segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inarizushi (ou Inari Sushi) 稲荷寿司

É uma bolsinha feita de tofu frito recheada apenas com arroz de sushi. O nome dessa iguaria é uma homenagem ao deus Inari, um deus Shinto que, acredita-se, gostava muito de tofu frito. E eu não o culpo, hehe. Há várias maneiras diferentes de preparar Inari Sushi. Ao comprá-lo, siga as instruções da embalagem, que podem variar dependendo do fabricante. Depois, preencha as bolsinhas com arroz de sushi e decore como quiser.


Arroz de sushi é diferente de arroz branco. É um grão mais curto e quando pronto fica grudento. Dá pra comprá-lo branco ou integral. Para preparar: 1 xícara de arroz de sushi, 2 colheres de sopa de vinagre de arroz (não use vinagre comum) e 1 colher de açúcar não-refinado. Numa panela comum, fogo alto, misture o arroz com 1/4 de xícara de água fria. Deixe ferver sem ficar mexendo. Então, baixe o fogo, ponha a tampa e deixe assim por uns 20 minutos, até ficar firme e absorver a água. Quando estiver macio, tire do fogo. Ainda quente, transfira pra uma tigela, adicione o vinagre e o açúcar devagar, misturando bem ao arroz. Cubra e deixe esfriar por uns 10-15 minutos.

Em Santos, comprei as "bolsinhas" de tofu na loja Oriental House, que fica na Rua Luis de Camões, 213, na Vila Matias. Eles vendem milhões de coisinhas orientais - é bem legal. Seguindo as instruções da embalagem, cortei as bolsinhas ao meio e fervi numa panela grande com água por alguns minutos, esperei esfriar um pouquinho e comecei a recheá-las do meu jeito. Decorei com tirinhas de alga marinha, couve manteiga crua, gergelim preto, molho de pimenta tailandes Sriracha e maionese vegana.

Agora veja as dicas preciosas da Merry, do restaurante Nagasaki Ya, aqui em Santos: 

A minha mãe dá uma "temperada" na bolsinha de tofu fervendo-a um pouquinho num caldo de água, com um fio de shoyu , pitada de açúcar e uma alga kombu ou shitake pra dar sabor de base. Outro macete é usar no tempero do arroz, quando você ferve o vinagre e açúcar, um pedacinho pequeno de alga kombu e uma pitada de sal. Você pode incrementar o inari com uma mistura de legumes, cogumelos (picadinhos e pré-cozidos no shoyu , alga e açúcar), misturados no arroz (usamos bardana, shitake, cenoura, uma alga miuda chamada hijiki, etc.) e é muito comum, quando o inari é só de arroz de sushi puro, enfeitar com gengibre curtido colorido picadinho em cima. (Esse gengibre chama-se benishoga). Ah, dica importante, depois que apagar o fogo do arroz, deixe-o com a panela tampada por pelo menos 20 minutos para ele ficar no ponto certo. Só depois é que se tira, tempera e esfria.

Obrigadíssima, Merry!!

 
Você pode inventar mil maneiras de decorar o seu Inarizushi e deixá-lo ainda mais saboroso. Crie, invente à vontade. Essa iguaria é deliciosa, nutritiva e livre de qualquer sofrimento animal. Aproveite!

おいしい     栄養価が高い      思いやり

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Contra os testes em animais - Entrevista

Assista abaixo a entrevista de George Guimarães, presidente da ONG VEDDAS, na Record News ontem:



Via Vista-se. Leia mais sobre experimentação animal no VEDDAS.

Você pode ajudar. Torne-se vegano. Boicote produtos e empresas que testam em animais.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Escondidinho de soja


Peguei essa receita deliciosa no blog Cantinho Vegetariano:

Ingredientes

Para o purê:
4 batatas grandes
2 colheres (sopa) de azeite
350 ml de leite de soja (eu usei leite de arroz)
Sal e pimenta a gosto

Recheio:
2 e 1/2 xícaras de carne de soja (PTS) granulada hidratada e escorrida
4 dentes de alho
1 cebola
Pimenta do reino, salsinha, cebolinha e cominho a gosto
Azeite para dourar os temperos
5 colheres (sopa) de shoyu

Preparo

Purê
Descasque as batatas, corte-as em pedaços menores e deixe cozinhar em água fervendo até ficarem macias. Em seguida, escorra a água e passe-as por um espremedor de batatas. Coloque as batatas espremidas em uma panela, leve ao fogo, junte os demais ingredientes e mexa por mais alguns poucos minutos. Reserve.

Recheio
Hidrate a proteína texturizada de soja (saiba como) e reserve. Numa panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola até dourarem. Em seguida, coloque a salsinha, a cebolinha e a PTS. Refogue por alguns minutos e adicione o shoyu e o cominho. Refogue por mais alguns poucos minutos e desligue.

Montagem
Forre o fundo de um pirex com metade do purê. Em cima do purê, coloque o recheio de soja e finalize fazendo outra camada com o restante do purê. Leve ao forno por 15 minutos e está pronto!

Posts similares

Related Posts with Thumbnails