Os óleos vegetais usados na cozinha podem servir a nossa saúde de várias maneiras.
Óleo de linhaça: rico em omega-3, reduz inflamação, ajuda a prevenir artrite e doenças do coração, e diminui constipação. Melhor uso: não serve pra cozinhar. Adicione o óleo a vitaminas (smoothies), ponha umas gotinhas sobre a comida ou use como tempero pra saladas (é o que eu faço).
Óleo de côco: contém ácidos graxos, que contêm propriedades antivirais e antimicrobiais e melhora a função imunológica. Melhores usos: saltear alimentos em fogo médio, alternativa a margarina, manteiga, e pra assar alimentos no forno em fogo médio.
Azeite de oliva: tem o maior conteúdo de gordura boa para o coração do que qualquer outro óleo. Seus poderes antioxidantes ajudam a prevenir contra o câncer. Melhores usos: saltear alimentos em fogo baixo, tempero pra saladas e molhos.
Óleo de cânhamo: contém uma quantidade balanceada de omega 3 e 6 e ácidos gama-linoleico (AGL) e estearidonico (STD) que ajudam a aliviar problemas na pele. Melhores usos: saltear alimentos em fogo baixo ou médio, tempero pra saladas e marinados.
Óleo de nozes: pode diminuir o risco de doenças do coração; rico em antioxidantes, contém melatonina (que regula o seu relógio interno). Melhores usos: saltear alimentos em fogo médio, assar, imergir, tempero pra saladas, fritar.
Óleo de canola: rico em ácidos alpha-linoleicos omega-3 e linoleicos omega-6, que ajudam a prevenir doenças do coração. Melhores usos: assar no forno em fogo médio, saltear, grelhar, tempero pra saladas e fritar.
Óleo de semente de uva: excelente fonte de vitamina E antioxidante e omega-6. Melhores usos: fritar em fogo médio e saltear alimentos, tempero pra saladas.
Óleo de abacate: gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir o risco de ataque cardíaco, câncer e diabetes; diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Melhores usos: saltear em fogo alto, imergir, fritar, grelhar e tostar.
---------
*Informações obtidas na Revista Natural Health deste mês. Tradução livre minha.
Dedé, muitos produtos de limpeza também são testados em animais, como você sabe.
ResponderExcluirAqui na França muitos vegans utilizam vinagre p/ limpar TUDO, absolutamente tudo, ja que não é perigoso p/ saude, p/ o meio ambiente e é natural (The Perfect Household Cleaner).
Você ja escreveu sobre isso ?
Beijos !
Que informações ótimas!!! preciso colocar seu blog nos meus favoritos!!!adorei esta do azeite..
ResponderExcluirSou omnivoro, apesar de não comer carne contudo como lacticinios e esporadicamente algum peixe, e me preocupo em ter uma alimentação minimamente saudável, dentro do que a banalização do uso de pesticidas e outros agrotóxicos e sua consequente contaminação de produtos e meio ambiente me permitem; e não é sem alguma surpresa que vejo em diversos sites vegetarianos e veganos a apologia do uso de alimentos genéticamente modificados. A saber o "óleo canadiano", sim o "extremamente saudável" óleo de canola; quem procure em qualquer enciclopédia de botânica pela planta "canola" e verá que não vai encontrar pois tal não existe. O que poderá encontrar talvez é planta de colza genéticamente modificada. Não vou enumerar os efeitos que tal tipo de manipulação" poderão provocar" para a saude e o meio ambiente pois não existem ainda estudos conclusivos (principalmente por não existirem financiadores para tais estudos[por que será])mas o que se sabe é que o original é utilizado para fins industriais e como insecticida, e que nos finais da decada de 70 e principios da de 80 do século passado foi responsavel por diversas dezenas de mortes em Espanha por ter sido utilizado para adulterar o azeite(óleo de oliva para brasileiro) por parte de pessoas sem escrupulos. Eu na minha opinião acho que se o dito produto é tao inócuo e tem tantos beneficios porque se esconde a sua origem sobre a alcunha de "canadian oil" vulgo canola. Quem, diz que se preocupa, com a natureza, pretendendo incentivar principios éticos e defender todos os animais também deveria procurar defender um outro animal, o "Homo Sapiens", pois cada vez mais está em risco, ou pelo menos a sua saude e bem estar, sendo presa das grandes multinacionais da agro-industria. Bem hajam por viverem de acordo com valores e principios éticamente responsáveis.
ResponderExcluir