sexta-feira, 13 de março de 2009

Contra o uso do couro

As pessoas estão tão acostumadas a comprar couro, que esse nome já parece que virou algo simples e básico, como vidro ou borracha. Então, vamos acabar com a hipocrisia e falar abertamente sobre isso: o couro não é uma coisa criada do nada; não nasce em árvore; não é plantado. Couro é COURO ANIMAL. É PELE. Significa que alguém foi morto para a extração desse produto. Ele vem da morte. Pegue o seu cinto, bolsa ou sapato de couro, traga pra perto do seu rosto e cheire. É o cheiro de morte. De vida arrancada a sangue e sofrimento.

Existem mil razões pra não se comprar ou usar couro. Aqui estão apenas algumas delas:

O couro não é um subproduto da indústria da carne. Ele é um co-produto dessa indústria. O couro gera lucro para as fazendas-matadouros, enchendo os bolsos dos exploradores de animais cheios de cobiça. Aqueles mesmos que trancam os animais e extraem seu leite e carne.

O couro comprado nos Estados Unidos geralmente vem da India e da China, onde as condições dos animais são particularmente cruéis.

Os produtos químicos utilizados no processo de tratamento e coloração (formaldeída, crômio, arsênico, e ácido cianídrico) causam sérios riscos ao meio ambiente, e claro, à saúde humana.

Se você é vegetariano ou vegano e usa couro, vão chamar você de hipócrita sempre que você explicar a sua filosofia de amor aos animais.

O couro pode vir de vacas, porcos, bodes, ovelhas, jacarés, avestruzes, cangurus... até de cães e gatos. O couro geralmente não vem com etiqueta explicando exatamente sua origem, e isso é feito de propósito; pra você não saber de onde ele veio. Ele geralmente vem de bebês: o couro de animais jovens é preferido por ser mais macio e menos "manchado".

Hoje em dia há MUITA alternativa. Se você não quiser, não precisa usar couro. Existem inclusive materiais que não prejudicam tanto o meio-ambiente, como a borracha reciclada. Procure também por microfibra, couro sintético, couro-imitação, vinil, PVC, e o que chamam aqui de "all man-made materials". Como alternativa, você também encontra por aí produtos feitos de algodão, linho, cânhamo, borracha, canvas, chlorenol e outros materiais sintéticos.

Pra mais informações sobre o couro, visite esses sites (em inglês):

Leather Facts
Cows are cool
Alternatives to leather

Via Vegan Soapbox e Veg for Life
Photo via Their voice

7 comentários:

All about... (vegan) food disse...

Eu nunca vou entender um vegetariano usar couro (vegan eu nem comento). Parece que as pessoas tratam o couro como um material que não é consequência da morte do animal... Existem mesmo muitas (e boas) alternativas no mercado e não faz sentido não consumir a carne mas carregar a pele no corpo - e como acessório de 'beleza' ainda por cima!

Fernanda França disse...

Nem vegetariana eu sou (como bem você sabe e eu não minto), mas não consegui mais comprar nenhum casaco de couro. Tenho dois casacos bem antigos, um deve ter uns 6 anos e o outro tem 13 anos, então eu uso porque acho que desperdiçar também é complicado. Mas sei lá, fico meio sem jeito de comprar couro agora, principalmente casaco. Bolsa uso uma que já tenho, mas há mais de um ano só tenho usado tecido (é mais leve e fofa). Falta pensar em sapatos e cintos, porque estou caminhando aos poucos, como você também já sabe, rs. Obrigada pelo post. Beijos.

Carla Beatriz disse...

Credo, que coisa mais horrível e triste essa fileira de raposas mortas! Por que as pessoas ainda insistem nessa crueldade? :-((((

Valéria Pires dos Santos disse...

Oi,adorei seu blog!

Estou compartilhando uns artigos seus no meu blog.

Vou salvá-lo para sempre vir aqui me informar! Obrigada, abraços.

Andréa disse...

Obrigada, meninas!! Beijos.

Unknown disse...

bah, parabéns pelo teu blog e bilingue ainda... mto bom ter pessoas legais e assumidamente interessadas no assunto fazendo ativismo virtual...
já compartilhei no face, fazendo propaganda heheh
a luta é árdua, continuemos!!!
Andrea, parabéns pelo desprendimento...

Andréa disse...

Valeu, Cleber!! Abraço.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails