Pizza vegana nada mais é que não colocar nenhum tipo de queijo ou carne em cima dela. Só isso. Não há nada de extravagante ou misterioso nos ingredientes da massa. Se você já fez ou viu alguém fazer massa de pizza, vai perceber que na essência, toda pizza é vegana. Não há leite ou ovos incluídos nos ingredientes. O "problema" está na hora de colocar por cima o que você vai apreciar. Então, em vez de lingüiça calabresa ou pepperoni, ovos ou aquela montanha de mozzarela ou queijo catupiry, coloque qualquer ingrediente vegetal que você tiver vontade. O molho pode ser de tomate, mas experimente usar pesto, como nós fizemos desta vez.
Na foto acima, nossa pizza está pronta pra ir ao forno. Para a massa: 4 xícaras de farinha (nós usamos 2 de farinha de trigo e 2 de farinha integral), 3 xícaras de água morna, 1 pacotinho de fermento (ou 1 colher e 1/2), 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Coloque a farinha em uma tigela e adicione o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma colher de pau. Acrescente o sal e trabalhe com as mãos até obter uma massa meio pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um pano de prato e deixe por uns 15-20 minutos. Ela irá crescer. Agora, com as mãos levemente enfarinhadas, trabalhe um pouco a massa e forme uma bola. Divida-a ao meio (ou divida-a em 3 partes, se você prefere uma pizza mais fina e crocante, como eu) e com a ajuda de um rolo de macarrão, estique e amasse cada pedaço, obtendo os círculos no tamanho da fôrma que você vai usar. Enquanto isso, o forno aquece.
Transfira a massa para a pedra ou fôrma. Para o molho pesto, veja nossa receita aqui.
Agora que a massa está perfeita pra ser preparada, você coloca por cima o que quiser. Nós distribuímos uma quantidade boa do molho pesto por toda a superfície, e alguns legumes que compramos ontem na feira livre aqui da esquina: fatias finas de beringela branca, pimentão amarelo, tomates pequenos, folhas frescas de manjericão e azeitonas pretas. (Pense na quantidade infinita de ingredientes vegetais deliciosos que você pode adicionar: brócoli, pimentão verde, vermelho, champignon (cogumelos), cebola, lingüiça de soja, etc.). Levamos ao forno (fogo alto) por mais ou menos 20 minutos- checando de vez em quando pra ver se já estava dourada o suficiente. Pronto!
Servimos com queijo parmesão fake ralado por cima. Mas você pode usar o que quiser: orégano, alho em pó, pimenta vermelha ralada... Use a imaginação e crie pizzas deliciosas, diferentes e VEGANAS - isto é - sem nenhum ingrediente animal. Impressione os amigos ou o seu amor. :) Vocês vão ver que delícia que é fazer pizza sem culpa, sem tortura, sem sangue.
Go vegan!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e por registrar aqui a sua opinião! Os comentários são moderados (pra evitar spam) então não se preocupe se você não vir o seu publicado na mesma hora. Volte sempre que quiser!