segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Carne X Meio Ambiente

O desflorestamento ainda é o maior problema nas florestas da América do Sul, como no Mato Grosso, no Brasil. Com os altos preços da soja - que é principalmente usada como alimento de gado, não de pessoas - os fazendeiros são encorajados pelo governo a aniquilar a terra. Alguns grupos ambientalistas se ofereceram para pagar os fazendeiros pra manterem as terras com suas florestas, mas não dá pra competir com o lucro obtido da agricultura de soja, milho e criação de gado.

Via VegNews Magazine's latest issue. O texto acima foi obtido da edição mais recente da Revista VegNews. Tradução livre minha.

Como você pode ver, o que vai no seu prato afeta diretamente o meio-ambiente. Não é só uma questão de matar ou não os bichos. A destruição cada vez mais acelerada do planeta, por meio do desmatamento e consumo excessivo de água, está DIRETAMENTE relacionada com o consumo de carne. Se você se preocupa com o meio-ambiente e com a sobrevivência do planeta, torne-se vegano agora. É fácil, é simples, não precisa de preparação nem de transição. Simplesmente decida agora e pronto. O futuro do planeta está nas mãos de cada um de nós. Cada indivíduo conta.

Photo via Act for Climate Justice.

4 comentários:

RicBrSp disse...

Creio q alguns fatos estão veiculados no texto de forma equivocada, cheque a informação sobre a destruição das florestas corretamente, pois este ano foi o que teve menos destruição dela no Brasil, pelo menos. Governo Lula neste ponto está de parabéns, em toda estória do Brasil, nunca teve tão pouco dematamento.
Agora e os dados da floresta dos outros, foi verificar???? Na américa do norte e Canadá, continuam em indices alarmantes, na europa, idem, só no Brasil que teve redução drástica no desmatamento, mas o povo só cuida da nossa Amazônia, curioso...
Sem ser radical, mas o consumo de carne acompanha a história da humanidade, desde que o homem caminha em 2 pernas, ele come carne animal, além de vegetais, legumes, e todo tipo de comida. Deus caprichou tanto, q temos a aparelho digestivo adaptado para consumir todo tipo de alimento, inclusive carne animal.
O planeta todo tem seu sistema econômico baseado, tmb, no consumo de carne animal, já imaginou o desemprego no globo se esta indústria parasse???? Além dos danos da estrutura econômica mundial.
Não há área suficiente no globo p/ plantar e sustentar toda a população, iria causar uma fome sem precedentes, além de guerras por disputa de território.
O Japão por exemplo, como iria alimentar seus 127 463 611 habitantes, se conta com somente um território de 377 835 km2.
Virando postagem, continua no meu blog...

Unknown disse...

Oi Andrea!
Gostei do teu blog e me tornei seguidora!
Ha' muita coisa interessante para ver e ler por aqui!
Voltarei sempre!
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Viver Integral

Andréa disse...

Ricardo, eu checo dados na medida do possível - tanto das florestas "dos outros" como a nossa. Procuro dados científicos na internet (e posto sempre aqui) e leio jornais americanos e brasileiros. (Pra ser mais exata: 1 jornal principal americano e 1 brasileiro, porque de imprensa escrita , além de revistas não dá tempo de ler mais do que isso). Todo mundo sabe que o desmatamento está fora de controle no mundo inteiro. E esse negócio de que o consumo de carne acompanha a história da humanidade é uma desculpa furadíssima. É o que diziam os homens antigamente sobre o direito da mulher à educação (eles achavam um absurdo, como você sabe) e o que diziam os brancos - por MUITO tempo - sobre a "necessidade de se ter escravos", já que os escravos eram vistos como propriedade, exatamente como são os animais hoje. Isso tem que acabar. Evolução é isso, meu amigo.

Quanto à Economia, você fala como se de repente todo mundo fosse virar vegano de uma hora pra outra e essa indústria de repente parasse. É claro que não vai ser assim. É claro que vai ser gradual e a economia mundial vai também gradualmente acompanhando as mudanças, evoluindo e se adaptando. Como sempre foi.

Por fim, dei uma passada no teu blog, mas me perdi com tanta imagem, figuras, fotos... Minha sugestão é que se você quer usar o blog pra uma discussão séria, devia dar uma limpada no visual porque distrai bastante o leitor.

Andréa disse...

Carmem, obrigada! Seja sempre bem-vinda!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails