Cubinhos de
tempeh caramelizados numa mistura à moda italiana d-e-l-i-c-i-o-s-a, salteados no azeite com pimentão vermelho, cebola e cogumelos, e então servidos sobre uma porção de quinoa (campeã em proteína)! Hmmmm...olha só como é fácil.

Pra marinar os 250 gramas de tempeh:
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres e 1/2 (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 colheres e 1/2 (sopa) de molho de soja (a gente usa Tamari)
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha picada
- 1 colher (chá) de tomilho seco
- 1 colher (chá) de manjericão seco
- 1 colher (chá) de alecrim seco
Corte o tempeh em cubos pequenos. Misture os ingredientes acima num pote com tampa. Adicione o tempeh, feche o pote e chacoalhe com cuidado até que todos os pedaços, ou "nuggets" estejam cobertos com o molho. Deixe o pote na geladeira por uma hora ou durante uma noite inteira. Chacoalhe o pote de vez em quando, pra que todos os nuggets sejam envoltos com o molho e o absorvam bem.

Aqueça uma frigideira grande (nós usamos uma panela wok, aquela frigideirona chinesa) em fogo médio. Adicione o conteúdo inteiro do pote (ou seja, o tempeh cortado em cubos e marinado no molho por pelo menos uma hora) e cozinhe por 10 minutos, mexendo bem até que comece a caramelizar.
R, então, adicionou à panela: cogumelos cremini fatiados, cebola picada e pimentão vermelho picado e misturou tudo mais um pouco, colocando mais um pouquinho de azeite, sal e pimenta-do-reino.

Servimos essa mistura, que ficou MARAVILHOSA, sobre
quinoa. Fazer quinoa é simplérrimo. A receita básica se faz assim: aqueça um pouquinho de azeite numa panela média; acrescente, se quiser, alho e cebola, e deixe cozinhar por alguns minutos; adicione 1 xícara de quinoa, sal a gosto e 2 xícaras de água ou de caldo de vegetais. Mexa bem. Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (até que a água seja toda absorvida). Pronto!
O sabor forte do tempeh ficou perfeito com o molho apimentado que ficou marinando por algumas horas na geladeira. A quinoa (alguns chamam no Brasil de "quínua") você pode substituir por arroz ou pela sua massa favorita, ou ainda cuscuz marroquino.
Receita do molho pra marinar via
Kozmic Blues
Pareceu muito bom!!!
ResponderExcluirA primeira receita que usei quando experimentei tempeh! Muuuito bom =)
ResponderExcluirJá faz parte da ementa daqui de casa e foi direitinha para o meu blog (com devidos créditos, claro). Obrigada pela dica =)
http://vegeliciousblog.blogspot.com/