segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inarizushi (ou Inari Sushi) 稲荷寿司

É uma bolsinha feita de tofu frito recheada apenas com arroz de sushi. O nome dessa iguaria é uma homenagem ao deus Inari, um deus Shinto que, acredita-se, gostava muito de tofu frito. E eu não o culpo, hehe. Há várias maneiras diferentes de preparar Inari Sushi. Ao comprá-lo, siga as instruções da embalagem, que podem variar dependendo do fabricante. Depois, preencha as bolsinhas com arroz de sushi e decore como quiser.


Arroz de sushi é diferente de arroz branco. É um grão mais curto e quando pronto fica grudento. Dá pra comprá-lo branco ou integral. Para preparar: 1 xícara de arroz de sushi, 2 colheres de sopa de vinagre de arroz (não use vinagre comum) e 1 colher de açúcar não-refinado. Numa panela comum, fogo alto, misture o arroz com 1/4 de xícara de água fria. Deixe ferver sem ficar mexendo. Então, baixe o fogo, ponha a tampa e deixe assim por uns 20 minutos, até ficar firme e absorver a água. Quando estiver macio, tire do fogo. Ainda quente, transfira pra uma tigela, adicione o vinagre e o açúcar devagar, misturando bem ao arroz. Cubra e deixe esfriar por uns 10-15 minutos.

Em Santos, comprei as "bolsinhas" de tofu na loja Oriental House, que fica na Rua Luis de Camões, 213, na Vila Matias. Eles vendem milhões de coisinhas orientais - é bem legal. Seguindo as instruções da embalagem, cortei as bolsinhas ao meio e fervi numa panela grande com água por alguns minutos, esperei esfriar um pouquinho e comecei a recheá-las do meu jeito. Decorei com tirinhas de alga marinha, couve manteiga crua, gergelim preto, molho de pimenta tailandes Sriracha e maionese vegana.

Agora veja as dicas preciosas da Merry, do restaurante Nagasaki Ya, aqui em Santos: 

A minha mãe dá uma "temperada" na bolsinha de tofu fervendo-a um pouquinho num caldo de água, com um fio de shoyu , pitada de açúcar e uma alga kombu ou shitake pra dar sabor de base. Outro macete é usar no tempero do arroz, quando você ferve o vinagre e açúcar, um pedacinho pequeno de alga kombu e uma pitada de sal. Você pode incrementar o inari com uma mistura de legumes, cogumelos (picadinhos e pré-cozidos no shoyu , alga e açúcar), misturados no arroz (usamos bardana, shitake, cenoura, uma alga miuda chamada hijiki, etc.) e é muito comum, quando o inari é só de arroz de sushi puro, enfeitar com gengibre curtido colorido picadinho em cima. (Esse gengibre chama-se benishoga). Ah, dica importante, depois que apagar o fogo do arroz, deixe-o com a panela tampada por pelo menos 20 minutos para ele ficar no ponto certo. Só depois é que se tira, tempera e esfria.

Obrigadíssima, Merry!!

 
Você pode inventar mil maneiras de decorar o seu Inarizushi e deixá-lo ainda mais saboroso. Crie, invente à vontade. Essa iguaria é deliciosa, nutritiva e livre de qualquer sofrimento animal. Aproveite!

おいしい     栄養価が高い      思いやり

4 comentários:

Carlos disse...

estou com água na boca!!! :-P

Roseane Viana disse...

Parece muito bom mesmo.
Você já ouviu falar de chia? Tem alguma dica, receita?

Bjks

Anônimo disse...

Voce ta morando no Brasil?
-korn

Andréa N. disse...

Carlos, toda vez que eu vejo essas fotos, fico aguada de novo, hehe.

Ro, tem chia aqui no Brasil, mas é carérrima. Se eu me empolgar e fizer alguma receita com ela, te conto.

Oi Korn! To morando no Brasil, sim. Viemos pra cá no final do ano passado.

Beijos

Posts similares

Related Posts with Thumbnails