Mexido de tofu ao pesto com tomatinhos é mais uma receita fenomenal do livro Vegan Brunch. Dá pra fazer molho pesto com nozes, mas o original é feito com pinolis. Mantenha essas minúsculas castanhas no congelador pra que não fiquem rançosas. Pra torrá-las, é só colocar numa frigideira em fogo médio-baixo e mexer de 3-4 minutos. Quando dourarem estão prontas.
O pesto: Pique 1 dente de alho no processador ou liquidificador. Adicione 1/3 (xícara) de pinolis torradas, 2 xícaras de manjericão fresco** (limpo), 1/2 colher (chá) de sal, e bata até ficar tudo bem picadinho. Com o processador ainda ligado, acrescente 3 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de água ou caldo de vegetais/legumes, e 1 colher (chá) de vinagre balsâmico.
O mexido: Pré-aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite e salteie por uns 3 minutos 1 cebola pequena cortada em rodelas. Adicione 1 xícara de tomatinhos e cozinhe por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que a pele deles comece a enrugar. Acrescente 2 dentes de alho picados e mexa por uns 30 segundos.
Aperte 500g de tofu pra tirar o excesso de água e quebre-o com as mãos em pedaços não muito pequenos. Coloque os pedaços na frigideira com o resto dos ingredientes e cozinhe por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione o pesto e um pouquinho de pimenta-do-reino. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos. Sirva imediatamente.
Desta vez servimos com batatas preparadas com cenoura e cogumelos, e bacon vegano. Absolutamente d.i.v.i.n.o! :-D
------
Dicas da autora:
*Você pode preparar o pesto um dia antes e deixar na geladeira, num pote bem fechado.
**Use apenas as folhas do manjericão. As hastes podem deixar a comida amarga.
Tá com uma cara boa, essa receita!
ResponderExcluirLindo demais Andrea... Fiquei com agua na boca. Eu adoro tofu. Vou fazer com certeza :-)K
ResponderExcluir