sábado, 27 de abril de 2013

World Vegan Bake Sale - Feira Mundial de Confeitaria Vegana

O Brasil está participando, oba! Campinas (VegVida Alimentação, Consultoria e Cursos), Maringá (Vaca Louca Café Vegetariano), Brasília (Café Corbucci) e Curitiba (Semente de Girassol) estão representando o Brasil nesse projeto mundial que acontece hoje e amanhã. Aproveite!



terça-feira, 23 de abril de 2013

Hamburguer de Okara

 Lá vem mais uma receita de hamburguer. ADORO. :) E eu vivo fazendo esses hambúrgeres ultimamente, porque é muito fácil conseguir okara de graça por aí. Nas feiras livres ou fábricas de tofu, você quase sempre consegue okara de graça. É só pedir. Mas o que diabos é okara? A Elaine, do Cantinho Vegetariano explica.

A receita abaixo foi inspirada nesta aqui. Mas você pode variar os ingredientes de acordo com o seu gosto pessoal e ir encontrando a consistência certa conforme for preparando. Não tem muito segredo. Depois, congele os hambúrgueres e prepare-os (fritos, grelhados ou assados) durante a semana, quando não tiver tempo ou não estiver a fim de cozinhar.

Ingredientes

1 xícara de sementes de girassol cruas (e sem casca) -- já usei também castanhas de caju e funcionou perfeitamente. 
3/4 de xícara de aveia -- já usei farinha de mandioca torrada aqui, e também funcionou horrores
1/4 xícara de farinha de linhaça (totalmente opcional)
2 xícaras de okara
1 cenoura ralada
1/2 cebola picada (ou um punhado de cebolinha picada)
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sopa) de fumaça líquida (opcional, mas eu ADORO)
Sal e pimenta a gosto



Coloque todos os ingredientes no processador ou misture tudo muito bem com uma colher numa tigela funda. Forme os hambúrgueres no tamanho que quiser e leve-os a geladeira até a hora de prepará-los ou guarde no congelador para aqueles dias de correria total.



Sirva com arroz, quinoa, cuscuz marroquino, ou no bom e velho pão de hamburguer com alface, tomate, cebola, mostarda e fatias de abacate, acompanhado de uma porção de salada de repolho cru - a famosa "coleslaw" - como na foto lá em cima. Yum!

Rende uns 10 hambúrgueres deliciosos.



Posts similares

Related Posts with Thumbnails