sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Crueldade numa Fazenda de Leite em Nova York

Há pouco tempo eu conheci melhor uma organização da qual já tinha ouvido falar muito e muito bem: a Mercy for Animals.


Eles têm uma sede em Chicago, no estado de Illinois, e outra em Columbus, Ohio, e trabalham para criar uma sociedade em que os animais sejam tratados com o respeito e a compaixão que merecem. E, assim como a Farm Sanctuary, concentram-se no resgate de animais de fazenda, já que mais de 99% da crueldade contra os animais nos EUA ocorre dentro das indústrias da carne, laticínios e ovos - onde mais de 9 bilhões de animais são confinados, mutilados e assassinados a cada ano.

Ano passado eu tinha assistido a um documentário sério e muito bem produzido pela HBO, chamado Death on a Factory Farm, algo como "Morte numa Fazenda Matadouro". Assisti aos prantos à investigação de um voluntário da Mercy for Animals que se disfarçou, se infiltrou e filmou os horrores que aconteciam naquele lugar.

Aí, semana passada, quando fui a um jantar, organizado por eles aqui em Nova York, chamado "Celebrating Compassion" (Celebrando a Compaixão), sabe quem estava lá? O carinha que participou da investigação do documentário da HBO. Um herói de verdade, sentado ali pertinho de mim. O evento inteiro foi emocionante, com videos e premiações, uma comida vegana deliciosa, e até uma apresentação muito bacana da cantora Nellie McKay - que eu adoro. Mas o ponto alto mesmo da noite, pra mim, foi poder apertar a mão e agradecer em pessoa àquele herói anônimo, que faz um trabalho tão importante e tão difícil e que eu jamais teria a coragem de fazer.

Recentemente, uma nova investigação da Mercy for Animals revelou os segredos de uma fazenda de leite no estado de Nova York, chamada Willet Dairy. Outro investigador disfarçado trabalhou lá e documentou em video e audio atos de tremenda crueldade animal, e essa revelação virou até notícia no jornalismo televisivo daqui, já que essa fazenda é responsável por fornecer laticínios à produtores de queijos que atendem a grandes redes americanas, como Pizza Hut, Dominos e Papa John's.



Essa investigação da Mercy for Animals revelou, entre outras atrocidades, vacas doentes, abandonadas sem cuidado veterinário, com feridas abertas e infecções terríveis; empregados batendo, chutando, esmurrando e dando choques elétricos em vacas e bezerros; vacas vivendo em espaços apertados cujo chão de concreto é coberto de fezes e sujeira; bezerros recém-nascidos sendo arrastados pra longe de suas mães pelas pernas, gritando e chorando, causando desespero nas pobres vacas...

Você tem o poder de ajudar a acabar com esse horror. Torne-se vegano. E mostre que você se importa. Seja já a mudança que você quer ver no mundo.

Assista ao video acima e recomende a todos aqueles que dizem: "ah, eu acho que jamais conseguiria deixar de comer queijo; é tão gostoso". E, claro, sempre que puder, suporte organizações como a Mercy for Animals, que sobrevive da ajuda de voluntários incansáveis e que resgata animais de fazenda e educa atraves da informação - a melhor arma contra a ignorância e a violência.

Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails