Vi essa receita fantástica no blog da Pamela, que por sua vez, pegou a idéia no blog Post Punk Kitchen. Segui à risca, pois como já falei aqui, não sei improvisar na cozinha; sigo receitas ao pé da letra. Nesse caso, deu certíssimo!
Olha eu aí, concentradíssima, me preparando pra enfiar a faca...no brócoli.
Quiche de brócoli
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média, picada
3 dentes de alho picados (usei 6)
3 xícaras de brócoli bem picado
1 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de estragão seco
1/2 colher (chá) de turmérico (ou coloral)
1 colher (chá) de sal e 2 de pimenta
2 colheres (sopa) de água
1/2 xícara de castanhas-de-caju cruas, sem sal
1/2 quilo de tofu extra firme
1 colher (chá) de mostarda pronta (dijon ou a marca que você preferir)
A receita sugere tomates-cereja pra decorar, mas eu não usei.
O último ingrediente é massa para uma torta salgada de 30cm. Faça à sua maneira. Eu comprei pronta. Aqui tem uma receita (em inglês). Alguém sabe se vende pronta no Brasil?
Pré-aqueça o forno a 350F (175 graus Celsius). Asse a massa da torta por uns 10 minutos e retire do forno. Enquanto isso, prepare o recheio.
Aqueça uma panela de ferro em fogo médio. Acrescente o azeite de oliva e salteie a cebola e o alho por uns 3 minutos. Adicione o brócoli, o tomilho, o estragão, o turmérico, o sal e a pimenta. Cozinhe por uns 10 minutos, até ficar macio. Se começar a ficar muito seco, acrescente as duas colheres de água (eu acrescentei quatro).
Enquanto isso, bata no processador as castanhas-de-caju até quase virar um pó. Aperte o tofu pra tirar o excesso de água, e bata no processador junto com a mostarda. Junte as castanhas-de-cajú moídas, até que tudo vire uma massa macia.
Quando a mistura do brócoli que está na panela ficar pronta, adicione uma xícara dela à mistura que está no processador e deixe misturar.
Transfira agora essa mistura para uma tigela e adicione o resto do brócoli da panela e mexa tudo bem, com uma colher de pau. Com a ajuda de uma espátula de borracha, espalhe tudo com cuidado por cima da massa de torta. Agora é a hora de decorar com os tomates-cereja, se você quiser.
Leve ao forno e deixe por 40 minutos, até as bordas ficarem douradas.
Deixe esfriar por pelo menos 10-15 minutos antes de servir. Bon appétit!
Desde o ano passado eu queria tentar experimentar uma receita de quiche, já que quando eu era ovo-lacto-vegetariana, quiche era um dos meus pratos favoritos. Essa receita não é difícil e o resultado é maravilhoso. E os animais agradecem!
8 comentários:
Gostei de tudo! Ficou linda de Kill Bill de avental, versão morena.
;)
Essa receita é uma graça, hein! E ficou apetitosa
Quiche!!! Yum!
A receita parece deliciosa, mas o post de hoje ficou bárbaro mesmo com sua foto de "malvada" do brócoli, rsrsrsrsrs, adoreeeeei! beijos.
Hehe, thanks girls.
Esse anel de "formatura" vem de brinde dentro do quiche ;-)
Izabel, sabe que toda vez que eu vejo isso em filme eu fico aflitíssima? Eu enguliria um anel assim na boa. E teria um ataque de desespero, né?! :)
Outro dia o Flavio fez uma quiche de queijo deliciosa. Aqui na Alemanha vende a massa pronta e parece massa folhada. Fica bom também. Eu sou ao contrário de você, quase não sigo a risca a receita. Antes segia e não dava certo, agora sempre faço alguma alteração mesmo não planejada. Bjks
Eu tava atrás exatamente dessa receita desse livro! OBRIGADA!
Postar um comentário