Aqui nos EUA, esse alho tem vários nomes: spring garlic, green garlic, young garlic, baby garlic. A tradução em português é igualmente variada: alho-de-espanha, alho-espanhol, alho-grosso-de-espanha, alho-mourisco, alho-rocambole. Então, escolha o termo que você quiser (eu preferi chamar de "alho-espanhol") e vamos ao que interessa:
1. Pique 1 talo de alho-espanhol (descarte a parte verde [dura] e a raiz, e use todo o resto).
2. Pré-aqueça o forno a 450°F (+ ou - 235° Celsius).
3. Pique um pimentão vermelho (1/4 de xícara).
4. Fogo baixo, aqueça 3 colheres de azeite de oliva numa frigideira de ferro funda e acrescente 1 xícara de arroz arbóreo, 1 colher (chá) de sal e 1 pitada de açafrão. Misture bem e acrescente o alho-espanhol e o pimentão vermelho. Deixe cozinhar, misturando sempre, até que o arroz fique brilhante, douradinho e o alho-espanhol e o pimentão fiquem macios. Uns 5-6 minutos.
5. Acrescente 1 xícara de vinho branco seco e 1 xícara de água ou de caldo de vegetais. Misture bem. Aumente um pouquinho o fogo e deixe até começar a ferver.
6. Tampe a frigideira e leve ao forno. Deixe assar por uns 20 minutos.
Nota de R (o marido): Nós sempre fazemos risotos e paellas desse jeito. Geralmente usamos azeite, açafrão e cogumelos ou um outro vegetal, como aspargo - ou os dois. Quando vi o alho-espanhol na feira livre local, pensei imediatamente em usá-lo como ingrediente principal de um prato. O pimentão vermelho provavelmente nem era necessário aqui. Às vezes é melhor manter o resultado bem simples, pra não distrair e fugir muito do sabor principal. Você também pode simplesmente preparar o alho-espanhol no vapor e salpicar em cima de um prato de spaghetti.
Pra conferir outras receitas sensacionais de risotos e paellas veganos, é só clicar aqui.
Adorei a receita! Alias, amei os hamburgeres indianos tambem! Vc sempre me salvando nos momentos de zero inspiracao!
ResponderExcluirBjs
adorei esta receita! amo paella (por causa do arroz com açafrao).
ResponderExcluirbeijos deia
Dani e Carlota: obrigada! Aproveitem! :)
ResponderExcluirolá,
ResponderExcluirme deu água na boca aqui.
SEGUINDO,OK ?
eu escrevo sobre :
libertação animal,
reciclagem,
street-art,
receitas veganas,
vídeos engraçados,
dicas em geral,curiosidades
e PERSONAGENS CLÁSSICOS (agora com dread's)
www.dreadpersona.blogspot.com
passa lá deixe um recadin !
beijo
nossa que lindo,voce faz parte da farm sanctuary.
ResponderExcluirmuito legal !
Oi, dreadpersona! Já fui lá visitar você e deixei um alô. Bem legal o seu cantinho. Já está na lista do brazil nut. Abraços.
ResponderExcluirOi esse alho seria o poró? ou alguma vertente dele?
ResponderExcluirNão é alho poró não. Esse alho-de-espanha é raro, dificílimo de encontrar. Você pode preparar a paella com alho-poró, mas é outra coisa. E eu nunca achei o alho-de-espanha pra vender no Brasil. Espero ter esclarecido. Beijo!
ResponderExcluir