Receita Via
Vegetarian Times.
Serve 4 porções
Fica pronto em no máximo 30 minutos
Ingredientes:
- 1 couve-flor grande, cortada em floretes pequenos
- 4 colheres (chá) de azeite (usadas separadamente)
- 2 dentes de alho, picados
- 2 colheres (sopa) de tahini (aquela pasta de gergelim - receita no final do post)
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- ¼ de colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 1 colher (chá) de sementes de gergelim torradas
Preparo:
- Posicione a prateleira do forno na parte mais alta e pré-aqueça-o a uns 220 graus Celsius.
- Numa tigela, misture bem a couve-flor a duas colheres (chá) de azeite e ponha um pouquinho de sal.
- Espalhe a couve-flor sobre uma fôrma grande, lisa, previamente untada (ou use uma folha de papel manteiga), e asse por 12 a 15 minutos, ou até que a couve-flor esteja macia e levemente dourada.
- Enquanto isso, numa panela pequena, aqueça em fogo médio as 2 colheres (chá) de azeite restantes. Salteie o alho por 1 ou 2 minutos. Junte o tahini e o sumo de limão, 5 colheres (sopa) de água e sal. Deixe cozinhar em fogo brando por 1 ou 2 minutos. Tire do fogo.
- Divida a couve-flor nos pratos que for servir. Misture o molho e sirva-o com cuidado por sobre a couve-flor. Polvilhe a salsinha e as sementes de gergelim por cima.
Esse prato é super leve (baixíssimas calorias), altamente saboroso e nutritivo. A simplicidade dele engana. Na verdade é um prato luxuoso que não precisa de muito acompanhamento - talvez uma porção de arroz integral e/ou uma saladinha da sua preferência.
Se perto de onde você mora é difícil encontrar tahine pronto pra comprar, faça-o em casa...
Tahine caseiro: Moa 1 xícara (chá) de sementes de gergelim branco com 1 colher (chá) de óleo de gergelim em um processador e vá adicionando água morna (e sal a gosto) até que fique macio.
A couve-flor é riquíssima em sais minerais (potássio, cálcio, fósforo, magnésio, silício, ferro) e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.
As sementes de gergelim (assim como o tahine, claro) também são ricas em minerais (manganês, ferro, cobre, fósforo, cálcio), vitaminas do complexo B e E, e são um poderoso antioxidante, que além de ter propriedades anti-cancerígenas, bloqueiam a produção excessiva de colesterol.
O limão é o rei dos alimentos curativos - além de ajudar a queimar gorduras, aumenta o poder do sistema imunológico.
Além de tudo isso, combinados, os ingredientes acima produzem uma refeição deliciosa. Experimente e saboreie sem moderação! ;-)