domingo, 19 de junho de 2011

Patê de seitan

Esse é um patê do tipo "patê de atum" ou "sanduíche natural de frango". Mas é vegano, claro, e delicioso. A Receita é do livro The Urban Vegan e a própria autora me autorizou a traduzir e postar a receita aqui, então vamos lá.

Ingredientes:
  • 1 xícara de seitan preparado no estilo "frango" (sugestão de preparo caseiro no final deste post)
  • 3 colheres (sopa) de maionese vegana
  • 3 colheres (sopa) de cenoura ralada
  • 2 colheres (chá) de picles picados bem fininho (aqui chama-se "relish")
  • 1 cebolinha picada
  • 1 tampinha de vinagre de maçã
  • 1/4 de colher (chá) de xarope de bordo, agave nectar ou xarope de arroz integral - no Brasil dá pra usar açúcar demerara ou mascavo
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de mostarda (opcional)
Misture tudo no processador até formar um patê. Não deixe ficar uma pasta muito fina, a mistura fica melhor com pedacinhos bons de mastigar, como na foto acima.


Essa receita rende de 3 a 4 porções. Dá pra usar em canapés, sanduíches como os da foto (bons de levar pro trabalho e comer na hora do almoço), wraps, saladas, etc.

COMO PREPARAR SEITAN ESTILO "FRANGO" PARA PATÊ - traduzida do original por mim.

Ingredientes da massa:

3/4 de xícara de farinha de glúten
1/4 de xícara de farinha de grão de bico
1 xícara de água
1 colher (chá) de molho de soja
1 colher (sopa) de caldo de legumes em pó

Ingredientes do caldo:

1 xícara e 1/2 de água
1 colher (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de caldo de legumes em pó

Pré-aqueça o forno a mais ou menos 160 graus Celsius. Misture as farinhas, água, molho de soja e tempero em pó até formar uma massa. Trabalhe essa massa com as mãos (ou num processador) por uns 10 minutos. Coloque essa massa sobre uma fôrma de pão, untada levemente com óleo. Misture separadamente a água, molho de soja e tempero em pó pra fazer o caldo. Despeje sobre a massa. Cubra a assadeira com papel alumínio e asse por uma hora. Descubra, vire a massa, cubra de novo com papel alumínio e asse por mais uma hora. Leve à geladeira pra esfriar e também pra que o seitan fique mais firme.

Um comentário:

Fernanda disse...

Parece ser delicioso!!! Vou tentar fazer esta receita :-) Eu já fiz uma receita de patê de "atum" vegano, mas me lembrava muito o gosto de peixe e acabei não gostando muito rsrsrs

Posts similares

Related Posts with Thumbnails