sábado, 23 de maio de 2009

Omelete vegano

Aqui está nossa primeira receita do livro Vegan Brunch da Isa Chandra Moscowitz:

Omelete de tofu


Ingredientes: 2 dentes de alho, 1/2 quilo de silken tofu (drenado), 2 colheres (sopa) de levedura nutricional, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1/2 colher (chá) de turmérico, 1 colher (chá) de sal marinho, 1/2 xícara de farinha de grão-de-bico, 1 colher (sopa) de araruta ou amido de milho (nós usamos amido de batata).

Praparo: Pique o alho num processador. Adicione o tofu, a levedura nutricional, o azeite, o turmérico e sal. Bata até virar um purê. Adicione a farinha de grão-de-bico e o amido de batata e bata de novo por uns 10 segundos. (Raspe o que estiver em volta da tigela pra mistura ficar bem homogênea).

Pré-aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Panela de ferro também funciona aqui (e foi o que usei). Ponha uma camada fina de azeite de oliva (quanto menos azeite melhor pra poder dourar o omelete, como nas fotos). Use uma frigideira/panela grande pra poder ter espaço pra virar o omelete com uma espátula.

Transfira 1/2 xícara do conteúdo do processador para a frigideira e mais um pouquinho - use uma espátula pra ajudar a distribuir o líquido igualmente. Deixe cozinhar por 3 a 5 minutos e vire com cuidado pra fritar do outro lado. Transfira para um prato e cubra com papel alumínio enquanto frita os próximos omeletes. (A receita rende 4 omeletes). Recheie cada metade com a mistura que você quiser e dobre de um lado.

Meu recheio: Salteei espinafre fresco e cogumelos. Primeiro cozinhe por uns 3 minutos em azeite 1/2 cebola média picada. Adicione os cogumelos fatiados e cozinhe por mais uns 5 minutos. Só então você adiciona o espinafre fresco e um pouco de sal e pimenta (e talvez umas gotinhas de molho de soja) e vai misturando tudo, até o espinafre encolher e a mistura ficar com a consistência e o perfume perfeitos. :)

Esse prato não contém glúten ou trigo. Perfeito pra quem é alérgico a esses ingredientes. E esse prato é 100% vegano. Nenhuma galinha foi morta ou torturada pra que você possa desfrutar do sabor delicioso que é um prato vegano caprichado, como esse.

Thank you for this, Isa! :)

10 comentários:

All about... (vegan) food disse...

Ahh que genial! Minha cunhada faz a "fritata" italiana que é bem parecida com essa receita, mas acho que não tem o tofu, a base mesmo é a farinha de grão de bico. Preciso muito comprar esse livro e experimentar as receitas quando voltar do Brasil ;o)

ntozei disse...

É visualmente idêntico ao omelete com ovo! Fenomenal!

Leandro disse...

nossa deve ficar muito bom
será que tem como substituir a farinha de grão de bico? nunca vi pra vender por aqui..

Carlota disse...

deia,

queria saber se tem algum truque para retirar o cheiro forte do tofu..eu fiz o cream "cheese"..o cominho dá um gosto meio forte, mas é o cheiro do tofu que torna dificil de consumir o pate.

C.

Fe França disse...

Farinha de grão-de-bico?? Que??? Onde??? Dá para substituir? (parece delicioso, como sempre, e to louca pra fazer que só como tofu mexido agora, rsrsrs)

Andréa disse...

Pessoal, infelizmente acho (na verdade o marido acha, e é ele quem manja do lance) que não dá pra substituir a farinha de grão de bico. É ela que faz a mistura ficar com jeito de omelete. Será que não vende mesmo no Brasil, em lojas de produtos naturais??? Alguém pode dar uma pesquisada e nos contar?

Isabel Seabra disse...

O velho ditado de que "não se fazem omoletes sem ovos"...é portanto aqui totalmente inaplicável...
Engana qualquer um...

A farinha de grão de bico obtém-se triturando o próprio grão seco num processador de alimentos. Eu faço isso em casa.

Juliana disse...

caramba, andréa. tá lindo o omelete. deve ter sido igualmente delicioso, rsrsrsrs. parabéns! ah, queria te perguntar: quais receitas vc usa a levedura?
beijos !
juliana

Andréa disse...

Juliana, a gente usa levedura nutricional em tanta coisa. Dá uma clicada em "levedura nutricional" na barra lateral pra conferir.

yasodamayi disse...

No Brasil eu achavo a farinha de grão de bico nas lojas que vendem cereais. Um abraço. Falo do estado de S.P.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails