quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Muffins salgados integrais


Minha amiga Alessandra postou dia desses, em seu perfil no Facebook, uma daquelas fotos de comidinhas apetitosas que deixam a gente aguada e querendo provar na mesma hora. A receita original me pareceu bem fácil e a partir dali fiquei planejando mentalmente minha próxima fornada.

Ontem consegui um tempinho e usei somente os ingredientes que eu tinha. Deu certíssimo. Então, aqui está a minha versão da receita.

Ingredientes secos

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha integral
  • 1 e 1/4 de colher de sopa de fermento
  • 3/4 de colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de cominho em pó
  • 1 pitada de pimenta caiena
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 colher de chá de salsinha seca 

Ingredientes líquidos 

  • 1/4 de xícara de óleo vegetal (usei de girassol)
  • 1 xícara e 1/4 de leite vegetal (usei leite de arroz)

Recheio adicional

  • Meio tomate grande picado
  • 1 punhado bem gordo de espinafre orgânico picado (aqui eu também sugiro cenoura ralada, azeitona, milho verde... o que você quiser)


Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180-200ºC e unte uma assadeira de cupcakes com 10 forminhas. Msture em duas tigelas diferentes os ingredientes secos e os líquidos. Adicione os secos e o recheio à tigela dos líquidos e misture tudo com uma espátula (não mexa demais, apenas misture os ingredientes). Complete cada forminha até a metade com a massa e asse por cerca de 20 minutos ou até dourar. 

Voilá!


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Em defesa do tofu


Esta é a minha singela homenagem a um dos alimentos mais injustiçados que existem. Não sei quantas pessoas já me disseram que não gostam de tofu, geralmente por causa de algum dos problemas citados abaixo e não necessariamente por culpa desse ingrediente tão versátil e saboroso. O texto abaixo não é meu. Eu o traduzi e adaptei do original da Rhea Parsons para o site "One Green Planet". Sou muito fã desse que é um dos alimentos mais nutritivos e uma das melhores formas de se ingerir soja. Espero que seja útil. Dê uma chance ao tofu, vai. E experimente preparar algumas das receitas com tofu que eu já postei aqui no blog

Assim que comprar o tofu, chegando em casa, tire-o da embalagem e mergulhe-o num pote com água filtrada em quantidade que o cubra por inteiro, com um pouquinho de sal marinho. Ele dura uns 2 ou 3 dias na geladeira, mas troque essa água e o sal regularmente no meio tempo.

A foto acima é de um prato delicioso servido no restaurante Nagasaki Ya, em Santos, chamado "Tofu empanado ao molho oriental".  A foto lá embaixo é do meu "filé de tofu". Simples e nutritivo, perfeito para quando estou com pressa.

------

Tofu é delicioso. Não, é serio. Tofu é uma das minhas comidas favoritas, mas não foi sempre assim. Antes de me tornar vegana, eu não suportava tofu. Sempre que eu pedia comida chinesa que incluía "queijo de soja", eu pedia pelamordedeus pra tirarem-no. Quando me tornei vegana, eu sabia que o tofu e eu precisávamos de um novo começo para o nosso relacionamento. O problema é que eu não sabia o que fazer com ele ou como cozinhá-lo. Eu não sabia nem como comprá-lo, porque havia tantos tipos: macio, firme, extra-firme... E por que estava sempre mergulhado em água? Eu estava bem perdida. Em um piquenique vegano, provei alguns já prontos, comprados em loja, e achei saborosos. Depois, num restaurante, comi meu primeiro tofu mexido e fui agradavelmente surpreendida pelo sabor. Eu sabia que tinha que aprender eu mesma a cozinhar o tofu. Levei mais de um ano para aprender a amá-lo e nesse meio tempo, cometi muitos erros. Na verdade, eu acho que fiz todos os erros que se pode fazer com ele. Agora, posso me considerar uma espécie de aficionada em tofu e tento ajudar outras pessoas a aprender com os meus erros. Aqui estão os cinco erros mais comuns feitos com tofu e como evitá-los.

1. Não utilizar o tofu certo na receita


O primeiro erro possível com tofu acontece enquanto você ainda está na loja. Em primeiro lugar, sempre compre tofu feito de soja orgânica / livre de transgênicos. Existem vários tipos de tofu orgânico: macio, médio, firme e extra-firme. Qual deles comprar? Depende do que quer fazer. Você não quer tentar cortar o tofu macio e, em seguida, vê-lo quebrar-se em pedacinhos. O tofu macio é melhor para molhos, cremes, massas e no cozimento. É perfeito para omeletes de tofu e mousses. Pessoalmente, a menos que eu esteja fazendo um molho, eu compro o tipo extra-firme para a maioria das minhas receitas. Ele serve para tudo o que eu tento fazer, seja cortá-lo em cubos para pratos chineses, fatiá-lo para filés ou drená-lo bem e fritá-lo para obter nuggets super crocantes.

2. Não pressionar para retirar a água do tofu 


Esse é o passo que eu menos gosto de fazer, mas se eu não fizer, não vou ter o melhor prato de tofu. O tofu é embalado com água e depois mantido na água. Precisamos tirar essa água e substituí-la com sabor. Não retirar a água do tofu é um dos maiores erros que você pode cometer. Abra o pacote e drene a água. Para isso, você tem que pressionar um pouco o tofu. Eu só não faço isso se estiver com preguiça  na hora de fazer tofu mexido e, mesmo assim, eu aperto o tofu em minhas mãos para tirar o excesso de água. 

Eis como como pressionar o tofu: pegue um prato e coloque papel-toalha. Ponha o bloco de tofu sobre o papel-toalha e coloque outra camada de papel na parte superior do tofu. Ponha um prato ou uma tábua de cortar alimentos por cima de tudo e, em seguida, ponha coisas pesadas por cima, como um livro ou lata de milho verde, por exemplo. A cada meia hora mais ou menos, drene a água que sobra embaixo. Se você não quiser usar toalhas de papel, pode usar só a tábua, mas drene a água algumas vezes. Ou você pode comprar uma prensa de tofu. No final, o bloco de tofu vai ficar menor e mais firme. Se você está planejando cortá-lo em fatias, pode fazer isso primeiro e em seguida pressionar as fatias. 

Se quiser que o tofu tenha uma textura ainda mais densa, mais firme, tente congelá-lo primeiro. Basta remover o tofu da embalagem, colocá-lo em um pote ou envolvê-lo em filme plástico e colocá-lo no freezer por algumas horas. Quando você quiser usá-lo, descongele-o na geladeira e em seguida pressione-o. Esta é uma técnica especialmente boa se você precisa do tofu bem firme e permite que você o manuseie sem que ele se quebre. Eu congelo tofu quando faço nuggets, para que eu possa trabalhar com eles e não me preocupar com eles quebrando.
 
3. Não cortar o tofu corretamente 


Uma vez fui a um restaurante que servia um "club sandwich" de tofu onde o tofu era um bloco gigantesco dentro de fatias de pão. Pior ainda, eu tinha levado um amigo lá para mostrar a ele como a comida vegana é deliciosa e foi assim que ele foi apresentado ao tofu. Francamente, parecia que eles tinham acabado de tirar o tofu do pacote e enfiado assim mesmo no sanduíche. Se você quiser que o seu tofu tenha o máximo de sabor e textura, é melhor cortar em pedaços menores. 

Fatias finas são boas para fazer pratos do tipo filé ou para sanduíches. Basta cortar o bloco de tofu ao meio transversalmente, e em seguida, cortar cada metade em 3 ou 4 retângulos para um total de 6-8 fatias finas. Essas fatias ainda podem ser cortadas em quadrados ou triângulos, dependendo da apresentação que você queira para o seu prato. Eu uso fatias para o meu "Tofu marroquino ao molho de limão e azeitonas" e elas tem o formato perfeito para sanduíches como o meu "Bad Ass Vegan Fish". 

Corte o tofu em cubos para frituras e saladas. Basta cortá-lo em 5 fatias transversais e, em seguida, 4 fatias horizontais. Essas 20 peças podem ainda ser cortadas ao meio pra fazer quadradinhos menores se você quiser. Para as crianças, use cortadores de biscoito para cortar o tofu em forma de corações ou outros formatos divertidos.


4. Não temperar o tofu 

Isso virou uma piada recorrente em casa. Cada vez que vejo uma receita de tofu em alguma revista de culinária, eles instruem o leitor a drenar o tofu, cortá-lo em cubos ou fatias e cozinhá-lo. Isso mesmo - sem marinar, sem temperar, só cozinhá-lo como está. Isso é ridículo. Nessas mesmas revistas, eu nunca iria encontrar uma receita dizendo aos leitores para cozinhar frango ou carne sem primeiro temperá-los. Não temperar o tofu é um dos maiores erros que você pode cometer com ele. Tofu delicioso tem a ver com textura e sabor. Sem tempero, ele vai ficar sem graça e sem gosto. Ninguém quer isso. 

Após remover a água do tofu, encha-o de sabor seja marinando ou temperando. O marinado pode ser tão simples quanto molho de soja misturado com água. A maioria das pessoas inventa uma receita básica para usar em qualquer prato de tofu. Normalmente, é uma combinação de molho de soja, um caldo ou água, óleo e algumas ervas e especiarias como alho, orégano ou páprica. Em receitas étnicas como "Tandoori Tofu", marinar é essencial para o sabor do prato. Certifique-se de secá-lo bem antes de cozinhá-lo para garantir a crocância. 

Se você marinar ou não o tofu, envolvê-lo com temperos secos irá ajudar a adicionar sabor e uma textura crocante quando você cozinhá-lo. Escolha algumas de suas ervas e especiarias favoritas, misture-as em uma tigela pequena e empane o tofu pressionando bem. Quando você fritá-lo, a parte com as ervas vai se tornar uma crosta deliciosa. Para criatividade extra, envolva o tofu em algo além de apenas especiarias como eu faço no meu "Tofu com lentilhas à moda ayurvedica". 

5. Não cozinhar o tofu corretamente 


Depois de todo o esforço de drenagem, prensagem, corte, marinado e temperos, certifique-se de cozinhar bem o tofu. Se você está assando, fritando ou empanando,  seja paciente e cozinhe-o até que fique dourado ou crocante como você quer. Pode levar até cinco minutos de cada lado, dependendo do tamanho dos pedaços. Se você estiver fazendo comida chinesa, misture os cubos de tofu em um pouco de pó de araruta ou amido de milho antes de fritá-los. Isto os deixará super crocantes,  especialmente se você quiser cobri-los com um molho quente, o que pode encharcar o tofu. Eu faço isso com meu "Tofu General Tso" e fica sempre perfeitamente crocante. Eu prometo, se você evitar estes erros comuns, seus pratos com tofu ficarão sempre incríveis ... a menos que você o deixe cair no chão ou queimar. Aí, eu não posso ajudar. Mas use essas dicas e tente algumas das receitas de tofu incríveis aqui do "One Green Planet".


Posts similares

Related Posts with Thumbnails