quinta-feira, 16 de julho de 2009

Hamburger vegano de feijão preto

A receita de feijoada outro dia foi um sucesso entre os amigos, então me lembrei de outra receita ótima com feijão preto: hamburgers veganos. Fácil e deliciosa. Mais uma receita do livro Veganomicon.

Ingredientes:

2 xícaras (ou 1 lata) de feijão preto cozido, drenado e limpo.
1/2 xícara de farinha de glúten (aqui: vital wheat gluten)
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher (chá) de pimenta chili em pó
1/2 colher (chá) de cominho
1/4 de xícara de água
1 colher (sopa) de pasta de tomate ou katchup
1/4 de xícara de coentro fresco bem picadinho (opcional)
2 dentes de alho
1/2 cebola pequena
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Amasse o feijão preto com um garfo numa tigela (foto acima). Não faça um purê, apenas amasse-os até que os feijões não fiquem inteiros (mas alguns podem ficar pela metade). Adicione a farinha de glúten, a farinha de rosca, o chili em pó, cominho, água, pasta de tomate e coentro, mas não misture ainda. Pique o alho e rale a cebola. Agora sim, misture tudo com um garfo e trabalhe essa massa com as mãos até que a mistura fique firme e homogênea (mais ou menos 1 minuto). Pré-aqueça uma frigideira funda em fogo médio.

Divida a mistura em 6 pedaços iguais. Enrole cada pedaço com as mãos, formando uma bola. Com a palma das mãos, aperte cada bola numa superfície limpa e lisa, formando cada hamburger. Pressione dos dois lados pra que fique plano, como na foto acima. Rende 6 hamburgers.

Ponha uma fina camada de azeite de oliva na frigideira. Frite os hamburgers por 5 minutos de cada lado - pressionando cuidadosamente, mas com firmeza com a espátula. Quando prontos, os hamburgers vão estar bem firmes.

Sirva sobre uma salada fresca, com cebolas refogadas no mesmo azeite em que você fritou os hamburgers, ou faça um sanduíche (foto abaixo) com pepino, cebola, alface e uma fatia de queijo de soja no pão de hamburger vegano. Yummy.

Pra mais receitas deliciosas assim, clique na etiqueta "hamburger vegano" ali embaixo ou na barra lateral da direita e delicie-se com essa cozinha simples e compassiva. Go vegan!

6 comentários:

Leandro disse...

nossa
gostei demais dessa receita!
farei com certeza! =]

Gabi disse...

Pô, Dedé, manda esse marido pra ca, meuuuu ! =P

Gabi disse...

Ja disse que você é linda hoje ????

Andréa disse...

Hehehe...

Daniele disse...

Amei a receitinha! Tem como substituir a farinha de glútem por farinha de trigo msm? São a mesma coisa?

Seu blog eh maravilhoso! Bjus =)

Andréa disse...

Daniele, obrigada! Nessa receita, eu não sei te dizer se dá pra substituir, já que nunca tentei. A farinha de glúten é poderosa na hora de dar a liga e eu não sei o quanto a farinha comum pode fazer isso. Vc pode experimentar, mas tenta achar a farinha de gluten primeiro. Ela é ótima pra qualquer receita que tenha que ter uma boa textura, como a do seitan, por exemplo.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails