quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nhoque ao molho de tomate e castanha de caju

Essa é pra reservar para comer no dia 29, o dia do nhoque da sorte. Ou não. :) Qualquer dia é dia de nhoque, na verdade, né? Tão gostoso e fácil de fazer. Principalmente no inverno. 

Ingredientes do Nhoque:

2 batatas grandes
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manjerição seco
2 colheres (sopa) de orégano seco
1 colher (chá) de sal marinho
1/2 colher (chá) de alho em pó

Para o molho:

1 lata de molho de tomate
2 colheres (sopa) de manjericão (nós usamos fresco, picado )
1/2 xícara de leite vegetal (nós usamos leite de arroz)
Não consta dessa receita, mas nós adicionamos 1/2 xícara de castanhas cruas que tinham ficado de molho na noite anterior. Descarte a água - use só as castanhas. Elas deixam o molho ainda mais cremoso.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius. Lave e escove as batatas, e faça vários furos nelas com um garfo. Coloque-as numa fôrma e asse por 1 hora. Retire-as do forno e descasque. Amasse-as numa tigela até que fiquem sem bolotas (ou quase sem).

Em outra tigela, coloque a farinha, o manjericão, orégano, sal e alho. Misture bem e abra um buraco no centro da mistura. Coloque o purê de batatas ali no meio e devagarinho vá incorporando ao resto até formar uma mistura macia. Acrescente um pouco mais de farinha se for preciso.

Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha pra enrolar a massa; use um pedaço da massa de cada vez. Enrole esse pedaço como se fosse uma corda grossa. Corte em pedaços pequenos (de nhoque). Agora você pode modelar o nhoque, apertando a pontinha e marcando em cima com um garfo.

Num panela grande com água já fervendo e sal, coloque os nhoques em punhados pra cozinhar. Retire-os com uma escumadeira assim que vierem à superfície. Mantenha-os aquecidos numa tigela dentro do forno.

Enquanto isso, bata no liquidificador o molho de tomate, o majericão, leite vegetal e castanhas de caju e transfira essa mistura pra uma panela. Deixe aquecer em fogo baixo até comecar a borbulhar. Adicione mais leite e/ou castanhas, se quiser um molho mais leve/cremoso. Sirva sobre o nhoque.

Aqui está a receita original (sem a castanha de caju).

3 comentários:

Glauce disse...

Todo dia é dia de nhoque mesmo! E adorei essa ideia da castanha de caju no molho, vou tentar por aqui no meu próximo molho ;)

Juliana M. Dias disse...

Oi Andrea, vc ainda tem o blog Animalista na MTV?
tentei acessar mas o link cai direto na pagina da MTV e não encontro de jeito nenhum... poderia me passar um link? Bjos e sucesso!

Andréa N. disse...

Glauce, eu gosto muito de castanha de caju misturada ao molho de tomate, pra tirar a acidez. Sempre funciona bem. Aproveite!

Juliana, obrigada por perguntar. Infelizmente o Animalista foi tirado do ar sem aviso prévio. Eu também descobri assim como vc, tentando entrar no site e não conseguindo. Não me deram nenhuma explicação ou atenção. Ainda vou falar sobre isso com calma aqui no blog.

Beijos!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails