sábado, 26 de março de 2011

A Hora do Planeta - É hoje!

Dá pra ver do espaço o quanto a raça humana mudou o planeta Terra. Praticamente toda a terra disponível foi dizimada em suas florestas e agora é usada para agricultura (não a agricultura que vai alimentar os humanos, mas a que vai alimentar os animais que serão mortos estritamente para o consumo de sua carne pelos humanos) ou para o desenvolvimento urbano. As geleiras polares estão encolhendo e os desertos aumentando. À noite, a Terra não é mais escura e grandes áreas do planeta estão iluminadas. Tudo isso é prova de que a exploração humana do planeta está atingindo um limite crítico. Mas a demanda e expectativa humanas continuam aumentando. Nós não podemos continuar a poluir a atmosfera, envenenar o oceano e exaurir a terra. Não há muito mais à disposição.

- Stephen Hawking, cientista e professor de matemática da Universidade Cambridge, para o documentário “The 11th Hour”.

O Earth Hour - ou Hora do Planeta - é hoje, entre 8:30 e 9:30 da noite (no seu horário local). Esse evento, hoje mundial, foi criado há quatro anos pela WWF Austrália, pra mostrar que cada um de nós pode ter um impacto positivo na mudança climática desse planeta. E não importa onde você esteja ou more. Pra participar, basta desligar as luzes e eletrodomésticos do seu escritório, estabelecimento comercial ou casa durante 1 hora. Ao fazer isso, você está mandando a mensagem de que está comprometido em ajudar a encontrar soluções para as mudanças climáticas do planeta.

Aqui nos EUA, até o Empire State e a Golden Gate vão apagar suas luzes hoje à noite. E todo ano a gente aqui em casa participa também (ano retrasado jogamos Scrabble na mesa da cozinha à luz de velas, e ano passado, xadrez). O assunto é sério, já que a destruição do planeta continua acontecendo num ritmo assustador, mas isso não quer dizer que eventos simbólicos (e divertidos) não tenham a sua importância. Uma campanha como essa é ótima para atrair a atenção e fazer as pessoas pensarem.

O que a gente não pode fazer é deixar ficar só nisso. Precisamos agir já. De preferência ontem. Faça a sua parte: recicle (lixo, roupas, idéias e atitudes); diminua o consumo em geral (quantos pares de sapato você precisa, realmente?); economize água, gás e eletricidade diariamente; e tome a atitude mais importante que alguém pode tomar em benefício do meio ambiente: torne-se vegano.

sexta-feira, 25 de março de 2011

sábado, 19 de março de 2011

Spaghetti (caseiro) ao pesto com cogumelos

Massa caseira é simples e todo mundo já sabe que não precisa levar ovo. E a gente acaba comprando pronta porque é mais fácil, né. Mas quando você tiver um tempinho sobrando, experimente preparar a sua própria massa. É divertido, saudável, e dá um orgulho... Essa receita é do blog Vegan Dad.

INGREDIENTES

- 1 xícara de farinha
- 1 xícara de semolina
- Pitada de sal
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva (opcional)
- Aproximadamente 1/2 xícara de água

PREPARO

1. Coloque as farinhas e o sal no processador e misture tudo um pouco. 
2. Com o processador anda ligado, (velocidade 6-8), adicione o azeite e a água. Vai parecer farinha de rosca e começar a engrossar quando você acrescentar a água. Aí vai engrossar mais e mais, até formar uma só massa compacta. Quando isso acontecer, está pronta.
3. Remova a massa do processador e trabalhe-a com as mãos até que fique macia. Passe-a pela máquina que vai cortar o macarrão e jogue um pouquinho de semolina por cima.


O sabor da massa fresca, preparada em casa, é outro papo. Dá de 10 a zero em massa de pacote. A receita do pesto preparado em casa também é show. Salteie cogumelos ou o legume ou verdura de sua preferência em azeite de oliva ou óleo de amendoim e bom apetite!

DICAS:

1. Se a massa estiver muito molhada, acrescente mais semolina enquanto a passa pela máquina que corta o  macarrão.
2. Deixar a massa secar por 20-30 minutos depois de cortá-la deixa a massa mais durável, menos molenga e é essencial se você quiser guardar o resto na geladeira pra usar mais tarde. Pendure o macarrão numa das portas do armário da cozinha  enquando a água ferve.
3. Massa fresca cozinha rápido -- mais ou menos 1 minuto quando a água estiver fervendo.

Receita e dicas do spaghetti via Vegan Dad

domingo, 13 de março de 2011

Comida vegana árabe



O chef Alan Chaves ensina a fazer três pratos árabes deliciosos. Go Alan!!

Go vegan!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails