sábado, 3 de maio de 2008

Filés de grão-de-bico

Essa receita a gente tirou do livro *Veganomicon, um sucesso fenomenal entre veganos aqui nos EUA. Veganomicon traz receitas deliciosas e dicas interessantes. E vende na amazon.com.

Filés de grão-de-bico

Ingredientes:

1 xícara de grãos-de-bico cozidos
2 colheres de azeite de oliva
1/2 xícara de farinha de glúten
1/2 xícara de farinha de rosca
1/4 de xícara de caldo de vegetais ou água
2 colheres (sopa) de molho shoyu
2 dentes de alho, prensados ou ralados
1/2 colher (chá) de casca de limão picada
1/2 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de páprica
1/4 de colher (chá) de sálvia picada
Azeite de oliva pra fritar

Numa tigela, amasse os grãos-de-bico com o azeite até que nenhum grão fique inteiro. Adicione todos os outros ingredientes e misture-os com as mãos por uns 3 minutos, até que você comece a ver a massa ficar mais fibrosa e com uma consistência comprida.

Pré-aqueça uma panela de ferro grande. Enquanto isso, divida a massa que você misturou em 4 pedaços retangulares iguais, os filés da foto. Se for preciso, primeiro estique a massa numa superfície lisa com um rolo de macarrão, e aí corte em filés retangulares. O livro indica que essa receita rende 4 filés, mas isso depende do tamanho que você os corta. Nós fizemos uns 6 filés com os mesmos ingredientes. Basta esticar melhor a massa com o rolo de macarrão.

Ponha um pouco de azeite na panela de ferro. Coloque os filés na panela e frite por uns 6 ou 7 minutos. Adicione mais azeite, se for preciso, quando fritá-los do outro lado. Estarão prontos quando ficarem dourados e firmes.

Se não quiser fritá-los, você pode assá-los no forno. Pré-aqueça o forno a uns 180 graus Celsius numa fôrma untada com um pouquinho de azeite de oliva. Pincele os dois lados dos filés com mais azeite e asse por uns 20 minutos. Então, vire os filés e asse-os por mais uns 10 minutos até que fiquem firmes e dourados.

Para o molho dos filés, usamos um molho instantâneo vegano delicioso, mas você pode usar o molho que quiser ou nenhum molho, inclusive. Servimos com salada fresca e nosso querido purê de batatas. D-E-L-Í-C-I-A!

Bom final de semana, com sabor, e claro, sem tortura animal, só muito amor e compaixão pelos nossos queridíssimos animais!!

*Uma das autoras de Veganomicon é a Isa C. Moskowitz.

6 comentários:

poesia potiguar disse...

Oi, flor!

seguinte... faz tempo que estou pra te dizer isso e as palavras da sua amiga Roseane (no post do sorvete) me incentivaram ainda mais. Viciei neste blog, menina. Também não sou vegan, mas, desde criança, nunca gostei de carne vermelha, nem leite... Portanto, tenho um pezinho nessa turma, né? rs... Mas, o fato é que as receitas daqui são tão maravilhosas e fáceis que, além dos legumes, frutas e verduras que já amamos aqui em casa, inseri muito mais tofu, cogumelo, feijão azuki e missô na nossa dieta. Meus dois filhos amam missô, por exemplo. Todos os dias é possível verificar a influência desse blog em nossa mesa... Enfim, aos poucos a gente vai melhorando...

É isso, flor, queria deixar registrado.

obrigada e um beijão!

Andréa disse...

Aww, Goimar, suas palavras me emocionaram!! E emocionaram R também, o marido, o responsável pelos pratos deliciosos, já que é ele quem prepara a maioria deles aqui em casa. Se você soubesse como me deixa feliz de saber que este blog influencia de alguma forma e faz pensar, e agir, diminuindo a violência no mundo. Tô aqui toda feliz agora. Ganhei o dia! Obrigada, querida. Beijos pra você e seus filhos.

Unknown disse...

Então, vá lá! Acabei de falar exatamente isso para minha mãe. Tava falando para ela sobre o bife de grão de bico e entrei aqui para mandar o site direitinho para que ela pudesse conferir. Descrevi a foto! Nossa, me dá água na boca. Então eu to nessa, venho aqui, vejo as fotos, as receitas e crio coragem e vou fazer o meu também. Tá muito bom mesmo. Um incentivo especial. Os pratos de vcs abrem o apetite e eu TENHO que fazer o meu.
Já cozinhei o grão de bico. E hoje eu almocei a couve com batata!!!!! Uhummmmmm, amanhã vou comer purê de mandioquinha com bife de grão de bico!!!!!
Beijos, para vcs 3.

Andréa disse...

Obrigada, Fla! Vocês é que me dão o maior incentivo pra continuar falando sobre essas coisas e colocando essas fotos aqui!

Ai que saudade do purê de mandioquinha... Preciso achar mandioquinha aqui. :)

Anônimo disse...

Procurando uma receita básica de bife/burger/filé de grão-de-bico me deparei com este muito de possibilidades. Adorei "fuçar" um pouquinho do blog, relembrar algumas coisas e cozinhar estes dias de minhas férias. Muito bom mesmo! Parabéns pelo blog (já o indiquei a outros amigos/as).
elaine (A)//(E)//(V)
femmeliberte@sindominio.net

Andréa disse...

Muito obrigada, Elaine! Volte sempre que quiser!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails