sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Polenta grelhada

Polenta é fácil e versátil. Deliciosa frita ou grelhada, servida no calor ou no friozinho. Essa receita é básica e serve 8.

Ingredientes:

1 litro de água ou caldo de legumes
250g de polenta instantânea
1 punhado de salsinha fresca picada
Sal e pimenta à gosto

Modus operandi:

Aqueça o caldo até ferver e despeje a polenta lentamente, misturando sempre. Adicione a salsinha, o sal e a pimenta e continue mexendo por mais uns 2 minutos. Desligue o fogo, transfira a mistura cuidadosamente para uma assadeira. Deixe descansar por uns 10 minutos para absorver todo o líquido e coloque a assadeira na geladeira por mais uns 20 minutos para solidificar.

Corte a polenta em retângulos, como nas fotos, e com a ajuda de uma espátula coloque-os cuidadosamente na grelha pra dourar. Polvilhe um pouquinho mais de sal e pimenta por cima, se necessário.

Nas fotos ela aparece servida com uma saladinha de grão-de-bico, pimentão vermelho e pedacinhos de seitan frito.

Boa sexta!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pelo fim dos testes em animais


O livro "Alternativas ao uso de animais vivos na educação" do autor Sérgio Greif, esgotado para venda, está disponível para download gratuito no site do Instituto Nina Rosa. Corre lá!

Sempre me perguntam o motivo pelo qual eu sou contra os testes em animais. Todo mundo acha que se é pelo bem da ciência, então esse "sacrifício" animal é justificável. Bem, não é. Há alternativas hoje em dia e tudo está bem explicadinho nesse livro. Faça o download gratuito agora e entenda.

sábado, 15 de outubro de 2011

"Mas comer ovos não mata, nem faz mal a bicho nenhum"

Engano seu. As granjas descartam ainda vivos (jogam no lixo ou amassam com um rolo compressor) os pintinhos machos, pois só interessam as fêmeas - por razões óbvias.


Uma só granja descarta aproximadamente 1.500 filhotes como este por dia. Quando você compra ovos ou come frangos, você financia este crime.

Valeu, Vista-se!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Gazpacho, ¡que rico!

Perfeita para os dias de calor, essa sopa fria é típica da região da Andaluzia, na Espanha, mas também é comum em Portugal (no Alentejo e no Algarve), no México e em países da América Central. O Gaspacho é originalmente vegano, facílimo de fazer (o tempo de preparo é 5 minutos), delicioso, e você pode variar os ingredientes pra deixá-lo mais picante ou mais suave. Essa sopa sempre me lembra o clássico Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos do sensacional Almodóvar.

Eu estava doida pra usar nosso brinquedo novo, o Vitamix, um liquidificador extra-potente que faz TUDO o que você imaginar, desde sorvete a leite vegetal, cream cheese vegano, sopas, sucos, manteiga de amendoim, farinha de grão de bico... Mas você pode fazer Gaspacho num liquidificador comum.

Os ingredientes que usamos nessa receita (cortados em cubo, como na foto acima) foram: 1/2 pepino, 3 tomates, 1/2 pimentão de qualquer cor, 2 dentes de alho, 2 talos de aipo, 1 colher (sopa) de sumo de limão, 1/2 cebola, pimenta do reino, 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, salsinha fresca, manjericão fresco.

Preparação: Ponha todos os ingredientes no liquidificador ou processador e bata tudo até virar uma sopa. Leve à geladeira por pelo menos uns 15 minutos.

¡Buen provecho!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Feliz Dia Mundial dos Animais!

Você é o que você come. Não adianta dizer que tem dó dos bichinhos, que tem um gato e um cachorrinho vivendo felizes na sua casa e que você os leva todo mês pra banho e tosa na petshop. Se você come a carne de bois, porcos, aves, peixes, e se você usa ovos e laticínios pra se alimentar, você não ama os animais. Você os explora cruelmente.

Claro que você não vai lá matar o bicho com suas próprias mãos. Você jamais faria uma coisa dessas, certo? Só que as indústrias por trás desse seu hábito, o fazem da pior forma possível. Não acredite em gado criado solto com comidinha orgânica; em galinhas "felizes" criadas soltas, em criações "sustentáveis" de peixes. Nenhum desses animais deseja morrer. Todos sentem dor, medo e querem preservar suas vidas tanto quanto você.

Os animais não podem pedir pra você, então eu faço isso por eles neste momento. Pare já de consumir produtos animais. Você pode fazer isso com uma facilidade incrível. Basta querer. Informe-se sobre maneiras saudáveis de se alimentar e pare de comprar couro, seda, lã e pele. Comece a mudar o mundo do jeito como você sabe que será melhor: sem violência. A violência começa por nós. Tire isso da sua vida e você vai ver como é bom sentir-se bem, saudável e de consciência limpa.

Os animais desse mundo estão sofrendo horrores neste exato momento, enquanto você lê essas palavras. Não participe mais disso. Não fuja da realidade e não tente se enganar, acreditando que não é tão ruim. É pior do eles deixam transparecer. Eu não vou publicar um video cheio de sangue e gritos neste post. Vou só pedir, em nome dos animais, que você acredite no que eu digo. Mude isso. Você pode. Aí sim, diga que é contra a violência, que tem dó dos bichos, que AMA os animais.

Tenha integridade. Faça a diferença. Seja vegano. Pelos animais e pelo planeta. Sempre.

Posts similares

Related Posts with Thumbnails