segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Levedura Nutricional X Levedo de cerveja

Essa é uma dúvida que muita gente tem e vive me perguntando, então resolvi requentar o post antiguinho que eu tinha sobre a levedura nutricional e avisar que não, não é a mesma coisa que levedo de cerveja.

Perguntando por aí e pesquisando nas internetz, acabei descobrindo que os dois são muito parecidos em termos nutricionais, mas têm consistência e sabor COMPLETAMENTE diferentes. Não sei muito sobre o levedo de cerveja na cozinha (só conhecia os suplementos vitamínicos, em cápsulas, quando morava no Brasil), mas a levedura nutricional deixa os pratos cremosos e é principalmente utilizada pra engrossar molhos, quiches, tortas salgadas e patês.

A levedura nutricional, ou levedura alimentar, é um fermento inativo utilizado como suplemento alimentício e tempero. É amarelo com um sabor bem distinto, parecido com queijo. Por ser inativa, ela não pode ser usada pra assar (fazer bolos, etc.). A levedura nutricional tem alta concentração de proteína, vitaminas do complexo B e ácido fólico, e pouquíssima gordura e sódio.

Provavelmente o maior mérito da levedura nutricional é que ela oferece aos veganos uma fonte confiável (e não-animal) de vitamina B12. Ela dura indefinidamente se guardada num pote bem fechado. É fácil de achar em lojas de produtos naturais por aqui na marca Red Star. (Via Vegan Planet) .

Infelizmente não se encontra no Brasil a levedura nutricional. Não achei em Portugal também. Acho que é possível comprar online e tentar mandar entregar no seu país. Tente as lojas Pangea ou Vegan Essentials.

Aqui nos EUA, em lojas de produtos naturais, é possível comprar levedura nutricional a granel, que é como compramos aqui em casa. Aquele potinho da marca Red Star é muito pequeno, não dura nada. :) Quando vier a Nova York, entre numa loja natural e peça "Nutritional Yeast".

9 comentários:

Michele Maia disse...

Olá Andrea,
Mais uma vez, parabéns pelo blog. Já te convidei a conhecer o meu (www.michelevege.blogspot.com). Agora, te convido a conhecer meu restaurante vegetariano em Búzios/RJ. Chama-se No meu jardim. Como sei que você mora do outro ladinho do mundo, conheça-o virtualmente através do blog www.nomeujardimrestaurante.blogspot.com. Quando puder, marque umas férias e venha conhecê-lo de verdade.
Bjs

Andréa disse...

Michele, que delícia de restaurante, menina! Fiquei aguadíssima por aqueles pratos maravihosos. Yum! Com certeza vou ter que ir conhecer pessoalmente. :)

Obrigada pela visita ao brazil nut! Parabéns pelo blog e pelo restaurante!

Debora Rocha Muscutt. disse...

Sempre acompanho seu blog mas acho que é a 1a vez que escrevo. Excelente blog, parabéns!
Muito obrigada por esclarecer esta que era uma grande dúvida para mim! Meu marido só conhecia o nutritional yeast e quando pedi que ele comprasse o "outro" tipo de levedo, ele não entendeu o que eu estava querendo...dúvida esclarecida, gças a vc!Ah, e tenho que dizer que já prefiro este tipo de levedo ao outro, que eu usava no Brasil...
: )
Bjs e bom final de semana!

Andréa disse...

Obrigada, Debora! Bem-vinda sempre!

evandro disse...

Olá gostaria de saber se algum já tentou fazer a mussarela de soja com esse levedo??? e queria saber tmb se algum sabe onde comprar aqui no brasil ou com importa-lo

Andréa disse...

Evandro, nunca tentei. Nem sei como fazer. Vc tem a receita? Se tiver, manda, please.

Luciana Antonini disse...

Olá, Pesso@l. Pela 1a vez por aqui, achei o Máximo. Parabéns! Estava pesquisando sobre esse produto e caí aqui. Recebi hoje uma receita de queijo vegano e talvez seja de vosso interesse. Abçs.

Queijo Branco Vegetal
http://vista-se.com.br/redesocial/queijo-branco-vegetal-0-lactose-0-colesterol-0-crueldade-vegano/

Kena disse...

Felizmente estamos em 2014 então tenho esperança de encontrar levedura nutricional no Celeiro Dieta aqui em Portugal :D

Anônimo disse...

já tem levedura nutricional no brasil!

http://www.veganwaybrasil.com.br/loja-online/gourmet-nutrition.html

e com direito a desconto!
Cod. de desconto: WUSHU

Posts similares

Related Posts with Thumbnails