segunda-feira, 30 de junho de 2008

sábado, 28 de junho de 2008

Mais um brunch delícia

Tofu mexido (tofu firme cortado em cubos e misturado na frigideira com sal, pimenta-do-reino e uma pitada de turmérico) com pimentão vermelho e cebola, hmmm! A salada é baby rúcula fresca, comprada no farmer's market aqui perto. Farmer's Market é uma feira livre que acontece pela cidade inteira, sempre aos sábados, onde os agricultores locais têm a chance de vender seus produtos frescos, orgânicos e super saudáveis. As torradinhas são de baguette com gergelim (também comprada no Farmer's Market) com margarina vegana derretida por cima.

Clicando aí embaixo, onde diz "Café da manhã ou Brunch", você vai ver algumas das delícias que a gente prepara aqui em casa nos finais de semana. Inspire-se e crie também, coisinhas saudáveis sem nenhum ingrediente animal. Go vegan!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Entrando em forma com o Veganismo

Acabo de receber meu exemplar de verão da revista Animal Times, distribuída gratuitamente pra quem é membro do PETA (e pra tornar-se membro basta fazer uma doação pra eles). Esse quadro abaixo é minha tentativa de traduzir o quadro que vi na revista, pra mostrar a comparação das calorias consumidas nos produtos mostrados. Se você está de dieta pra perder peso, ou pensando em começar uma, considere a possibilidade de abandonar as carnes e laticínios e se alimentar de uma dieta estritamente vegetariana, já que a diferença em calorias é enorme (clique no quadro pra ampliá-lo). Você continuará se nutrindo muito bem - vide a coluna "proteína" e tornando-se cada vez mais saudável- veja a coluna "colesterol".

Alguns dos produtos específicos comparados no quadro foram os seguintes:

Boca Original (Veggie) Burger
Gardenburger Veggie Breakfast Sausage (lingüiça vegana)
Jimmy Dean pork sausage (lingüiça de porco)
Silk Plain Soy Milk (leite de soja)
Yves Meatless Hot Dog (cachorro quente vegano)
Ball Park Beef Frank (cachorro quente de carne)
Soy Delicious Creamy Vanilla Ice Cream (sorvete de soja cremoso sabor baunilha)
Ben & Jerry's Vanilla Original Ice Cream (sorvete comum sabor baunilha)

Via Animal Times

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Sopa de feijão mix

Aqui está um calor de fritar os miolos, mas eu sei que no Brasil o friozinho tá bom. Lembrei então de uma receita supimpa de sopa de feijão que R fez no comecinho do ano e achei a foto nos meus arquivos. Tá aí pra quem quiser.

Sopa de feijão mix

* 200 gramas de grãos de feijão variados (escolha os seus favoritos e inclua lentilhas)
* Bastante água
* 1/2 cebola, picada
* 4 dentes de alho amassados
* 1 cenoura picada
* 1 tomate picado
* 2 colheres (chá) de cominho em pó
* 1 colher (chá) de orégano seco
* 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
* 1 colher (sopa) de sal

1. Numa panela grande, em fogo médio, coloque os feijões e acrescente 3 vezes o seu volume de água. Deixe ferver por uns 10 minutos. Escorra e passe-os na água.
2. Coloque-os de volta na panela e adicione água fresca até cobri-los e 1 colher de sal. Mexa. Ponha a tampa na panela e deixe cozinhar em fogo alto até que fiquem macios (mas não muito moles). Isso leva um tempão, de 1 a 2 horas.
3. Acrescente (e vá mexendo) a cebola, o alho, a cenoura, o tomate, a pimenta, o cominho, o orégano e a pimenta-do-reino. Se for preciso, acrescente mais um pouquinho de sal. Deixe cozinhar, agora em fogo baixo, por mais uma meia hora.

Servimos com pão sirio (aqui chamado de pita bread) levemente torrado e cortado em pedaços pequenos.

Comidinha deliciosa, quentinha, rica em ferro e proteína vegetal. Aquece o corpo da gente até a alma e claro, aquece o coração também, só de saber que uma delícia dessas foi feita sem NENHUM sofrimento animal!

terça-feira, 24 de junho de 2008

Sobre nutrientes

Nutrientes que todo mundo precisa-

B12

Essa vitamina é encontrada principalmente na carne animal, laticínios e ovos. Veganos precisam consegui-la através de outras fontes, como suplementos vitamínimos, leite de soja e cereais fortificados, etc. Deficiência de vitamina B12 pode causar danos irreversíveis no sistema nervoso. Mas, por favor, fale com um médico antes de tomar QUALQUER vitamina por conta própria. Eu falei bastante sobre essa vitamina aqui.

Vitamina D

Nossa pele produz vitamina D quando exposta aos raios ultravioleta do sol. Mas com esses nossos empregos em escritórios, longos invernos e tempo imprevisível, não é sempre possível obter exposição suficiente ao sol. (Pelo menos aqui nos EUA). A vitamina D (essencial para a absorção de cálcio) é crucial no desenvolvimento ósseo das crianças e deficiência dela pode resultar em raquitismo. Veganos obtêm a vitamina D de cereais fortificados e margarina, entre outros alimentos, como alface, agrião, espinafre e derivados da soja.

Cálcio

Ingerir alimentos ricos em cálcio todo dia é imperativo. As fontes veganas mais conhecidas são: couve crespa, amêndoa, gergelim, quiabo, couve chinesa, espinafre, brócolis, aveia. Alimentos ricos em soja contêm isoflavonas, que ajudam a fortificar os ossos. Se você não ingere pelo menos 1.000 (mil) miligramas de cálcio por dia (1.200 pra quem tem mais de 50 anos de idade), é preciso tomar suplemento de cálcio. Converse com um médico sobre isso. Outra maneira de manter seus ossos fortes é exercitando-se TODOS OS DIAS.

Ferro

Sem ferro, tanto veganos quanto vegetarianos ou onívoros podem contrair anemia. A deficiência de ferro também pode desacelerar o crescimento nas crianças. Vegetarianos e veganos podem obter ferro de alimentos folhosos verde-escuros, como agrião, couve, cheiro-verde; legumes (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas e açúcar mascavo. Também existem alimentos fortificados com ferro, como farinhas de trigo e milho, cereais, etc. A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas melhora a absorção do ferro proveniente dos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Existem também alguns fatores que podem inibir a absorção do ferro, e eles estão presentes no café, chá, mate e cereais integrais.

Calorias

Hoje em dia, a obesidade em crianças é um problema sério, mas não ingerir calorias suficientes, também é um problema seríssimo, que prejudica o crescimento nas crianças. Uma dieta saudável e balanceada e o acompanhamento de um médico é a melhor pedida. Fique de olho nas suas crianças.

Proteínas

As proteínas obtidas em alimentos como tofu, PVT (proteína vegetal texturizada), substitutos de carne (veggie burgers, por exemplo), são tão digeríveis quanto as proteínas de origem animal. Veganos que se alimentam dessas fontes de proteína vegetal podem ficar tranqüilos. Além disso, outras fontes excelentes são grãos integrais e feijões.

Via The Independent e Becoming Vegan, o livro

domingo, 22 de junho de 2008

Quiche vegano de brócoli

Vi essa receita fantástica no blog da Pamela, que por sua vez, pegou a idéia no blog Post Punk Kitchen. Segui à risca, pois como já falei aqui, não sei improvisar na cozinha; sigo receitas ao pé da letra. Nesse caso, deu certíssimo!

Olha eu aí, concentradíssima, me preparando pra enfiar a faca...no brócoli.

Quiche de brócoli

2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média, picada
3 dentes de alho picados (usei 6)
3 xícaras de brócoli bem picado
1 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de estragão seco
1/2 colher (chá) de turmérico (ou coloral)
1 colher (chá) de sal e 2 de pimenta
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de castanhas-de-caju cruas, sem sal
1/2 quilo de tofu extra firme
1 colher (chá) de mostarda pronta (dijon ou a marca que você preferir)
A receita sugere tomates-cereja pra decorar, mas eu não usei.

O último ingrediente é massa para uma torta salgada de 30cm. Faça à sua maneira. Eu comprei pronta. Aqui tem uma receita (em inglês). Alguém sabe se vende pronta no Brasil?

Pré-aqueça o forno a 350F (175 graus Celsius). Asse a massa da torta por uns 10 minutos e retire do forno. Enquanto isso, prepare o recheio.

Aqueça uma panela de ferro em fogo médio. Acrescente o azeite de oliva e salteie a cebola e o alho por uns 3 minutos. Adicione o brócoli, o tomilho, o estragão, o turmérico, o sal e a pimenta. Cozinhe por uns 10 minutos, até ficar macio. Se começar a ficar muito seco, acrescente as duas colheres de água (eu acrescentei quatro).

Enquanto isso, bata no processador as castanhas-de-caju até quase virar um pó. Aperte o tofu pra tirar o excesso de água, e bata no processador junto com a mostarda. Junte as castanhas-de-cajú moídas, até que tudo vire uma massa macia.

Quando a mistura do brócoli que está na panela ficar pronta, adicione uma xícara dela à mistura que está no processador e deixe misturar.

Transfira agora essa mistura para uma tigela e adicione o resto do brócoli da panela e mexa tudo bem, com uma colher de pau. Com a ajuda de uma espátula de borracha, espalhe tudo com cuidado por cima da massa de torta. Agora é a hora de decorar com os tomates-cereja, se você quiser.

Leve ao forno e deixe por 40 minutos, até as bordas ficarem douradas.

Deixe esfriar por pelo menos 10-15 minutos antes de servir. Bon appétit!

Desde o ano passado eu queria tentar experimentar uma receita de quiche, já que quando eu era ovo-lacto-vegetariana, quiche era um dos meus pratos favoritos. Essa receita não é difícil e o resultado é maravilhoso. E os animais agradecem!

sábado, 21 de junho de 2008

Mais um livro excelente

Becoming Vegan foi um dos primeiros livros que li sobre Veganismo quando resolvi que já era mais do que hora de abandonar os laticínios e ovos. Esse livro é completo; é um guia pra se ter em casa e sempre dar uma folheada pra relembrar coisas básicas sobre alimentação, dicas de pratos fáceis de preparar, o que comprar no supermercado, nutrientes, etc. Leitura imprescindível para veganos e vegetarianos, ou pra quem quer entrar pra turma.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Bolo de chocolate vegano com calda e morangos

Para um final de semana bem doce. A receita foi a mesma usada no meu bolo de aniversário. Acrescente apenas uma calda simples, de chocolate, e morangos frescos. Pra fazer a calda: numa panela, ponha 2 colheres de margarina vegana e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente 2 colheres de chocolate ou cacau em pó, 2 colheres de açúcar demerara ou mascavo, misture e adicione 1 copo de leite de soja (se quiser uma calda mais fina, acrescente mais meio copo de leite de soja). Vá misturando tudo devagarinho até borbulhar. Deixe esfriar um pouco antes de servir sobre o bolo pois fica mais grossa e deliciosa.

Happy (vegan) Friday! E que venha o verão...

P.S. Tô levando esse bolo lá pro Arraial da Ro. A festa junina tá ótima. Passa !

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A Verdade sobre os Rodeios



Não preciso dizer mais nada, né? Como é que tanta gente pode apoiar uma coisa dessas. Um mundo assim não tem cabimento. Eu sempre me pergunto como isso é possível. Espero um dia entender.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Soba, bok choy, tofu

Adoro soba. É esse macarrão oriental da foto. A gente (quase) sempre usa molho de amendoim pra acompanhar, já que a combinação é perfeita. Dessa vez, servimos com tofu preparado no forno e bok choy (cuja única tradução que eu achei foi "couve chinesa") - nossa mais recente paixão. Essa verdura é deliciosa, um tiquinho amarga e gostosíssima de mastigar.

Blog bom, sim senhora!

Ê, delícia esses selinhos, viu!

A Carla, sempre gentil, mandou esse selo bacanérrimo pro brazil nut, dizendo que este é um blog muito bom, sim senhora!

Obrigada, Carla!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Pensando alto

Por amor, não compre couro! Couro não é fashion- é cruel, sangra e dói.

Anúncios via Fish and Chimps (o blog vegano do PETA no Reino Unido).

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Hora do lanchinho - Hummus

No final de semana, em casa, sempre bate aquela fome no meio da tarde. Durante a semana também, claro, mas no trabalho eu simplesmente como uma fruta ou um punhado de frutas secas ou castanhas (amendoins, nozes ou amêndoas). Mas em casa, quando se está de bobeira, dá pra elaborar, né?!

Hummus é um campeão, em casa. R prepara sempre e deixa na geladeira, pra quando bater a fome fora de hora. Dessa vez, servimos com cenouras cruas e fatias de uma baguette delícia, feita com gergelim, que compramos sábado no Farmer's Market- a feirinha livre perto de casa. Como o nome diz, os fazendeiros/agricultores da região trazem suas coisas fresquinhas, orgânicas, homemade, pra vender na cidade grande.

Hummus:

* 1 lata de grão-de-bico escorrido e passado na água
* 2 dentes de alho descascados
* 1 colher de sopa de salsinha picada (pode ser desidratada)
* 4 colheres de sopa de azeite de oliva
* 4 ou 5 colheres de tahine - ou "tahini" (pasta árabe feita de sementes de gergelim)
* 2 colheres de suco de limão
* Sal a gosto

Bata tudo no processador por uns 3 minutos (começando pelo alho) ou até obter uma pasta homogênea.

Mergulhe no hummus o legume ou verdura que você quiser: cenoura, brócoli, couve-flor... Tudo cru. Hummus servido no pão sírio torrado também fica uma delícia.

Tahine caseiro:

Ingredientes:
- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de gergelim branco
- quanto baste de água morna
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim

Modo de preparo:
Moa as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio.

sábado, 14 de junho de 2008

Receita de Frango

Ingredientes: Frangos

Animais curiosos e amigáveis que criam laços familiares e hierarquias, constroem ninhos e cuidam das suas crias.

Modo de preparo:

1. Cortar o bico dos frangos com uma lâmina quente e sem anestesia.
2. Colocar as crias em galinheiros super lotados cheios de excrementos, levando-os à morte por asfixia ou ataque do coração.
3. Alimentá-los com antibióticos e mantê-los à luz artificial acesa durante 24 horas para que comam bastante e cresçam rápido para aumentar a produção.
4. Selecionar os frangos com mais carne, fazendo com que suas patas se quebrem e não consigam se mover durante toda a sua miserável existência.
5. Agarrar os sobreviventes pelas patas e jogá-los em engradados superlotados para o transporte.
6. Transportá-los durante horas para o matadouro, expondo-os à temperaturas extremas.
7. No matadouro, prender as patas dos sobreviventes a ganchos.
8. Lavá-los com água eletrificada.
9. Cortar-lhes a garganta.
10. Atirar os corpos, alguns ainda vivos, em água escaldada para facilitar a remoção das penas.
11. Repetir esta receita cerca de 5 bilhões de vezes ao ano.

Obs.: Um frango nasce e é abatido em dois meses quando tem expectativa de vida de 7 anos.

Se você não gostou da receita, ótimo !!!

Mude seu hábito alimentar.

Alimente-se sem crueldade.

E por favor, pare de comer no KFC, McDonald's, Nuggets, Burger King, Wendy's, etc.

* Enviado por email pela querida Roseane. Obrigada, Ro!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Risoto mix de cevada

Neste Dia dos Namorados, em vez de jantar fora por que você nao prepara alguma coisa para o seu amor e comemora à luz de velas? Essa receita de risoto não é dificil e não leva muito tempo. E você escolhe os legumes que quiser (ou que tiver na geladeira).

A cevada, na minha opinião, é tão gostosa quanto o arroz e é uma ótima pedida pra variar um pouco o cardápio. Os três maiores produtores mundiais de cevada são a Rússia, o Canadá e a Alemanha, mas não é dificil encontrar esse cereal, já que a colheita pode ser feita durante o ano inteiro.

Detalhe triste: metade da produção de cevada (aqui chamada de barley) nos Estados Unidos, vai para a alimentação do gado de corte - ou seja, metade da produção desse cereal nos EUA (o que não é pouco) serve só pra alimentar os animais que serão mortos para o comércio da carne. Que desperdício!

De acordo com um estudo nutricional americano recente, a ingestão de grãos de cevada integrais, como os da foto acima, pode regular o seu nível de açúcar no sangue por até 10 horas. Além disso, a cevada é rica em proteína, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e zinco.

A receita pra esse risoto delícia está aqui. A única diferença é que dessa vez, R usou couve crespa, cenoura e cebola.

Tenha um FELIZ DIA DOS NAMORADOS, cheio de amor e (com)paixão!

* Informações nutricionais via Wikipedia.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Sanduichinhos de pepino, versão 2

Fiz esses sanduichinhos de pepino e cream "cheese" pela primeira vez já faz um tempinho, lembra? O "cheese" é de mentirinha, claro, feito de tofu. Pois é, nesse final de semana me deu uma vontade e eu tive que fazê-los de novo. Mesmo porque é a coisa mais fácil desse mundo. Fácil e deliciosa.


Estes, na verdade, são mais canapés do que sanduíches. Ótima idéia pra um aperitivo, acompanhando o seu drink favorito. Não tenho nenhuma ferramenta de cozinha que faça cortes em forma de figuras, então simplesmente usei a boca de um copo pra fazer estes. A receita tá aqui (e a receita original, em inglês, tá aqui).

* Aqui em Nova York é fácil comprar pronto, mas a receita pra fazer cream cheese vegano em casa, está aqui.

Bon appétit!

Ainda sobre o 1˚ Salão Vegetariano, em Sampa

Lembra que eu falei outro dia sobre o 1˚ Salão Vegetariano, que aconteceu em São Paulo, do dia 1 a 4 de maio, na bienal do Parque do Ibirapuera? Aqui estão as imagens do evento:



Via Guia Vegano

sábado, 7 de junho de 2008

Panqueca à moda brasileira (ou Crepe)

Essa fui eu que fiz! Veganizei uma receita da minha queridíssima mãe que eu sempre adorei: as panquecas deliciosas que ela faz! Aqui nos EUA, panquecas são geralmente menores e acompanham maple syrup (ou não- eu prefiro sem). E aqui são um prato de café-da-manhã ou brunch. As da minha mãe, chamadas aqui de crepe, prato francês que você recheia com algo salgado ou doce, de acordo com o seu gosto, são um excelente almoço ou jantar... ou brunch, why not?!

Misture bem numa tigela: 1 copo de leite de soja, 2 colheres de azeite de oliva, 8 colheres de farinha integral, pitada de sal e 1 colher (chá) de fermento. Frite uma colherada e meia por vez, numa frigideira com 1 pingo de margarina vegana. Quando dourar de um lado, vire-a e frite do outro. *Se você achar que a massa ficou meio grossa, e preferir, como eu, uma panqueca bem fininha, simplesmente acrescente um pouquinho mais de leite de soja à mistura.

Numa superfície lisa, coloque o recheio bem no meio da panqueca. Use o recheio que quiser. Eu preparei numa panela pequena, abobrinha com molho de tomate, alho - muito alho - e tofu cortado em cubos. Quando a abobrinha amoleceu, adicionei uma lata de chili vegano e misturei tudo muito bem.

Fechei os dois lados da panqueca e por cima distribuí folhas de manjericão fresco e queijo de soja (sabor cheddar) ralado. Servi com uma saladinha.

Happy [vegan] Saturday! :)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Quando moda vira sinônimo de burrice

"Carrie veste chinchila Lucien Pelat sobre vestido Dolce & Gabbana. Já Samantha usa casaco de pele de marta e luvas Sonia Rykiel. Miranda sobrepõe casaco J.Mendel e vestido Prada. Enquanto Charlotte opta por vestido Gianfranco Ferre, top Valentino top e jaqueta John Galliano, acompanhados por luva e broche Chanel".

---

Não vi o filme ainda e não vou entrar em detalhes quanto a falta de profundidade da história ou a total futilidade dos personagens, o sexismo, o marketing exagerado e óbvio durante o filme, etc. Não vi e nem vou vê-lo no cinema. Talvez, por curiosidade, pegue depois em DVD. Eu até que curtia o seriado na TV, apesar de às vezes as quatro moçoilas me irritarem profundamente com dilemas sem nenhum sentido e os gritinhos, ah os gritinhos adolescentes que me deixavam louca. Pelamordedeus, elas todas têm bem mais de 30 anos de idade! Outro fator irritante pra mim é aquela realidade completamente distorcida: uma escritora freelance em Nova York - uma das cidades mais caras do mundo - com o guarda-roupa cheio de Prada, Chanel e sapatos Manolo Blahnik. Helloo!!

Enfim, o que eu quero hoje é simplesmente chamar a sua atenção para a foto acima e para a total falta de tato das pessoas envolvidas na produção desse filme e de noção do que ocorre no mundo ao redor delas. (Abro um parêntese rápido pra dizer que eu adoro moda e sempre leio o que posso sobre isso por aí. Minha indignação aqui é quando moda vira sinônimo de estupidez, de alienação. Aí eu não engulo. O mundo mudou e a gente precisa acompanhar isso).

Não é novidade- todo mundo sabe que o comércio de peles de animais é um dos mais cruéis e precisa ser extinto. Mas, não tem problema, não me incomodo de repetir isso aqui. Os animais criados em fazendas ou caçados para o abate são assassinados através de afogamento, estrangulamento ou choque elétrico anal - processos que preservam e não mancham de sangue a pele que será usada por dondocas fúteis e estúpidas como essas da foto acima, ou como as que copiam tudo o que vêem em filmes assim.

Assista ao filme se quiser, tire suas próprias conclusões, claro, e divirta-se (já que cinema tambem é entretenimento), mas POR FAVOR, NÃO COMPRE CASACOS DE PELE. Não colabore com essa desumanidade.

* O cartaz com Shirley Manson (que eu adoro) diz: "Aqui está o resto do seu casaco de pele".

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Meu bolo de aniversário vegano

Um bolo simples e delicioso que R fez pra mim, semana passada, baseado nessa receita, mas sem o açúcar refinado. Veganos procuram não consumir nada que leve açúcar branco, já que no processo de refinamento, na hora da hiperfiltragem, em geral ultilizam-se ossos moídos nos equipamentos.

O açúcar branco, também conhecido como açúcar refinado, é o açúcar mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos, como o enxofre, são utilizados. Esse processo também retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as "calorias vazias" (sem nutrientes), permanecendo cerca de 99,8% de sacarose.

Quanto mais escuro for o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele vai conter, por estar mais perto do estado bruto.

*Essas informações sobre o açúcar, eu encontrei no blog da Miriam.

Bolo de Chocolate Vegano:

Ingredientes:

1 xícara e 1/2 de farinha
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
1/3 de xícara de óleo vegetal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de vinagre branco
1 xícara de água

Como fazer:

1. Pré-aqueça o forno a 350 graus Farenheit (175 Celsius). Unte uma fôrma média com margarina vegana ou óleo vegetal.
2. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Aí, junte o óleo, a baunilha, o vinagre e água. Mexa tudo até ficar uma mistura macia.
3. Trasfira a mistura para a fôrma e deixe assar por 45 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.

Comemorar um aniversário vegano é duas vezes mais divertido e gratificante! Go vegan!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

21 Motivos Para Veganizar

Dicas do Dr. Vernon Coleman - enviadas por email pelo meu querido amigo Machado:

1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.

2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!

3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.

4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.

5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.

6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.

7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo de que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?

8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produzem carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!

9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.

11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.

12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.

13- A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.

14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, alguns gramas de hambúrguer custariam US$ 35.

15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.

16- As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer.

17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando vocêcome carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte, 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.

18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em suaconsciência?

19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.

21- Vegetarianos são mais aptos físicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

O homem implora a misericórdia de Deus, mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder.

"Enquanto nós mesmos somos o túmulo vivo de animais sacrificados, como podemos esperar condições ideais nesta terra?"

Os animais sentem dor: "Libertação animal é a libertação humana".

------

Valeu, querido Machado! É preciso consciência do nosso papel no mundo e do poder das nossas decisões individuais. Go Vegan!

*Peguei o logo aqui.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails