terça-feira, 28 de outubro de 2008

Bolinhos de lentilha

Esse prato eu fiz me baseando numa receita do blog Veg Cooking. Eu tinha na geladeira, sobras de arroz com lentilhas e usei 2 xícaras e 1/2 da mistura já pronta. Além disso, eu não tinha alguns ingredientes que a receita original pede e incluí outros. Também não fiz o molho da receita original. Servi os bolinhos com salada e guarneci com cebolinha picada. Enfim, improvisei legal - coisa que eu nunca tive muito a manha de fazer - e o resultado ficou muito saboroso.

1 xícara de lentilhas cozidas e escorridas
1/2 cebola picada
1/2 pimentão verde picado (eu não tinha verde, usei vermelho)
1/2 aipo picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/4 de xícara de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de sumo de limão
1/2 punhado de salsinha fresca picada
2 xícaras de arroz cozido
Sal a gosto
1 xícara de farinha de rosca

Salteie numa frigideira com o azeite, a cebola, o pimentão e o aipo, até que a cebola fique dourada.

Numa tigela média, misture a lentilha a essa mistura que você salteou, junte a mostarda, sumo de limão, salsinha, arroz e sal. Misture tudo muito bem. Aqui eu acrescentei 1/3 de xícara de farinha de soja, porque achei que daria uma liga melhor. E funcionou bem. Tambem usei bastante pimenta-do-reino que eu e R adoramos.

Faça pequenos bolinhos com essa mistura (você pode usar o formato que quiser: bolotas, burguers, filezinhos). Passe-os na farinha de rosca e leve à geladeira por uns 10-15 minutos.

Frite cada bolinho até que fique dourado.

Servimos com uma salada de alface, cenoura, beterraba, pepino e brotos de alfafa. Esse bolinho é muito versátil. Dá tranquilamente pra fazer um sanduíche delícia no pão de hamburguer (ou outro pão que você prefira) com alface, tomate, cebola, etc. Outra idéia e servi-los com a sua massa favorita e um molho marinara. Com spaghetti deve ficar um absurdo!

Mais uma receitinha deliciosa e 100% livre de crueldade!

Via Veg Cooking Blog

7 comentários:

urban vegan disse...

Que linda! (Desculpe. Nao falo portuguese...but YUM!)

Andréa disse...

Urban Vegan, you just did! :) Thanks for dropping by!

Fernanda França disse...

Parece deliciosoooo!!!! esse vou fazer e é pra logo! Beijos, Fê.

Andréa disse...

Fê, depois me conta!

Fernanda França disse...

Engraçado que cada comidinha vegana que faço, lembro de vc, sempre. Então ontem inventei um biscoito, hahaha sério, inventei mesmo. Vi que tinha castanha de caju e queria biscoitos doces, triturei a castanha e fui acrescentando o tanto que eu imaginava que ficaria bom de água e óleo de canola pra dar liga e mais açúcar mascavo, farinha (que inventei que tinha de ser de soja) e aveia (não falta!). resultado? Ficou uma delícia, depois se vc quiser passo a receitinha (deixei anotadas medidas em casa). Fiquei feliz tb. :o) Ficou docinho, mas não dooooce, sabe? Na medida certa pra tomar com um cafézinho ;o) To a fim de criar um blog de receitinhas, mas aiiiii eu já não tenho nem tempo pro meu, rs... mas vou pensar. Beijos, Fê.

Andréa disse...

Que legal, Fe!! Claro que eu quero a receita! E se vc nao quiser criar um blog porque realmente, haja tempo nessa vida, me manda uma receita com foto por email e eu publico aqui com o maior prazer.

Ana disse...

Ai Déa fiquei enlouquecida com essa receita ! e to precisando de lentilha, mas só preciso vencer a famosa preguiça que me assola, comprar as lentilhas e fazer. Achei uma salsicha veggie (Morningstar Farms) que ficou uma delicia no cachorro quente, igualzinha a salsicha de verdade. Beijocas.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails