sábado, 19 de setembro de 2009

Couve crespa, quinoa com tahini e salada crua

Comidinha vegana boa não precisa ser exótica e nem imitar o sabor da carne ou do queijo. Isso é só pra divertir. Comida boa mesmo é aquela preparada com carinho, com cuidado, usando ingredientes locais que estão na estação. Este prato é um bom exemplo.

A couve crespa foi cortada em pedaços, lavada e salteada na frigideira com óleo de amendoim e alho picado. A quinoa, ou quínua, esse grão riquíssimo em proteína, é de fácil preparo. Simplesmente ponha uma xícara de quinoa na panela e cubra com 2 xícaras de água. Acrescente sal ou substitua uma das xícaras de água por caldo de vegetais. Cebola, também vai bem. Deixe ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar até a água secar - é rapidinho. Pra incrementar um pouquinho, servimos tahini (ou tahine) sobre a quinoa.

Tahine caseiro:

- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de gergelim branco
- quanto baste de água morna
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim

Moa as sementes de gergelim com o óleo em um processador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio.

A salada não poderia ser mais simples. Compradas na feira livre aqui do bairro, vindas de agricultores da região, a cenoura e a rúcula foram lavadas e drenadas. A cenoura, ralada. E o toque final: um fio de óleo de semente de linhaça por cima. Rico em ômega-3.

E falando em ômega-3, mais alguns dos nutrientes presentes nesse prato: proteína, cálcio, ferro, vitaminas C, A, E, K, potássio, magnésio e fósforo.

Comida saudável, deliciosa e compassiva. Não há nada melhor pra por no seu prato. Bom apetite!

4 comentários:

Adriana Vieira disse...

Ameeeeiiiiiii sua dica...sua receita Déa!!! vou testar meus dotes culinários...e depois te conto!
super obrigada pela dica...bjos santistas, Adriana

Andréa disse...

Ô, Dri, que delícia ver seu sorriso ali do lado na lista de leitores! :) Depois volte pra contar como ficou o seu prato. Beijão!

Isabel Seabra disse...

Gostei muito da composição do seu prato, mas o que eu consegui reter melhor foi aquela parte em que diz "comida boa é aquela feita com carinho... e com os produtos da época..." concordo a 100%!
bj

Unknown disse...

Oi déa! A Quinua ficou deliciosa! valeu mesmo! e adorei fazer o tahine...até eu consegui :-)
coloquei no meu site uma breve dica sobre os tipos de dietas...assim, o pessoal vai se interessando pelo assunto passo a passo, Valeu querida! bjos mil,
adri

Posts similares

Related Posts with Thumbnails