal onde trabalho. meu editor me dá carta branca, é uma beleza. Algumas das colunas e matérias podem ser lidas no meu site. Obrigada de verdade pelo seu apoio e pelo recado carinhoso. Isso me dá um baita ânimo de continuar a ser um grãozinho na praia. Um beijo!! Fê. www.fernandafranca.com

Andréa disse...

Fe, é muito legal e importante o que você faz por aí, tanto no jornal quanto em casa. A gente vai fazendo a nossa parte e ensinando pelo exemplo, né?! Você também me dá o maior ânimo e inspiração pra continuar botando a boca no trombone aqui e dividindo nossas comidinhas. Um beijão.

Maurício Kanno disse...

Valeu pelo comentário, querida Andréa!

É curioso, no entanto, como em meu outro endereço, em que publiquei o mesmo texto, a repercussão tenha sido bem diferente, rsrs

Dê uma olhada: http://stoa.usp.br/mauriciokanno/weblog/17978.html

Andréa disse...

Caramba, menino, a ignorância e a intolerância são dureza, não?! E você respondendo a tudo na maior classe. Não é a toa que você é vegano. Está na sua alma. Parabéns! Os animais, se pudessem falar, agradeceriam muito.

Laurinha disse...

Menina do ceu, que panqueca maravilhosa eh essa? Eu vou ter que fazer. Como se chama linhaca em ingles? Acho que voce ja me falou uma vez, mas eu esqueci.
Adorei, Andrea, esta com uma cara otima! Me deu fome agora!

Andréa disse...

Hehe, tambem fiquei com fome, agora. Linhaca eh flax seed. Super nutritiva- eh a maior fonte de Omega 3 que existe. Cozinhe TUDO com flax seed, soh pra garantir, hehe.

Carla Beatriz disse...

Andréa,

Já tentei fazer panqueca com semente de linhaça e sem ovo, mas a massa grudou toda na frigideira ... :-(
Vou testar tua receita, só que eu tenho a semente de linhaça em casa, não em pó. Dá no mesmo?

Andréa disse...

Carla, dei uma pesquisadinha por aí, de leve, e descobri o seguinte: "a semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-las em um processador ou liquidificador na tecla pulsar. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor".

Achei isso aqui: http://www.segs.com.br/linhaca.htm

Depois me conta como ficou?

Carlota disse...

Andréia
testei hoje a sua receita e ficou demais! Eu amo panquecas e na minha receita vão 6 ovos, então adorei esta sem nenhum! Coloquei bastante pimenta e linhaça, então minhas panquecas ficaram parecendo um hamburger!
beijos

Andréa disse...

Carlota, que otima ideia! Deve ter ficado uma delicia! (E MUITO mais saudavel do que se vc tivesse usado os 6 ovos). ;)

Posts similares

Related Posts with Thumbnails