segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Veganismo é uma decisão final? Tipo 100% ou nada?

Cada um é responsável pelo que consome. E o que nós consumimos afeta diretamente o planeta, a vida à nossa volta. O veganismo é uma decisão consciente de não participar da exploração animal em nenhuma de suas formas: para comida, vestuário, entretenimento, testes, etc.

Na sociedade em que a gente vive, a exploração animal é uma realidade diária - apesar de muito bem escondida (ou disfarçada) - e as nossas escolhas são feitas em todo lugar, em cada situação, várias vezes ao dia: no cardápio de um restaurante, na vitrine de uma loja de sapatos ou de cosméticos, um convite pra ir ao circo...

As escolhas podem ser fáceis ou difíceis - de acordo com a sua intenção, informação, atitude e hábitos. Se você admira a filosofia vegana, mas imagina que é difícil introduzi-la no seu cotidiano, experimente ser vegano de ocasião. Por que não? Não entre numas de que ou se é 100% vegano, 24 horas por dia, ou então não vale a pena. Esqueça. Isso é radicalismo e preconceito.

O mínimo que você puder fazer pelos animais, ou seja, pelo planeta como um todo, faz uma diferença ENORME. Comece agora, já, nesse exato minuto. Não há mais tempo a perder. Torne-se vegano tanto quanto você acha que é possível nesse momento. Faça essa simples escolha. E não se importe com o que as pessoas vão pensar ou dizer. E, claro, também não julgue quem estiver tentando fazer o mesmo. Cada um conhece bem os seus limites e sabe de suas próprias tentativas de seguir essa filosofia tão bonita e corajosa.

Seja vegano uma vez por mês, uma vez por semana, ou somente em casa, ou somente quando comer fora... comece parando com a carne vermelha e o leite animal, e se alguém perguntar, diga com orgulho que você está a meio caminho do veganismo. Faça dessa filosofia o seu objetivo. Não é preciso mudar tudo de uma hora pra outra. Vá consolidando pequenas vitórias e viva a ética na prática. Lembre-se de que você vai estar salvando MUITAS vidas no meio do caminho. Você vai se sentir muito melhor e vai, com certeza, sentir que está cada vez mais preparado para o veganismo, aquele lá, 100%, 24 horas por dia.

O planeta agradece desde já!

7 comentários:

Elaine disse...

Excelente reflexão, Andréa... Parabéns!!!

Concordo plenamente com você.

Um abraço e boa semana!

Isabel Seabra disse...

E que tenho que cozinhar para a família (que come carne e peixe)conheço bem essas dificuldades (sendo vegetariana). Mas o "vírus verde" cada vez vai ocupando mais espaço cá em casa...e essa consciência de que fala também.

BJS

All about... (vegan) food disse...

Mais um ótimo texto, experimentar o veganismo aos poucos pode ser uma excelente idéia =]

Recebi um email super bacana agora que tem uma entrevista com o presidente da Eslovenia, que é vegetariano, e gostaria de te encaminhar. Me passa seu email, por favor?

Beijos e feliz 2009!

Andréa disse...

Elaine, obrigada! Boa semana pra vc tambem!

Borboleta- com nao-vegs em casa, a coisa nao eh facil, nao eh mesmo? A minha cachorra ainda nao eh vegetariana, mas ja ja ela chega la! :)

Glauce, eu tambem acabo de receber esse email, agorinha! Demais, neh? Aqui vai meu endereco, anyway, assim vc ja vai ter: an2163@hotmail.com

Beijos e Feliz 2009!

Fernanda França disse...

Adorei. Hummmm hoje eu fui vegana, olha que coincidência. Tenho sido vegana uma vez por mês pelo menos... e vegetariana mais de uma vez na semana... é um passo, né? Beijos, querida.

Anônimo disse...

Andréa
Cada vez que entro aqui e leio seus textos sou obrigada ao menos a refletir. Não sou vegana, só não como carne de porco. Mas toda vez que entro aqui, pelo menos minha próxima refeição é sem carne.
Sei que é uma pergunta idiota, mas quais são as fontes de proteína de um vegano? Obrigada.

Andréa disse...

Fe, é um passão, vc sabe disso! Parabéns!

Tati, que legal (e honesto) seu comentário! E não existe pergunta idiota! A proteína está em todo alimento. Alguns em maior quantidade. Soja é uma ótima fonte. Outro grão, a quinoa (no Brasil: quínua), também. Pra saber mais sobre proteína vegetal, dê uma olhada aqui: http://brazilnut-nyc.blogspot.com/2008/10/protenas-completas-e-incompletas.html

Clique também, na barra lateral ali da direita, em "nutrição". Tem alguns posts bem legais falando sobre isso e outros tipos de nutrientes. E sempre bom saber um pouquinho mais sobre o assunto.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails