sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O tal do cogumelo

Aliás, OS TAIS. São muitos e diferentes. Eu adoro cogumelos. Geralmente as pessoas adoram ou odeiam, não há meio termo.

Eles são simplesmente o fruto de alguns fungos e variam enormemente em cores, formas e sabores. Estima-se que há cerca de 3.500 tipos, entre venenosos, alucinógenos, ornamentais, medicinais e comestíveis.

Hoje vou falar do último tipo. Os mais famosos entre os comestíveis são: champignon, shitake, maitake, portobello, shimeji preto, shimeji branco, eryngi. As cozinhas famosas por usar com perfeição os cogumelos em seus pratos são a chinesa, a japonesa e a européia.

Cogumelos comestíveis, além de deliciosos, têm pouca caloria e gordura, nenhum colesterol, incrementam o nosso sistema imunológico e ajudam na produção de vitamina D. Além disso, eles são ricos em vitaminas do complexo B, contêm cobre (que ajuda o nosso organismo a produzir células vermelhas do sangue, entre outras coisas) e potássio (mineral que ajuda o nosso corpo a manter o ritmo cardíaco e o equilíbrio de fluidos e das funções muscular e nervosa).

2/3 de xícara de cogumelo portobelo fatiado, por exemplo, contêm a mesma quantidade de potássio que uma banana média.


Pra preparar cogumelos, basta lavá-los cuidadosamente em água corrente e secá-los antes de cozinhar.  Não lave demais, já que a pele e o caule contêm nutrientes. Cogumelos cultivados podem ser comidos crus. Você pode preprá-los inteiros, fatiados ou picados - mas saiba que quando cozidos, eles diminuem MUITO em tamanho.

2 comentários:

Juliana disse...

eu amo cogumelo !
obrigada andrea :) pelo comentario e pela ajudinha via email :~~
bjs

Julio disse...

Sempre saborosos... é uma pena que aqui no Nordeste é tão difícil de enontrar - especialmente frescos.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails