sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Férias!

Queridos leitores do brazil nut,

Estou saindo de férias e volto logo mais no novo ano. Desejo a todos muito boas festas, com refeições deliciosas feitas sem nenhum ingrediente animal, e muitas alegrias junto aos seus queridos - humanos e não-humanos.

Que 2010 traga mais compaixão e menos sofrimento para os animais desse mundo.

Abraços veganos!

Clique aqui pra ver o cartão de Natal do Instituto Nina Rosa.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Legumes fritos com seitan e arroz branco

Tão simples, fácil de fazer e d.e.l.i.c.i.o.s.o.

Numa frigideira grande, tipo wok, previamente aquecida, ponha um pouquinho de azeite e misture todos os ingredientes que você tiver vontade. Aquela "limpa" na geladeira é um ótimo motivo. A gente comprou seitan já pronto dessa vez. Cortamos em tiras e colocamos na panela, junto com cogumelos fatiados, cebola picada, alho picado, 1 pimentão laranja cortado em tiras e aproximadamente 2 xícaras de repolho fatiado.

Enquanto você vai mexendo tudo na panela, acrescente uma pitada de óleo de gergelim e um pouquinho de molho shoyu. Quando você perceber que os legumes estão macios e o seitan douradinho, está pronto. O tempo depende muito de cada fogão. Esse prato levou uns 10-12 minutos pra ficar pronto. Enquanto isso, o arroz foi feito separadamente na maquininha de arroz.

Dicas de R, meu chef particular ;)
- Acrescente aos seus legumes: amendoins, brotos de feijão e manjericão, na panela wok, e o prato já fica com um ar tailandês. Lima e gengibre é outra combinação sensacional nessa receita. Ou então: curry e leite de côco.

Crie a sua misturinha com o que tiver na geladeira. Faça a sua própria combinação vegana. Não tem muito segredo. Depois conte aqui, claro!

Abraços veganos e bom domingão!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Pilaf de quinoa e grão-de-bico, Tofu assado com alecrim, Vagem no vapor

Três receitas separadas que quando combinadas transformaram uma refeição simples, no meio da semana, num manjar dos deuses. Você não precisa preparar esse prato numa ocasião especial, mas com certeza, na hora de servir, a própria ocasião vai se transformar e a refeição virar um momento único. Acredite. Esses sabores combinados foram uma descoberta, um achado.

Pilaf de quinoa (ou quínua) e grão-de-bico (Receita via Veganomicon)
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola pequena, picada (+ou- 1 xícara)
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (sopa) de sementes de coentro amassadas
  • Pitadas de pimenta-do-reino
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de pasta de tomate
  • 1 xícara de quinoa
  • 2 xícaras (ou 1 lata) de grão-de-bico cozido, drenado e limpo.
  • 2 xícaras de caldo de vegetais
Numa panela pequena, em fogo médio, salteie a cebola no azeite por uns 7 minutos. Acrescente o alho e salteie por mais 2 minutos. Adicione a pasta de tomate, o coentro, cominho, pimenta e sal. Salteie por 1 minutinho e junte a quinoa. Salteie tudo por mais 2 minutos. Acrescente o grão-de-bico e o caldo de vegetais. Cubra e deixe ferver. Quando a mistura começar a ferver, baixe bem o fogo, ponha a tampa e deixe cozinhar por uns 18 minutos, ou até que a quinoa absorva todo o líquido. Mexa de vez em quando. Afofe com um garfo e sirva.

Tofu assado com alecrim (Receita via Vegan Soul Kitchen)
  • Aprox. 1 kg de tofu (2 quadrados grandes), drenado
  • 2 colheres (chá) de azeite de oliva extra-virgem
  • 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado (usamos alecrim seco dessa vez)
  • 1/2 colher (chá) de páprica
  • 1 colher (chá) de sal marinho grosso
Pré-aqueça o forno a 230° Celsius (aqui, 450°F). Ponha cada quadrado grande de tofu de lado e corte na metade. Deite o tofu, mantendo as camadas juntas, e corte em três. Aí, corte cada um desses pedaços na metade, deixando 12 cubos por tofu (24 no total).

Numa tigela média, misture bem com um garfo o azeite, o alecrim, a páprica e o sal. Adicione os cubos de tofu e misture com cuidado até que o tofu fique totalmente envolto com a mistura. Transfira os cubos cuidadosamente para uma fôrma forrada com papel manteiga, organizados em uma só camada. Asse por 30 minutos, virando-os cuidadosamente com uma colher grande depois de 15 minutos.

A vagem foi feita no vapor - simples assim - pra não competir com os sabores do pilaf e do tofu assado. O resultado ficou divino.

Esse prato vegano light, sem glúten e sem gordura ruim é um ótimo exemplo de culinária Gourmet que não se utiliza de nenhum ingrediente animal; 100% livre de culpa. Saboreie com orgulho e sem moderação!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Passeata pelos Direitos Animais em São Paulo

Todos os anos, desde 1998, o dia 10 de dezembro é comemorado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA). Nesse ano, pelo 4º ano consecutivo, a data será comemorada em São Paulo na forma de uma manifestação, organizada pelos grupos Holocausto Animal e VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade no dia 06 de dezembro.

Em observação à movimentação em Copenhague, a temática da manifestação em São Paulo nesse ano será a relação da pecuária com o aquecimento global. Segundo a ONU, o setor pecuarista é o principal responsável pelo efeito estufa no mundo, gerando 18% dos gases responsáveis pelo aquecimento global. O setor de transportes representa apenas 15% das emissões. A pecuária ameaça não apenas o meio ambiente, mas também é uma das principais causas de degradação do solo e dos recursos hídricos. 80% do deflorestamento na Amazônia têm como finalidade a atividade agropecuária.

Data: 06 de dezembro de 2009

Horário: concentração e panfletagem: 10h30 / Início da passeata: meio-dia

Local: Avenida Paulista, na praça em frente ao Shopping Paulista (metrô Brigadeiro), São Paulo

Trajeto: até a altura do número 2.000 da Avenida Paulista (metrô Consolação)

Material fornecido pelos grupos.

Comparecer vestido de preto preferencialmente.

Via Holocausto Animal

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vegan Steven



Video sobre o que é ser vegano. Em inglês, com legendas em português. Uma graça.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails