sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Salada de batatas "Prospect Park"

Essa é mais uma receita tirada do clássico Veganomicon. E é excelente para o calorzinho que já está fazendo no Brasil. Eu tenho um carinho especial por essa receita, não só por ser uma delícia, mas quando me mudei pra Nova York, 10 anos atrás, morei no Brooklyn, pertinho do Prospect Park, onde eu ia correr todo dia de manhã cedinho. Good times...

Tempo de preparo: 50 minutos, mais o tempo de esfriar.

Ingredientes:
  • Aproximadamente 2,5kg de batatas descascadas e lavadas
  • 1 pepino sem sementes cortado em pedaços pequenos e finos
  • 1 xícara de maionese vegana
  • 1/4 de xícara mostarda Dijon
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva
  • 1/3 de xícara de vinagre branco destilado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (eu uso uma só)
  • 1 colher (sopa) de endro (em inglês: dill) seco
  • 1 colher (chá) de turmérico (também conhecido como "curcumina" e "açafrão da Índia")
  • 1 colher e 1/2 (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino
  • 1 cenoura grande, descascada
Preparo:

Corte as batatas em pedaços de aproximadamente 1 centímetro. Se forem pequenas, simplesmente corte-as ao meio e depois em dois. Deixe-as com tamanhos diferentes, assim os pequenos se desmancharão e absorverão o molho, e os grandes não vão se desmanchar. Coloque as batatas numa panela grande e encha com água até cobri-las. Ferva por 15 minutos. Verifique então se é possível furá-las com um garfo, mas que ao mesmo tempo não estejam muito moles.

Enquanto isso, prepare o molho: numa tigela bem grande (onde depois caibam também as batatas), misture a maionese vegana, mostarda, azeite, açúcar, vinagre, endro, turmérico, sal e pimenta. Adicione o pepino e leve à geladeira até que as batatas terminem de cozinhar.

Quando as batatas estiverem prontas, escorra e molhe-as um pouco com água fria dentro de um escorredor. Mexa bem o escorredor e deixe-as esfriar por uns 15 minutos. Transfira as batatas para a tigela com o molho e use uma colher de pau pra mexer tudo e misturar as batatas muito bem misturadinhas ao molho. Agora rale a cenoura por cima da salada e misture tudo de novo. A cenoura é um ingrediente essencial nessa receita porque ela acrescenta um sabor adocicado - então, não deixe de adicionar a cenoura e não a corte em rodelas; rale. Veja se está bom de sal e pimenta e leve à geladeira.

Quando estiver geladinha, experimente a salada pra checar mais uma vez se está boa de sal e pimenta, então sirva. Essa é mais uma receita que não contém glúten, soja, proteína animal ou gordura ruim. Aproveite MUITO. E tenha um ótimo final de semana -- de consciência limpa e livre de sofrimento animal!

---------

Atualização: acabei de perceber que eu já tinha postado o passo-a-passo dessa receita faz um tempão. Desculpem a escorregada! Mas acreditem, vale a pena fazê-la, é sensacional. :)

3 comentários:

florvegan disse...

Que delicia em ? Vou colocar no menu da semana bjus

Andréa N. disse...

Bom apetite! Beijos.

Meu emagrecimento disse...

Parece bom.
Vou experimentar
Beijinhos

Posts similares

Related Posts with Thumbnails