domingo, 6 de junho de 2010

Hamburger vegano facílimo

Eu não sou louca por cozinha, mas adoro fazer hamburgers veganos. Não sei exatamente por quê. É sempre divertido, pra mim. Esse foi o mais fácil que eu já tentei fazer. A receita original está aqui.

Ingredientes:
  • 3/4 de xícara de proteina texturizada de soja (ou PVT) do tipo moída.
  • 2 colheres (chá) de araruta (ou outro substituto de ovo).
  • 1/4 de xícara de aveia
  • 1/2 colher (chá) de cebola bem picada (eu usei 1 colher de sopa)
  • 1/2 colher (chá) de alho picado ou em pó (eu usei pó)
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de ketchup
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de pimenta do reino
  • Outros temperinhos a seu gosto. Eu acrescentei 1 pitada de cada um dos seguintes ingredientes: orégano, manjericão seco, estragão, páprica defumada, fumaça líquida e pimenta-caiena defumada em pó.

  • Óleo (usei canola)
  • Alface, picles, tomate, etc. (usei baby espinafre cru, abacate fatiado, tomate e 1 fatia de queijo vegano)
  • Pão de hamburger

Modo de preparo:

Misture 3/4 de xícara de água fervendo em 3/4 de xícara de proteína de soja e deixe descansar por 15 minutos.


Enquanto você espera, misture numa tigela separada a araruta, aveia, cebola, alho, farinha, molho de soja, ketchup, sal e pimenta. Aqui você acrescenta também os outros temperinhos que escolher, como alecrim, sálvia, tomilho...


Quando a proteína de soja estiver reidratada, acrescente-a à mistura da aveia, farinha, etc. e mexa muito bem. Cubra e leve a geladeira por 15 minutos, pra que fique firme.

Tire da geladeira e corte em 4 pedaços. Com as mãos, faça 4 bolas e amasse-as um poquinho no formato dos hambrugueres, como nas fotos.

Pincele cada hamburger (cuidadosamente) com óleo (aqui eu usei óleo de gergelim porque AMO o aroma e o sabor). Ponha um pouco de óleo de canola numa frigideira grande e deixe aquecer bem. Adicione os hamburgeres com cuidado e deixe fritarem no óleo quente por uns 3-4 minutos de cada lado. Remova-os da frigideira e deite-os sobre papel-toalha pra absorver o excesso de óleo.

Aqueça os pães de hamburguer no forno e monte os sanduíches. Eu usei a seguinte ordem: maionese vegana, folhas de baby espinafre, fatias de tomate, fatias de abacate (a gente usa na verdade avocado, um tipo de abacate pequeno e sem fiapos), 1 fatia de queijo vegano e o hamburger por cima).

Rende 4 sandubas.

Tempo de preparação: 45 minutos.

Via VegWeb

12 comentários:

X disse...

Como ficou alto! hihihi
Meus hambúrgueres nunca dão certo, se desmancham na hora de fritar. O seu pareceu bem firme. Tentarei fazê-lo ainda esta semana e digo o que achei.

X disse...

Só um detalhe: eu espremo a água que usei para hidratar a soja ou não?

Ah, eu acho que o avocado tem um monte de fiapo =(

Andréa disse...

Carla, não vai precisar espremer a água. É muito pouca quantidade e quando vc deixa hidratando, a soja absorve a água toda.

Hamburger vegano geralmente é mole mesmo. Esse ficou ótimo. Firme o suficiente.

igor disse...

hum,vou até almoçar mais cedo !

X disse...

Ficou ótimo! Graças à você este é o meu primeiro hamburguer que não vira carne moída. E o sabor é muito bom.
Também usei essa receita para fazer almôndegas, que postarei já já.
Abraços!

Andréa disse...

Yay! Que bom!!

PaolaCibin disse...

Olá! Gostaria de uma dica. Estou preparando a festinha de aniversário do meu filho de 5 anos na casa do meu irmão que é vegetariano.... Enfim, decidi fazer hamburguinho vegetal porém gostaria de usar a fumaça líquida. Qual seria a proporção de fumaça líquida x proteína texturizada de soja???? Como nunca usei, tenho medo de errar pra mais ou pra menos na quantidade. Em qual momento do preparo ela deve ser utilizada? Obrigada!

Andréa disse...

Dudu, use muito pouca fumaça líquida - só umas gotinhas (e nunca mais do que 1/4 de colher de chá). Use-a durante a mistura dos ingredientes crus - logo antes de levar à geladeira por 15 minutos. A fumaça líquida é forte, dá aquele tom de "defumado" a qualquer tipo de carne vegetal. Use com muita moderação. Boa festa!!

Lígia disse...

Olá! Gostaria de saber se os pães para lanche e os pães franceses que encontramos por aí possuem algum derivado animal na massa. Obrigada!

Andréa disse...

Lígia, tem que ler embalagem ou perguntar. Sempre. Há marcas veganas, mas nunca se sabe. O que eu sei é que a maioria dos pães franceses é vegana e sei também que pão de cará e croissant NÃO são veganos. Um é feito com leite e o outro com manteiga. Mas eu nunca confio totalmente. Sempre checo a embalagem e/ou pergunto para o padeiro.

Unknown disse...

Onde econtro fumaça liquida (em Campinas/SP)?

Andréa disse...

Idilio, minha amiga Renata Octaviani, do site VegVida, me deu a dica da loja Bombay, no Shopping Iguatemi. Abraços!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails