sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Fritada vegana

Inspirada na receita "Fritada de batata com repolho" da Isis (comunidade Receitas Éticas do orkut - um espetáculo de comunidade).

1/2 xícara de margarina vegana
2 colheres (sopa) de sal
500 g de repolho picado
5 batatas médias descascadas
1/2 cebola média picada
Pimenta-do-reino moída
Noz-moscada
Turmérico em pó

Cozinhe a batata com metade do sal e amasse. Cozinhe o repolho com o sal restante e 2 colheres (sopa) de água, numa frigideira (foto acima), até ficar macio e absorver toda a água.

Numa tigela, misture o purê de batatas com o repolho até ficar homogêneo. Acrescente a pimenta, a noz-moscada e uma pitada de turmérico só pra dar cor (foto abaixo). Separe.

Numa frigideira média de ferro, derreta metade da margarina e refogue a cebola até começar a dourar. Acrescente-a ao purê de batata e ao repolho e misture tudo bem. Derreta o restante da margarina na panela de ferro e adicione a mistura, alisando com uma espátula, cobrindo bem o fundo. Frite em fogo médio por 5 minutos.

Agora você tem duas opções: você pode, com a ajuda de um prato, virar a fritada e voltá-la à frigideira pra dourar o outro lado; ou levar a panela de ferro ao forno, previamente aquecido a 200˚C por uns 20 minutos. Dessa vez nós deixamos o forno aquecer enquanto preparávamos as batatas e o repolho e aí, em vez de virar a fritada na panela, deixamos assar. Ficou D-E-L-I-C-I-O-S-O.

Obrigada pela dica, Isis. Poderosa Isis! ;)

E pra quem curte, feliz Carnaval!

5 comentários:

Anônimo disse...

oi Andrea
linda a foto da Clementine, chegarei a ser vegan, acho uma puta evolução, mas a minha profissão tb não ajuda nem um pouco, como chef de cozinha não posso escolher o que quero cozinhar, mas td tem o seu tempo de acontecer, parabéns pelo blog e essa receitinha será testada em breve, muito sucesso,
beijão,
Ronaldo Rossi

Andréa disse...

Ronaldo, bem-vindo ao blog! Clementine agradece o elogio. :) E eu fico muito feliz e honrada por ter um chef entre os leitores do brazil nut! Abracos.

Veganlicia disse...

Oi Andréa! Seu blog é o máximo! Estou no mode "inveja 1000" de você, só de imaginar as delícias veganas que tem aí em NY...
Obrigado pelo seu comentário - já respondido no meu blog.
Tenho uma postagem nova, e vou também inserir o seu blog na minha lista de blogs amigos, obrigado pela gentileza!
Boas refeições veganas!

Andréa disse...

Veganlicia, obrigada! Volte mais.

Flora Maria disse...

Que legal !
Adoro aprender essas receitas que usam uns ingredientes substituindo, outros de forma inteligente !

Beijo

Posts similares

Related Posts with Thumbnails