quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Está vendo este focinho?

Este é um dos dez mil bovinos que neste momento estão amontoados em um navio-curral de vários andares, viajando em direção ao Egito e não é para conhecer as pirâmides. Eles estão submetidos às piores condições, nas quais passarão quase um mês, tempo que dura esta viagem absurda.

Tudo porque estão sendo exportados como se fossem coisas, como se não tivessem apego à vida, como se não estivessem em pânico, como este da foto, que busca um pouco de ar, tem a sorte de estar numa beirada, e tenta entender onde está, entender como foi parar tão longe de onde vivera até então e o que fez para merecer estar ali. Sem seus conhecidos, sem a alimentação que estava acostumado a buscar nos campos, sem um espacinho para deitar e ruminar.

Está esmagado, porque o lucro depende de quantos cabem em cada compartimento. Não sabe ainda que muitos morrerão no caminho e serão jogados no mar, que talvez ele seja um deles e que morrer no caminho talvez seja um prêmio.

Quem não morrer prosseguirá, dia após dia, até chegar ao ponto final onde não encontrará pastagens verdejantes, mas sim os homens que os conduzirão à morte. Como são mortos os bois no Egito? Nem imaginamos. Talvez seja até pior do que é no Brasil. Quem tem o direito de tirar as vidas destes animais que nada fazem a não ser se submeter a tudo? Que crime eles cometeram que não o de serem dóceis? O de ter uma carne que os egípcios e os brasileiros e tantos outros gostam de ter à mesa por nunca terem pensado nos direitos animais ou por puro egoísmo.

Fonte: GAE - Grupo pela Abolição do Especismo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Purê de batatas com couve-flor


Essa receita eu peguei no livro "Appetite for Reduction", mais uma obra prima da Isa Chandra Moskowitz. Esse livro contém dicas e receitas sensacionais que têm por objetivo reduzir: reduzir o consumo de ingredientes não muito saudáveis, reduzir nosso impacto no meio ambiente, reduzir a conta do supermercado, e claro, reduzir o sofrimento animal. Todas as receitas acompanham a quantidade de calorias e dados nutricionais. Recomendo MUITO.

O purê de batatas com couve-flor, chamado no livro de "Caulipots", é um exemplo de acompanhamento clássico ("purê de batatas"), meio pesado, ótimo para o inverno, que nessa variação recebe um toque light e fica perfeito para o verão brasileiro.

Purê de batatas com couve-flor

Ingredientes:
  • 2 batatas grandes, cortadas em pedaços médios (eu lavo bem e deixo com a casca)
  • 1/2 couve-flor, cortada em pequenos floretes (3 xícaras)
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 a 4 colheres (sopa) de caldo de legumes
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • Várias pitadas de pimenta-de-reino fresca, moída

Coloque as batatas numa panela grande  e cubra com água. Ponha água a mais na panela para a couve-flor que virá em seguida. Deixe ferver. Baixe o fogo, adicione a couve-flor e deixe cozinhar até que a batata e a couve-flor fiquem macias - uns 15 minutos.

Escorra a água e ponha tudo de volta na panela. Com a ajuda de um amassador de batatas, amasse tudo muito bem. Acrescente o azeite, 2 colheres de caldo de legumes, o sal e a pimenta. Eu gosto de misturar também um pouquinho de pimenta chili em pó (além de deliciosa, ela é um ótimo estimulante das secreções gastro-intestinais).

Use um garfo pra ter certeza de que todos os ingredientes estão bem misturadinhos. Se necessário, adicione mais 2 colheres de caldo de legumes. Experimente pra ver se está bom de sal. Sirva morno.

Serve 4 porções
Tempo de cozimento: 15 minutos
Tempo total de preparação: 40 minutos

Cada porção (1/4 desta receita) tem:
  • 190 calorias
  • 3.5g de gordura total
  • 0.5g de gordura saturada
  • 0g de gordura trans
  • 5g de fibras
  • 6g de proteínas
  • 0mg de colesterol
  • 370mg de sódio
  • 100% de vitamina C
  • 4% de cálcio
  • 10% de ferro
Minha sugestão? Sirva com bifinhos de seitan, ou tofu assado com alecrim, ou então filés de frango à milanesa.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Sacos de lixo em casa

Plástico faz mal ao meio ambiente e mata animais marinhos - disso todo mundo já sabe. Forre suas cestas de lixo com jornal usado. Aqui está o passo-a-passo. Clique na foto abaixo, feita por Juliana Valentini, do blog De Verde Casa, pra vê-la maior:

Seja vegano, pelos animais e pelo planeta!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Waffle de milho

 
Essa receita está num dos meus livros favoritos, o Vegan Brunch, da Isa Chandra Moskowitz.Você pode pensar que os waffles ficarão muito densos por causa da farinha de milho, mas não. Por incrível que pareça ficam leves, fofos, deliciosos.

Ingredientes:
  • 2 xícaras de leite de amêndoas (ou o seu leite vegetal favorito - eu uso leite de arroz caseiro)
  • 1 colher (chá) de vinagre de maçã
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de milho
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 1/4 de xícara de açúcar (ou 2 colheres de açúcar pra não ficar muito doce - eu uso uma só)
  • 1/4 de xícara de óleo de canola
  • Óleo pra untar a chapa de waffle

Pré-aqueça a chapa (maquininha) de waffle. Ponha o leite numa tigela pequena e adicione o vinagre. Misture os dois e deixe de lado por alguns minutos pra que coalhe.

Numa tigela grande, misture a farinha de milho, a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e o açúcar. Faça um buraco no centro e adicione a mistura de leite e o óleo também. Misture tudo cuidadosamente com uma colher até que fique tudo mais ou menos macio. Use um spray ou pincel de cozinha pra untar a chapa de waffle. Ponha a massa a colheradas na chapa e deixe cozinhar de acordo com as instruções da maquininha.

Acorde tarde no domingo, faça café e compre jornal. Faça os waffles de milho, sirva com margarina vegana por cima, esparrame-se no chão enquanto lê o seu jornal tijolão e ouve sua música favorita. *Segredo de felicidade*

Happy Valentine's Day!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Yakimeshi vegano

"Yakimeshi" ou "Chāhan" significa "arroz frito" e parece tão simples, né? E é, mas ainda assim é também uma refeição completa, satisfatória e rápida no preparo. Quer ver?

Dessa vez usamos: 1 xícara e 1/2 de arroz integral cozido, cebolinha picada, um pouco de alho-poró picado, 300 gramas de tofu firme cortado em cubos, óleo de canola (pra fritar), sal, molho de soja, gergelim preto torrado, tempero chinês em pó (5-spices) e coentro em pó. Rendeu 2 porções. Você pode adicionar os ingredientes que quiser e os temperos que preferir. Esse prato é ótimo pra quando se quer "limpar" a geladeira.

Leve uma frigideira grande ou panela wok ao fogo alto e espere-a esquentar bem, antes de colocar o óleo (1 colher de sopa) pra fritar. Adicione a cebolinha e o alho-poró. Deixe fritar por 1 minuto enquanto mexe. Acrescente o tofu e vá mexendo tudo enquanto ele doura. Agora adicione o arroz e o resto dos ingredientes e de novo, vá mexendo tudo -- uns 3 ou 4 minutos. Se perceber que está muito seco, pode acrescentar um pouquinho de água, mas bem pouco. Quando estiver tudo dourado, é hora de tirar do fogo e servir.

Esse prato oriental é um ótimo exemplo de como é fácil e barato preparar comida vegana. Comida gostosa, cheirosa e sem um traço de violência, exploração ou sangue. Do jeito que a gente gosta.

E FELIZ ANO DO DRAGÃO!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Selinho para o blog e convite a um desafio

A Isis me mandou esse selinho carinhoso e um desafio interessante, e como eu sou fã da Isis, me senti lisonjeada! Aqui estão as regras:

1. Mandar o link para a pessoa que nos ofereceu o desafio.
2. Preencher o formulário com as perguntas.
3. Oferecer a 10 blogs e informá-los por comentário ou e-mail.
4. Partilhar 7 pensamentos aleatórios sobre nós.

Peço perdão logo de cara por quebrar as regras e não oferecer o desafio a 10 blogs, mas ultimamente anda impossível pra mim visitar outros blogs com a calma que eu gostaria, então faço aqui um convite a quem quiser participar.

1. Nome da música favorita
Uma das é "Catavento e Girassol" do Guinga.

2. Nome da sobremesa favorita
Não sou muito chegada a doces, mas acho que sorvete vegano vai sempre bem.

3. O que me tira do sério?
Crueldade contra os animais.

4. Quando estou chateada?
Quando estou com TPM.

5. Qual o meu animal de estimação favorito?
Assim como a Isis, depois que entendi o veganismo, isso de "animal de estimação" não existe mais para mim. Temos uma cachorra pitbull como companheira há 7 anos e meio. É uma alegria tê-la por perto.

6. Preto ou branco?
Preto.

7. Maior medo?
Perder entes queridos.

8. Atitude quotidiana?
Tomar café.

9. O que é perfeito?
Nada e ninguém.

10. Culpa?
O tempo todo. Por não fazer mais pelos animais, pelas pessoas próximas, pelo mundo. Vou administrando esse sentimento como posso.

Sete fatos aleatórios sobre mim:

1. Sou estudante de Teosofia há uns 20 anos.
2. Não sigo nenhuma religião e penso que as religiões são o que mais atrapalha a evolução da humanidade.
3. Sou super ranzinza e invocada - desde pequenininha.
4. Apesar disso, adoro fazer amigos e tenho facilidade pra isso. Go figure.
5. Sei assobiar bonito e bem alto. :P
6. Minha atividade favorita é ficar em casa ouvindo música e cozinhando para os amigos.
7. Sou extremamente teimosa e impaciente. Ninguém é perfeito. :)

Posts similares

Related Posts with Thumbnails