Esse é um prato de origem espanhola. A palavra paella vem do catalão para "frigideira". Os três ingredientes principais da paella são arroz, açafrão e azeite de oliva.
Para a nossa Paella vegana de aspargos:
1 cebola picada, 3 dentes de alho picados, 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva, 1 punhado de aspargos frescos (separe as pontas finas), 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo, 2 xícaras de água, 1 pitada de açafrão, sal e pimenta a gosto.
Numa panela de ferro, fogo baixo, frite a cebola e o alho no azeite e junte os aspargos. Mexa por uns 2 minutos, adicione o arroz e aumente um pouco o fogo. Continue mexendo por uns 5-8 minutos. Quando o arroz começar a ficar translúcido, adicione a água, sal, pimenta e o açafrão préviamente dissolvido em um pouquinho de água morna. Continue mexendo, agora por mais uns 5-8 minutos (enquanto o forno aquece a 400 graus F, ou uns 200 Celsius). Coloque as pontas finas dos aspargos por cima da mistura, tampe a panela e leve ao forno por uns 20 minutos.
Sirva por si só ou como na foto: com uma saladinha crua, 2 ou 3 fatias de cogumelos portobello grelhados e algumas rodelas de lingüiça vegana.
E que todos tenhamos um delicioso mês de Abril!
Olá Andréia!
ResponderExcluirAdoro aspargos, mas onde moro não
tem aspargos frescos :-(
Ah, que sacanagem, Izabel. Soh aqueles de vidro, branquinhos, ne? Eu me lembro disso no Brasil. Poxa, que saco isso. E nao se pode nem mandar comida pro Brasil- se nao te mandava uma caixinha de aspargos frescos na boa. :(
ResponderExcluirHuuummm que delícia! Adoro paella e aspargos!
ResponderExcluirVc tá sabendo? Vi lá no http://gente.ig.com.br/juliapetit/
Kate Hudson vai lançar, em parceria com o amigo e cabelereiro David Babaii, uma linha de xampús e condicionadores ecologicamente corretos. Os anúncios da linha chamada "David Babaii for WildAid" foram fotografados por Peter Lindbergh na África. Dez por cento da renda das vendas será revertida para a fundação WildAid.
bjs
Eu vi, Isabella, mas obrigada por avisar- eh sempre bom! Eu ainda quero saber mais detalhes sobre esses produtos. Ainda nao acredito 100% que serao livres de produtos animais e nao serao feitos testes em animais- ja que eu sei que a Kate Hudson nao eh vegana e esta mais preocupada em ter uma linha de beleza organica (natural e saudavel para humanos) do que vegan (completamente etica para com os animais nao-humanos). Vamos aguardar.
ResponderExcluirHummm ... que delícia ... Mas como a Izabel disse aí em cima, aqui a gente não encontra aspargos frescos ... :-(
ResponderExcluirBeijos
Aiiii não sei o gosto dos aspargos frescos, mas tive uma péssima experiência com aqueles de vidro - eu e marido detestamos e olha que gostamos de tudo, hein. Ontem comprei pinhão no mercado pra fazer pesto (quando der tempo, rs), mas adivinha de quem lembrei? Você!!! Beijos, Fê - www.fernandafranca.com
ResponderExcluirCarla, tenta então substituir por algum legume "primo", tipo abobrinha verde ou aquela amarela. Aposto que fica tã bom quanto.
ResponderExcluirFe, eu não comia aspargos no Brasil porque eram aqueles de vidro e acho que sempre são importados pois às vezes já estavam passados. Horrível. Como eu falei pra Carla, dá pra substituir tranqüilo. Dá pra fazer paella com ervilhas, com cogumelos... o céu é o limite. :)
Uau!!!! Que delícia. Eu já vi aspargos frescos por aqui. Bonitas as fotos, são de dá água na boca mesmo!!!
ResponderExcluirRo, tente fazer. Não é difícil.
ResponderExcluirFe, esqueci de dizer uma coisa. Aspargos crus são bem fibrosos - não dá pra mastigar. E cozidos têm um gosto + ou - parecido com abobrinha. Mais ou menos. É difícil comparar.
Nunca comi Paella, porque leva crustaceos, e eu sou mortalmente alergica! Tu sabe que eu sou daquelas que cata verdura pro cantinho, ne? Mas tem verdura que eu gosto. Sabe que nunca experimentei aspargos? Eh bom mesmo?
ResponderExcluirAqui o pessoal adora paella(Bia morou 6 meses em Salamanca, marido quando jovem morou 4 meses la tambem). Eu amo paella e aspargos.
ResponderExcluirVou fazer sim senhora.
bjos,
me
Adorei. Aspargos me lembram alho poró (ou porró?), e acho os dois deliciosos, supersabororsos... Vou imprimir, hehehehehe ;-)
ResponderExcluirLaurinha, eh um espetaculo. Caia de boca nas verduras do cantinho, hehe.
ResponderExcluirLeninha, que legal! Sou louca pra conhecer a Espanha. Minha cunhada (esposa do meu irmao) eh filha de espanhois e o pai dela tem um restaurante no Brasil que eh um espetaculo. Depois me conte como ficou sua paella de aspargos!
Eh verdade, LucianA, lembra mesmo (e os dois nomes estao corretos). Tambem ADORO alho-poro.
ResponderExcluirBom, eu vou testar fazendo de palmito de pupunha... Não vai ficar com esse colorido todo, mas vai ficar "bão demassss". E palmito, só se for de áreas de plantação, viu gente! Porque aqui no norte o pessoal detona as árvores de açaí para pegar o palmito e no sudeste/sul, as palmeiras de jussara. Cuidado ao comprar. Não ajudem o desmatamento.
ResponderExcluirBeijos
Fla, faz um post sobre o desmatamento ilegal por causa do palmito no teu blog. Eu não sabia disso não. Temos que espalhar esse tipo de informação!
ResponderExcluirE já fiquei agüada aqui pelos palmitos. AMO palmito. Me conta depois ou posta fotos no teu blog.
Pronto, já escrevi! hehehe
ResponderExcluirVê se ficou alguma dúvida maior pairando no ar.
Beijo
Fiz hoje, quer dizer, minha fiel escudeira Edileuza, fez hoje! Fizemos com o palmito e para não ficar sem cor, colocamos pimentões de 3 cores. Ficou lindo e gostoso! Acompanhado com uma salada de vagem e milho! So delicious ;)
ResponderExcluirBeijos e vai mandando que a gente vai fazendo.
Aww, Fla, R leu isso e ficou super feliz!!
ResponderExcluir