Adaptei a receita sensacional da Renata (do site VegVida) para o que eu tinha em casa e acrescentei coisinhas do meu gosto pessoal. Ficou uma coisa de louco esse queijo. E é muito fácil.
Coloquei num liquidificador 1/2 xícara de macadâmias cruas, 1 colher (sopa) de levedura nutricional, 1 colher (chá) de sal, 1/2 colher (chá) de cúrcurma, 1/2 colher (chá) de páprica doce e uma pitada de pimenta-do-reino. Bati até virar uma farinha fina.
Numa panelinha em fogo alto, coloquei 1 e 1/2 xícara de água filtrada e 5 colheres (chá) de pozinho de ágar-ágar. Mexendo sempre, deixei ferver por quase 2 minutos e desliguei o fogo. Transferi essa mistura rapidamente para o liquidificador, onde estava a farinha de macadâmia, acrescentei 1 colher (sopa) de azeite e o sumo de 1/2 limão. Bati tudo de novo. Coloquei essa mistura num pote redondo untado com azeite e levei à geladeira. Ficou lá até endurecer - uma hora e pouco. Pronto!
Você pode salgar ou apimentar ao seu gosto, e também deixá-lo mais ou menos amarelinho - usando cúrcuma ou açafrão. Sirva como aperitivo, em torradinhas, ou faça queijo quente (foto acima). Você pode também ralar o queijo de macadâmia e servir sobre massa ou pizza... use a imaginação. Esse queijo não contém soja, glúten, gordura ruim ou sofrimento animal. É TUDO de bom! :)
Menina, o seu queijo ficou um espetáculo! A foto tá de dar água na boca. E, como você disse, ele ficou muito gostoso... a nota é 1000!! Parabéns, minha querida, pela remodelagem da receita e pelo post!
ResponderExcluirVou fazer aqui em casa - você deu coragem! Hahaha!!
Beijos,
Vagaluminha
Criatividade é tudo. Assim mais opões chegam a mesa de quem é e quem não é Vegan. Bjks e bom domingo!
ResponderExcluirEsse eu tambem estou de olho pra fazer. Parece um pouquinho complicado, mas eu adoro um challengezinho.
ResponderExcluir