sábado, 19 de março de 2011

Spaghetti (caseiro) ao pesto com cogumelos

Massa caseira é simples e todo mundo já sabe que não precisa levar ovo. E a gente acaba comprando pronta porque é mais fácil, né. Mas quando você tiver um tempinho sobrando, experimente preparar a sua própria massa. É divertido, saudável, e dá um orgulho... Essa receita é do blog Vegan Dad.

INGREDIENTES

- 1 xícara de farinha
- 1 xícara de semolina
- Pitada de sal
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva (opcional)
- Aproximadamente 1/2 xícara de água

PREPARO

1. Coloque as farinhas e o sal no processador e misture tudo um pouco. 
2. Com o processador anda ligado, (velocidade 6-8), adicione o azeite e a água. Vai parecer farinha de rosca e começar a engrossar quando você acrescentar a água. Aí vai engrossar mais e mais, até formar uma só massa compacta. Quando isso acontecer, está pronta.
3. Remova a massa do processador e trabalhe-a com as mãos até que fique macia. Passe-a pela máquina que vai cortar o macarrão e jogue um pouquinho de semolina por cima.


O sabor da massa fresca, preparada em casa, é outro papo. Dá de 10 a zero em massa de pacote. A receita do pesto preparado em casa também é show. Salteie cogumelos ou o legume ou verdura de sua preferência em azeite de oliva ou óleo de amendoim e bom apetite!

DICAS:

1. Se a massa estiver muito molhada, acrescente mais semolina enquanto a passa pela máquina que corta o  macarrão.
2. Deixar a massa secar por 20-30 minutos depois de cortá-la deixa a massa mais durável, menos molenga e é essencial se você quiser guardar o resto na geladeira pra usar mais tarde. Pendure o macarrão numa das portas do armário da cozinha  enquando a água ferve.
3. Massa fresca cozinha rápido -- mais ou menos 1 minuto quando a água estiver fervendo.

Receita e dicas do spaghetti via Vegan Dad

7 comentários:

Di disse...

humm.. parece delicioso!

loboreporter disse...

Andreia, o cogumelo e simplesmente frito com sal? Preciso fazer algo simples semana que vem e essa receita parece a resposta para o meu problema!

Andréa disse...

Oi Lobo-- sim o cogumelo é salteado no azeite com sal, simples assim. Quando eu morava no Brasil, preparava um shimeji na margarina vegetal e adicionava sake de cozinha e um pouquinho de shoyo. Espetáculo, também.

Veganana disse...

Oi Andrea! Estou encantada com teu blog! Minha filha me mandou o link ontem e eu estou amando tudo!
Como tu eu sou brasileira e moro nos Eua,em Massachusets.
Sou nova Vegan, estou engatinhando, mas super interessada em aprender mais e mais. Nunca me senti tao bem na vida. Me sinto leve e feliz comigo mesma! faz muito tempo que venho me preparando para isto, ja estava dentro de mim,amor e compaixao pelos animais, preocupacao com a saude e meio ambiente, era so uma questao de deixar fluir.
Parabens pelo teu blog! E lindo e super informativo! Obrigada por compartilhar tuas experiencias e informacoes conosco!
Amei esta receita de macarrao caseiro, e so tenho uma perguntinha para ti. Como eu compro semolina aqui? como se chama em ingles? grande beijo e muito obrigada!!!

Andréa disse...

Lori, obrigada! Bem-vinda! Que delícia quando me dizem que esse blog é útil e inspira ao veganismo. Fico tão feliz!! Vc acha semolina tranquilo por aqui. E o nome é o mesmo, semolina. Se não achar, compre "unbleached all purpose flour", que é quase o mesmo. Beijão e obrigada por tudo o que vc faz pelos animais!

Andréa disse...

Veg Leve, volte sempre pra mais água na boca! Abraços.

Veganana disse...

Oi Andrea! Obrigada pela tua simpatica resposta! Vou comprar a semolina. Ja uso a unbleached flour. Quero experimentar tuas receitas, sao de dar agua na boca! Ja compartilhei teu blog no meu Facebook. Mais uma vez parabens pelo blog, e obrigada por passar tao preciosas informacoes para nos que amamos e respeitamos a vida e lutamos por um mundo melhor! beijos

Posts similares

Related Posts with Thumbnails