sábado, 27 de novembro de 2010

Hamburguer de quinoa - sem soja e sem glúten!

Mais uma receita facílima e deliciosa, do jeito que a gente gosta. Essa eu peguei no site Affairs of Living e traduzi pra você.

Rende de 4 a 6 hamburguers, dependendo do tamanho.

Hamburguer de quinoa (ou quínua)

1 xícara de sementes de girassol (sem casca) cruas
1 xícara e 1/4 de quinoa cozida (vermelha ou branca)
1 tiquinho de água
1 colher (chá) de sal
1/4 de xícara de salsinha fresca picada
1 colher (chá) de flocos de cebola seca (eu usei cebola fresca picada bem fininho)
Opcional: qualquer outra erva ou especiaria favorita

Bata as sementes de girassol no processador (no modo "pulsar") até que fiquem picadas, mas não em pó. Elas têm que tomar a forma de farinha de pão (grossa). Transfira a mistura pra uma tigela grande.

Ainda usando o processador, coloque 1 xícara de quínoa, o sal, a salsinha, cebola e qualquer outra erva ou especiaria que você goste: orégano, pimenta, tomilho, alga marinha em pó, etc. Bata de novo no modo "pulsar" e adicione um tiquinho de água, só o suficiente pra deixar a mistura úmida. A massa tem que ficar consistente, grossa, com um pouco da quínoa em grãos inteiros.

Transfira a pasta de quinoa para a tigela com as sementes batidas. Com uma espátula grande ou suas próprias mãos (bem melhor), trabalhe a quinoa misturando-a bem às sementes. Adicione o 1/4 de xícara da quínoa que não foi batida e continue misturando tudo. O produto final deve ser uma massa meio úmida e pegajosa.

Divida em 4 ou 6 bolas e amasse-as formando os hamburguers (foto acima). Se você estiver com pressa, pode comê-los assim mesmo. Ou levá-los a geladeira por uma meia-hora, pra que fiquem mais firmes.

Eu prefiro fritá-los primeiro e comê-los quentinhos. Levá-los ao forno (elétrico, microondas ou convencional) é outra opção.

Essa receita é muito simples e sensacional pra quem tem alergia a soja ou glúten.

Bom apetite!

15 comentários:

Isis disse...

Hambúrguer de quinua é uma delícia!

Camila Manosso disse...

Eu sempre visito o blog, apesar de nunca comentar.

Mas hoje não tem como deixar passar!!! Na faculdade fiz análise da composição química das sementes de girassol e comprei beeem mais do que seria necessário e estava com o pacote encostado sem saber direito o que fazer e eis que aparece essa receita!!!!

Só surgiu uma dúvida, a semente de girassol crua seria com casca ou sem casca??

Beijos, Camila

Andréa disse...

Camila, sem casca! Aproveite!

Isis, beijão!

Marília Domingos disse...

Olá, gostaria de saber onde posso obter o banner que se encontra na barra lateral deste blog, que tem imagens de vários animais alternadas a dizer "left in agony, debeaked, slaughtered..." e no final aparece: "Meat is murder, choose life, go vegan". Gostaria de o colocar no meu blog amo-osanimais.blogspot.com. obrigada. Já agora, parabéns pelo blog, gosto muito das receitas que nele coloca!

Cumprimentos,
Ana Domingos

Andréa disse...

Ana, eu não consigo lembrar. Faz muito tempo que eu peguei essa foto. Acho que foi de um amigo, no orkut. Tentei ver se eu conseguia copiar o link pra colar aqui pra vc, mas não dá. Vou tentar descobrir onde eu peguei e te aviso aqui, ta bom? Desculpe!

Unknown disse...

Andréa, flor!
Amei esta receita... aqui em casa comemos muito a quínoa por seu alto valor nutritivo e os filhotes vão adorar este hamburguer...
Beijos, flores e muitos sorrisos!

Ana disse...

Passei só pra dizer que adoro seu blog!! Passo sempre aqui : )

Beijocas!

Andréa disse...

Carmem, que bom, querida! Faça pra eles e depois me conte.

Ana, obrigaa pelo carinho!

Beijão pra toos e bom domingo.

Kim - Affairs of Living disse...

I wish I spoke Portuguese! THanks so much for posting a link to my quinoa sunflower burgers - I can't read your post, but I'm guessing you liked them :) I've looked at your blog before, and enjoy it even though I can't really read it all. I speak Spanish and have studied some French, so I can hack through the Portuguese and pick up a few things here and there :) Thanks again for linking up, and I hope you have a great week! xo Kim | http://www.affairsofliving.com

Andréa disse...

Kim, welcome to brazil nut! Thanks for stopping by! I absolutely love this recipe. Super easy and delicious. Thank you for posting it! Vegan hugs!

Rebecca disse...

hmmmm, vou ter que tentar esta receitinha!!

Nah - Quinto dia disse...

Adorei!
Hoje fiz um amburguer que ficou uma delícia... Mas esse aí ficou tão saboroso que assim que os meus congelados acabarem eu vou testar essa receita :) Valeu por compartilhar.

Andréa disse...

Valeu! Acho que esse é meu burger favorito. E olha que eu já fiz muitos. :D Beijos.

Unknown disse...

Muito boa essa receita.
Já testei fritos,assados e agora acabei optanto por fazer em forma, como um Kibe.

Muito obrigada!

Andréa disse...

Que legal, Bete! Ótima dica, valeu!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails