segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Risoto de brócoli e cogumelos

Brócoli e cogumelo são dois vegetais que eu ADORO e acho que vão bem em qualquer coisa. Risoto não é tão difícil quanto parece. Já falei de risoto de cevada aqui, que é uma delícia, e mais de uma vez. Dessa vez, vou falar da receita básica de risoto, feita com arroz arbóreo.

Ingredientes:

- 4 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 colher (sopa) de margarina vegana
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 60 ml de vinho branco
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
- 6 xícaras (chá) de caldo de legumes
- Sal a gosto
- 50 gramas de brócoli
- 50 gramas de cogumelo fresco em fatias

Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, pra que os grãos absorvam toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Adicione 1/3 do caldo, abaixe o fogo e deixe cozinhar sem a tampa na panela. Quando estiver quase seco, acrescente a metade do caldo restante. Mexa mais um pouco, pra não pegar no fundo da panela. Acrescente o brócoli, o cogumelo fatiado, o sal e o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e acrescente a margarina vegana. Mexa bem até o final do cozimento.

Risoto é uma idéia fantástica de prato para comemorar o Dia de Ação de Graças. Aqui nos EUA essa data é importantíssima. O Thanksgiving chega a ser um feriado mais importante que o Natal, pois é quando as famílias se reúnem sem um motivo específicamente religioso. E o ingrediente principal, geralmente, é o coitado do peru. Se você mora nos EUA ou está pensando em comemorar esse feriado com a família, por favor, poupe o peru esse ano. Faça um risoto delicioso e mostre a todos que um jantar sem crueldade é mais saboroso que uma refeição onde o prato principal foi perseguido, assustado, torturado e morto.

Obrigada por escolher a compaixão!

7 comentários:

Dani disse...

Acho não vou esperar o Thanksgiving não! Eu AMO risotto e também adoro cogumelos e brócolis. Aliás, tem os dois lá em casa... Vou ver se compro um arroz arbóreo e um vinhozinho branco no caminho. Difícil vai ser convencer o Blake a comer mushroom!! Torça por mim!
Bjs

Fernanda França disse...

Hummmmm amo risoto, nós fazemos praticamente igual :o) Só acho que eu uso mais cebola rsrsrsrs... adoro de funghi, é muito bom, uma vez fiz de pinhão que ficou uma delícia também. Vou fazer de brócolis!!! Beijos, Fê (depois mando a receita do biscoito, ta em casa, e sabe, né... eu esqueço, rs...)

Dani disse...

Andrea,
Vim pra dizer que sua receitinha é TDB!!! Como não tinha brócolis em casa, apelei par aa couve-flor e não é que ficou muito legal!!? Agora vou comprar brócolis pra ver como fica a receita original!
Beijos e obrigadíssima!

Andréa disse...

Que bom, Dani!! Fico feliz! Adoro quando me contam como ficaram as receitas. :)

All about... (vegan) food disse...

Meu marido é italiano e risotto é quase que o nosso "arroz com feijão" por aqui! Já fizemos várias vezes com cogumelos, mas nunca com brocoli também, vou experimentar em breve!

Explosivo disse...

Olá,muito legal o blog e adorei a receita!
Gostaria que desse uma olhadinha no meu blog,que ainda está engatinhando,mas aos poucos vai ficar pronto!
http://www-mundovegano.blogspot.com/
Obrigado pela atenção,tenha um ótimo dia!
P.S:Ah,gostaria de saber se poderia postar essa receita no meu blog...

Andréa disse...

Claro que sim! Adorei seu blog! Manda brasa.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails