sábado, 27 de setembro de 2008

Leites vegetais

Olha que demais essas dicas do Lucas pra fazer diversos leites vegetais em casa. Adorei e vou experimentar.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Summer Rolls

Eu e meus rolinhos de verão... Nem é mais verão por aqui (graças!), mas eu gosto tanto dessa receita e ela é tão fácil de fazer; e dá pra variar e rechear esses rolinhos com os ingredientes que você quiser. Excelente aperitivo.

Go vegan!

sábado, 20 de setembro de 2008

Faça a diferença você também!

O video abaixo é uma graça, uma delícia para os olhos e mostra os animais resgatados graças ao PEA. Um a um, esses bichos voltaram a ter uma vida melhor, mais saudável, digna e livre. Por favor, jamais compre animais em pet shops, canis ou qualquer outro lugar. Não alimente esse comércio. Os bichos são mantidos isolados, vivem em péssimas condições e não merecem esse sofrimento. Adote um animal abandonado.



Faça também a diferença. Resgate, Trate e Adote!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Hot dog!

Eu andava com uma vontade de comer cachorro-quente. E aqui nos EUA, duas marcas de salsicha de soja são fáceis de encontrar em qualquer mercearia ou supermercado: Yves e Light Life. Geralmente eu uso essas salsichas veganas em saladas ou aperitivos, mas dessa vez eu queria servir do jeito original, no pão de cachorro-quente, com maionese e mostarda. Diferentes das salsichas feitas de carne animal e cujos ingredientes incluem desde tripa e intestino até sabe-se lá o quê, as salsichas de soja não precisam ser fervidas. Elas vêm praticamente prontas, você só precisa aquecê-las um pouco e dar uma tostatinha no pão.

Servi com uma salada de alface, brotos de feijão, tomates cereja e azeitonas verdes. Delicioso, divertido e LIVRE DE CRUELDADE! :)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Substituindo os ovos

Dá pra veganizar praticamente qualquer receita que você queira. E se a tal receita pedir ovos, aqui vão várias alternativas para o uso deles. Deixe as pobres galinhas em paz, e faça comidinhas veganas deliciosas simplesmente substituindo os ovos.

Dicas e truques para substituir ovos:


Muitos livros de receita veganos aqui nos EUA já se utilizam das formas mais populares de substituir ovos: usando uma marca chamada Ener-G pra assar bolos ou outros doces, ou usando tofu mexido em vez de ovos mexidos, e usando o próprio tofu no preparo de quiches ou tortas. Mas há muitas outras opções que podem inclusive funcionar melhor, dependendo da receita.

• 1 ovo = 2 colheres (sopa) de amido de batata (bom pra dar liga)

• 1 ovo = 1/4 (xícara) de ameixa seca amassada

• 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de maçã (ótimo pra sobremesas)

• 1 ovo = 1 banana amassada: também ótimo pra sobremesas, mas o produto final vai ter uma textura grossa. Adicione 1/2 colher (chá) de fermento pra obter uma textura mais fina

• 1 ovo = 2 colheres (sopa) de água + 1 colher (sopa) de azeite + 2 colheres (chá) de fermento

• 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de batatas: ótimo pra dar liga em certas receitas

• 1 ovo = 1 colher (sopa) de semente de linhaça em pó misturada a 3 colheres (sopa) de água (deixe em fogo baixo até quase ferver). Excelente adição de ômega 3 à sua receita.

• 1 clara de ovo = 1 colher (sopa) de ágar-ágar em pó dissolvida em 1 colher (sopa) de água: bata a mistura, deixe esfriar na geladeira e bata de novo.

Lembre-se de que é importante escolher o substituto apropriado pra cada prato. Ameixa seca amassada não vai funcionar numa "omelete", e purê de batatas não vai ficar legal num bolo. Pense na função que esse substituto do ovo vai ter no prato que você está criando: ele está ali pra dar liga ou pra fazer crescer? - e pense no sabor do seu prato. Depois de algumas tentativas, mesmo que algumas não dêem certo, você vai encontrar pelo menos uma maneira bem legal de substituir os ovos em praticamente qualquer prato. Experimente!

Via Veg Cooking blog

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Arroz integral, couve e lingüiça vegana

Lembre-se de mastigar bem o arroz integral, principalmente se você está mais acostumado/a a comer arroz branco. Isso me faz lembrar do movimento "slow food", que como o nome diz, é o exato oposto das "fast foods" que vemos por aí. É preciso sentar-se e comer lentamente, apreciando a refeição com calma e sabedoria. (Principalmente sabendo que a refeição em questão é saudável, livre de crueldade e extremamente deliciosa). Seja responsável pelo que você põe no seu prato. Mesmo que você vá comer fora de casa, preste atenção aos ingredientes que foram usados, a proveniência deles, a forma como foram preparados... E quando preparar sua comidinha caseira, faça-o com cuidado, paciência e amor. Esse é o segredo de uma refeição boa e saudável.

A comida na foto acima é arroz integral, couve-manteiga preparada à mineira e lingüiça vegana frita. Por cima do arroz, um pouquinho de tahini.
Bon appétit!

- Movimento Slow Food Brasil
- Receita de tahini caseiro
- Receita de couve à mineira

sábado, 6 de setembro de 2008

Leite de aveia

Descobrimos mais um leite vegetal delicioso: leite de aveia. Essa marca, Pacific Natural Foods, faz leite de aveia, arroz, amêndoa e avelã orgânicos, deliciosos. Todos veganos. Não há razão pra ingerir leite de origem animal. Leites vegetais são ótimos e muito mais saudáveis. Aqui em casa, usamos diferentes tipos para diferentes propósitos. Por exemplo, R prefere o de soja (sabor original) no café; eu prefiro o de arroz. Recentemente compramos o leite de aveia pra experimentar e descobrimos que fica perfeito na receita de panquecas!

Go vegan!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Nuggets de tempeh marinados

Cubinhos de tempeh caramelizados numa mistura à moda italiana d-e-l-i-c-i-o-s-a, salteados no azeite com pimentão vermelho, cebola e cogumelos, e então servidos sobre uma porção de quinoa (campeã em proteína)! Hmmmm...olha só como é fácil.

Pra marinar os 250 gramas de tempeh:
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres e 1/2 (sopa) de vinagre balsâmico
  • 2 colheres e 1/2 (sopa) de molho de soja (a gente usa Tamari)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha picada
  • 1 colher (chá) de tomilho seco
  • 1 colher (chá) de manjericão seco
  • 1 colher (chá) de alecrim seco
Corte o tempeh em cubos pequenos. Misture os ingredientes acima num pote com tampa. Adicione o tempeh, feche o pote e chacoalhe com cuidado até que todos os pedaços, ou "nuggets" estejam cobertos com o molho. Deixe o pote na geladeira por uma hora ou durante uma noite inteira. Chacoalhe o pote de vez em quando, pra que todos os nuggets sejam envoltos com o molho e o absorvam bem.

Aqueça uma frigideira grande (nós usamos uma panela wok, aquela frigideirona chinesa) em fogo médio. Adicione o conteúdo inteiro do pote (ou seja, o tempeh cortado em cubos e marinado no molho por pelo menos uma hora) e cozinhe por 10 minutos, mexendo bem até que comece a caramelizar.

R, então, adicionou à panela: cogumelos cremini fatiados, cebola picada e pimentão vermelho picado e misturou tudo mais um pouco, colocando mais um pouquinho de azeite, sal e pimenta-do-reino.

Servimos essa mistura, que ficou MARAVILHOSA, sobre quinoa. Fazer quinoa é simplérrimo. A receita básica se faz assim: aqueça um pouquinho de azeite numa panela média; acrescente, se quiser, alho e cebola, e deixe cozinhar por alguns minutos; adicione 1 xícara de quinoa, sal a gosto e 2 xícaras de água ou de caldo de vegetais. Mexa bem. Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (até que a água seja toda absorvida). Pronto!

