Eu nunca gostei de quiabo. Sempre achei uma coisa gosmenta e nojenta, sendo bem sincera. Mas ganhei quiabo orgânico e resolvi encarar o desafio. E não é que ficou bom?
Além disso, o quiabo tem vitamina K, vitamina C, vitamina E, ácido fólico, riboflavina, manganês, cobre, ferro, fósforo, cálcio, zinco e selênio. Ajuda na saúde cardiovascular e é ótimo para os diabéticos.
Então, preconceitos à parte, quiabo é um legume (ou fruto, se você preferir) incrível e, pode sim, ficar delicioso. A receita abaixo foi inspirada na original Air-Fried Okra, da incrível Bianca do blog Vegan Crunk. Os ingredientes extras, são ideia minha.
Vamos lá...
Quiabo Frito
Rende 2 porções
Ingredientes:
- 20 vagens de quiabo fresco, fatiadas (usei o quiabo orgânico que ganhei)
- 2 colheres (sopa) de pó substituto de gema de ovo (eu tinha ainda as sobras de Vegan Egg que ganhei há alguns meses)
- 1/2 xícara de água gelada
- Sal a gosto (usei sal defumado)
- 2/3 de xícara de farinha de rosca
- Um pouquinho de levedura nutricional (opcional - eu usei a marca Bionetic sabor bacon, vendida no Brasil)
- Páprica defumada a gosto
- Um pouquinho de azeite de oliva
Modus operandi:
Em uma tigela pequena, misture o pó substituto de ovo, a água e o sal até engrossar. Use um fuê.
Despeje a farinha de rosca em uma tigela separada, junte a levedura nutricional e a páprica.
Coloque o quiabo na mistura do substituto de ovo, água e sal e misture bem até que fique tudo bem coberto e, em seguida, transfira o quiabo para a tigela da farinha. Adicione um pouquinho de azeite e misture bem.
Coloque o quiabo na cesta da air fryer. Aqueça em 200 graus por 10 minutos. Mexa/Chacoalhe. Aqueça por mais 10 minutos ou até que fique dourado e crocante.
É isso. Além de super nutritivo, ele pode sim ficar gostosinho e NADA gosmento. Dê uma chance a ele. Esta vegana que vos escreve, depois de 10 anos de veganismo, continua descobrindo sabores incríveis e alimentos saudáveis. Isso é demais. E nunca acaba. Juro.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário