domingo, 18 de março de 2018

Tabule de okara


Essa delícia combina duas culinárias que eu adoro, a libanesa e a japonesa. A receita é da minha amiga Merry, proprietária do melhor restaurante japonês das galáxias, o Nagasaki Ya, em Santos.

Foi lá que eu experimentei essa iguaria pela primeira vez - criação da Merry para clientes veganos, que são tratados com muito respeito, carinho e atenção nesse restaurante tradicional japonês iniciado pelos pais da Merry e do Jonny, seu irmão. Dois queridos.

 Vamos à receita, que é bem simples:
  • 500g de okara (pronuncia-se 'okará'. Mas que raios é isso? A Elaine explica.)
  • 2 colheres de sopa de mirin (saquê culinário)
  • 1 cebola grande picada
  • 2 pepinos japoneses, picados com a casca (descarte o miolo, a parte das sementes, para não aguar a receita)
  • 2 tomates sem polpa picados
  • Salsinha picada
  • Sumo de 1 limão
  • 1 punhado de hortelã picada
  • Sal, pimenta e azeite a gosto
Misture tudo e deixe na geladeira para refrescar. Pronto!

O okara tem aroma e sabor bem pronunciados, o que é resolvido pelo mirin. Esse prato é muito gostoso, nutritivo e refrescante. Perfeito para o verão.


Anos atrás, quando eu era bem jovem e pescetariana, e quando os brasileiros ainda não tinham descoberto a delícia que é a comida japonesa, eu já frequentava o Nagasaki Ya, que na época ficava na Ponta da praia. Eu era sempre a única não-oriental por lá e achava isso o máximo. rs Além da comida, eu adorava o clima do restaurante que os pais da Merry conduziam tão bem. O tatame, o silêncio, a música oriental ao fundo, as toalhinhas quentes...

Hoje o estabelecimento fica no canal 3 e além da cozinha tradicional japonesa, tem um cardápio VEGANO (com opções lactoveg) criado pela Merry e festival vegano TODOS OS DIAS.

P.S. No Nagasaki Ya, se você tiver sorte, será atendido pela Beth, a melhor garçonete das galáxias. Ela sabe explicar cada item dos cardápios, sempre se lembra dos gostos pessoais dos clientes e ainda adivinha o que a gente quer comer. Juro.


Nenhum comentário:

Posts similares

Related Posts with Thumbnails