O sabor forte do tempeh ficou perfeito com o molho apimentado que ficou marinando por algumas horas na geladeira. A quinoa (alguns chamam no Brasil de "quínua") você pode substituir por arroz ou pela sua massa favorita, ou ainda cuscuz marroquino.

Receita do molho pra marinar via Kozmic Blues

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Levedura Nutricional

A levedura nutricional, ou levedura alimentar, é um fermento inativo utilizado como suplemento alimentício e tempero. É amarelo com um sabor bem distinto, parecido com queijo. Por ser inativa, ela não pode ser usada pra assar (fazer bolos, etc.). A levedura nutricional tem alta concentração de proteína, vitaminas do complexo B e ácido fólico, e pouquíssima gordura e sódio. Provavelmente o maior mérito da levedura nutricional é que ela oferece aos veganos uma fonte confiável (e não-animal) de vitamina B12. Ela dura indefinidamente se guardada num pote bem fechado. É fácil de achar em lojas de produtos naturais por aqui na marca Red Star.

Via Vegan Planet

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Pizza Pizza!

Pizza vegana nada mais é que não colocar nenhum tipo de queijo ou carne em cima dela. Só isso. Não há nada de extravagante ou misterioso nos ingredientes da massa. Se você já fez ou viu alguém fazer massa de pizza, vai perceber que na essência, toda pizza é vegana. Não há leite ou ovos incluídos nos ingredientes. O "problema" está na hora de colocar por cima o que você vai apreciar. Então, em vez de lingüiça calabresa ou pepperoni, ovos ou aquela montanha de mozzarela ou queijo catupiry, coloque qualquer ingrediente vegetal que você tiver vontade. O molho pode ser de tomate, mas experimente usar pesto, como nós fizemos desta vez.

Na foto acima, nossa pizza está pronta pra ir ao forno. Para a massa: 4 xícaras de farinha (nós usamos 2 de farinha de trigo e 2 de farinha integral), 3 xícaras de água morna, 1 pacotinho de fermento (ou 1 colher e 1/2), 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Coloque a farinha em uma tigela e adicione o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma colher de pau. Acrescente o sal e trabalhe com as mãos até obter uma massa meio pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um pano de prato e deixe por uns 15-20 minutos. Ela irá crescer. Agora, com as mãos levemente enfarinhadas, trabalhe um pouco a massa e forme uma bola. Divida-a ao meio (ou divida-a em 3 partes, se você prefere uma pizza mais fina e crocante, como eu) e com a ajuda de um rolo de macarrão, estique e amasse cada pedaço, obtendo os círculos no tamanho da fôrma que você vai usar. Enquanto isso, o forno aquece.

Transfira a massa para a pedra ou fôrma. Para o molho pesto, veja nossa receita aqui.

Agora que a massa está perfeita pra ser preparada, você coloca por cima o que quiser. Nós distribuímos uma quantidade boa do molho pesto por toda a superfície, e alguns legumes que compramos ontem na feira livre aqui da esquina: fatias finas de beringela branca, pimentão amarelo, tomates pequenos, folhas frescas de manjericão e azeitonas pretas. (Pense na quantidade infinita de ingredientes vegetais deliciosos que você pode adicionar: brócoli, pimentão verde, vermelho, champignon (cogumelos), cebola, lingüiça de soja, etc.). Levamos ao forno (fogo alto) por mais ou menos 20 minutos- checando de vez em quando pra ver se já estava dourada o suficiente. Pronto!

Servimos com queijo parmesão fake ralado por cima. Mas você pode usar o que quiser: orégano, alho em pó, pimenta vermelha ralada... Use a imaginação e crie pizzas deliciosas, diferentes e VEGANAS - isto é - sem nenhum ingrediente animal. Impressione os amigos ou o seu amor. :) Vocês vão ver que delícia que é fazer pizza sem culpa, sem tortura, sem sangue.

Go vegan!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails