sábado, 26 de janeiro de 2019

Mujaddara


Mujaddara ou Mjadra  é um prato da culinária árabe, delicioso e muito simples, que consiste em lentilhas, arroz e fatias de cebola fritas. 

Vamos lá:

Arroz

Lentilha
1 tomate, cebola, batata e cenoura - cortados em cubinhos pequenos
Alguns dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal
Cominho e/ou chili em pó
Cebola fatiada para a guarnição
 

Numa panela grande, cozinhe a cebola em azeite até ficar translúcida. Adicione o alho, o tomate, a batata, a cenoura, sal a gosto e 1 colher (chá) de cominho ou de chili em pó (e quaisquer outras ervas ou especiarias do seu gosto). Misture bem.

Adicione 1 xícara de lentilhas lavadas e escorridas, 2 xícaras de água e deixe o fogo alto até começar a ferver. Cozinhe em fogo brando por 10 minutos.

Acrescente 1 xícara de arroz branco lavado e escorrido, mais 2 xícaras de água e aumente o fogo só até começar a ferver. Cozinhe em fogo brando até perceber (com a ajuda de uma colher ou garfo) que a água já foi e o arroz e as lentilhas estão tenros e no ponto.

Guarneça com fatias de cebola fritas no azeite.


Receita e foto: Rich Nichols 

domingo, 13 de janeiro de 2019

Filé de peixe feliz


Como sempre digo aqui no blog, o peixe é feliz porque está vivíssimo, lá no mar, nadando. Esse aqui é um filezinho totalmente vegetal. D.E.L.I.C.I.O.S.O. e muito simples de fazer.

Peguei a receita inteirinha com as Viewganas.

Ingredientes:
  •  200g de cogumelo shimeji branco (o equivalente a uma cartela)
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo (para misturar ao cogumelo)
  • Farinha de trigo suficiente para empanar
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1/2 colher (chá) de pimenta do reino branca
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 dente de alho picado (opcional)
  • óleo vegetal para fritar (usei o de girassol)

Preparo:

Assista o vídeo das Viewganas porque é bacana e elas dão dicas enquanto preparam. Basicamente, é o seguinte: coloque o cogumelo, farinha de trigo, sal, pimenta e sumo de limão no processador. Bata um pouco, é rapidinho. Não bata demais senão vira uma papa. Modele os filés com MUITO cuidado porque a massa é bem mole mesmo e pode quebrar facilmente. Minha dica é molhar as mãos. Aí, empane também com cuidado e, com a ajuda da espátula que você vai usar para fritar, coloque cada filezinho na frigideira que já deve ter bastante óleo e estar BEM quente. Frite dos dois lados até dourar. Voilá!

Dica pessoal: lascas de alga marinha vão muito bem aqui, acrescentam um gostinho de maresia.

Na minha opinião, esse prato é ótimo porque representa bem o que a gente gosta de mostrar no veganismo:
  1. Qualquer prato da culinária tradicional brasileira pode ser veganizado.
  2. Não precisa necessariamente ser industrializado, muito menos vendido em supermercados por um preço absurdo.
  3. É gostoso e nutritivo.
  4. É versátil. Pode ser servido como aperitivo, acompanhando uma cervejinha, pode surgir num jantar chiquérrimo, servido com arroz e purê, e pode até virar um sanduba sensacional. 
  5. Demonstra, mais uma vez, que ao se tornar vegana a pessoa não está abrindo mão de nada. Ao contrário, ela é apresentada a novos e incríveis sabores.
Agora, seja educade e não pergunte se esses filés têm sabor igual ao animal que é geralmente morto com a boca ensanguentada e/ou asfixiado.

Apesar da aparência bem aproximada, esse prato é só uma isca, haha, pra você deixar o preconceito de lado e experimentar as delícias da cozinha vegana.

Não vai ter o mesmo sabor. Vai ser melhor - na sua boca, no seu estômago e na sua consciência. Eu GARANTO.

Feliz Ano Novo!