segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Espetinhos de seitan

Baseados em receita do blog Vegan Dad. Também chamados de "nuggets do Bem". :)

No Brasil é mais difícil encontrar seitan pronto. Aqui é fácil, mas mesmo assim, não é difícil prepará-lo em casa, e sai BEM mais barato, claro. A receita básica pra fazer seitan caseiro está aqui. Pra preparar os espetinhos, basta cortar o produto final em cubos ou nuggets do tamanho dos da foto abaixo. E separá-los.

Pra enrolar os nuggets:

- 2 xícaras de farinha de rosca
- 2 colheres (chá) de levedura nutricional (amasse-a com os dedos pra que vire quase um pó)
- 1/4 de colher (chá) de turmérico
- 1/2 colher (chá) de páprica
- 1 colher (chá) de semente de linhaça em pó
- 1 xícara e 1/2 de leite de soja
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- 1 colher (chá) de vinagre de maçã
- 1 pitada de sal

Misture a farinha de rosca, a levedura nutricional, turmérico e páprica numa tigela. Em outra, separada, misture a semente de linhaça em pó, leite de soja, azeite, vinagre e sal.

Pré-aqueça o forno a 200 graus centígrados. Prepare uma fôrma com papel laminado e sobre ele um pouquinho de azeite.

Mergulhe cada nugget na mistura de leite de soja e em seguida na mistura de farinha de rosca e assim que fizer isso com todos os nuggets, repita a operação, mergulhando de novo, um a um na mistura de leite primeiro (deixando absorver bem) e em seguida na mistura de farinha de rosca (pressionando bem o nugget pra obter uma camada grossa).

Coloque-os agora nos espetinhos e ponha os espetinhos preparados, lado a lado, na fôrma. Leve a fôrma ao forno por 10 minutos, vire-os e asse-os por mais 10 minutos. Então, vire-os de novo pra assar por uns 4 minutos, e finalmente, vire-os mais uma vez, pra mais 4 minutos dentro do forno. Retire quando estiverem dourados.

Sirva como quiser. Nós preparamos uma saladinha básica com alface, cenoura e pepino picados e também um molho para os nuggets, à base de soja, alho, gengibre e óleo de gergelin.

Se você deixar os espetinhos esfriarem um pouco antes de servi-los, eles estarão perfeitos, com uma textura firme e gostosa de mastigar.

Clicando em "espetinhos", aqui embaixo ou na barra da direita, você encontra outras receitas no mesmo estilo. Eu ADORO espetinhos. :)

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Andréa, me senti uma ignorante, porque não conheço nada dessa culinária. Nem sabia o que era levedura nutricional e tumérico (?) hehehe boiei de novo!
Seu cachorrinho é muito charmoso! É um pit bull amore? (rs*) Beijus

Andréa disse...

Oi Luma! Ate ano passado eu tambem nao sabia quase nada dessa culinaria. Conforme fui descobrindo os horrores da industria de carne, laticinios e ovos e o que eles fazem contra os pobres animais, fui me preparando pra me tornar vegana e por consequencia, lendo tudo o que podia sobre a culinaria e a filosofia vegana. Ainda estou aprendendo, na verdade. Esse blog eh pra dar uma forcinha pras pessoas e, por que nao, acaba funcionando como um livro de receitas virtual, pra mim. :)

Turmerico eh um pozinho amarelo que parece curry, mas nao tem o mesmo sabor forte. Ele serve soh pra dar cor mesmo. Uma pitada ja resolve.

Minha cachorrona eh uma pit bull, sim. A coisa mais deliciosa, amorosa, obediente e gostosa desse mundo. :)

Beijao e seja bem-vinda!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails