domingo, 23 de março de 2008

Sopa de cenoura e gengibre

Chegou a primavera aqui, mas só vai começar a esquentar mesmo em 1 ou 2 meses (ainda bem!). Enquanto isso, a gente vai abusando das sopas e cremes que esquentam até a alma. Apesar dos dias lindos, ensolarados, lá fora está bem friozinho. Hoje, por exemplo, faz 31°F (-1 grau C).

E por falar em Páscoa e coelhos, essa sopa de cenoura e gengibre é fácil de fazer, deliciosa e super saudável.

O gengibre é geralmente vendido aqui nos EUA sob a forma de suplemento nutricional, mas não é difícil achá-lo "ao natural" nos mercados de rua. Na India, ele é aplicado em forma de pasta, na testa, pra aliviar resfriados. Também é usado como chá ou na comida, como tempero. Em Myanmar, gengibre associado a um adoçante natural local (feito com o suco retirado da palmeira- Htan nyat) é fervido e tomado pra prevenir gripe. Na China, também é usado pra tratar resfriados. Na Indonésia, é usado para reduzir a fadiga, prevenir e curar reumatismo e enriquecer hábitos alimentares pouco nutritivos. Antigamente eu mascava um pedacinho de gengibre todo dia antes do trabalho (eu era DJ numa rádio local em Santos, SP) pra deixar a voz mais clara e a garganta com aquela sensação fresca.

Você pode inventar a sua própria receita de sopa de cenoura e gengibre. Basta saber o básico. A receita de R, que varia de acordo com o que temos na geladeira, leva o seguinte: 1/2 quilo de cenouras limpas e descascadas; 1 cubo de caldo de vegetais; 1 colher de sopa (aproximadamente) de gengibre fresco descascado e picado; 6 xícaras de água.

Ponha tudo numa panela e ferva até as cenouras ficarem macias (15-20 minutos). Diminua o fogo pra temperatura média e deixe cozinhar mais uns 5 minutos. Depois, bata tudo no liqüidificador só pra virar um creme. R tem um "de mão" e bate a mistura na própria panela no final do cozimento. Também fica legal e menos trabalhoso que usar o liqüidificador convencional.

Adicionar noz-moscada fresca ralada por cima ou pimenta, vai muito bem. Dessa vez usamos um pouco de salsinha desidratada.

Informações técnicas via Wikipedia.

6 comentários:

Unknown disse...

Hummm, que delicia! Aqui tá um calor dos infernos, e o negócio só tende a piorar por causa da parada das chuvas, mas eu sou doida por sopa e tem um monte de cenoura e gengibre na minha geladeira! Vai ser hoje mesmo!
Beijão

Andréa disse...

Oba! Depois me conta! Beijão.

Anônimo disse...

Nossa, eu vou fazer essa! Fácil e parece saborosa... Eu adoro cremes e caldos, nosso preferido lá em casa é de mandioquinha. Mas como aqui faz um calor de derreter cachola, não é sempre que conseguimos comer... beijos! Fê - www.fernandafranca.com

Andréa disse...

Ai, que saudade da sopa (e do pure) de mandioquinha da minha mae.... Ahhhhhhh!! Nunca achei mandioquinha por aqui. Vou continuar procurando. Fiquei aguadissima, agora.

Andrea Drewanz disse...

Hoje tá chovendo por aqui e esta sua sopinha cairia muito bem!
Vou tentar fazer. Deve ficar ótima também com abóbora! Já tentou?
Bj

Andréa disse...

Dea- nunca tentei com abobora.Vou pedir pro marids. :-) E ainda to aguada com esse papo da mandioquinha...

Posts similares

Related Posts with Thumbnails