Pra marinar os 250 gramas de tempeh:
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres e 1/2 (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 colheres e 1/2 (sopa) de molho de soja (a gente usa Tamari)
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha picada
- 1 colher (chá) de tomilho seco
- 1 colher (chá) de manjericão seco
- 1 colher (chá) de alecrim seco
Aqueça uma frigideira grande (nós usamos uma panela wok, aquela frigideirona chinesa) em fogo médio. Adicione o conteúdo inteiro do pote (ou seja, o tempeh cortado em cubos e marinado no molho por pelo menos uma hora) e cozinhe por 10 minutos, mexendo bem até que comece a caramelizar.
R, então, adicionou à panela: cogumelos cremini fatiados, cebola picada e pimentão vermelho picado e misturou tudo mais um pouco, colocando mais um pouquinho de azeite, sal e pimenta-do-reino.
Servimos essa mistura, que ficou MARAVILHOSA, sobre quinoa. Fazer quinoa é simplérrimo. A receita básica se faz assim: aqueça um pouquinho de azeite numa panela média; acrescente, se quiser, alho e cebola, e deixe cozinhar por alguns minutos; adicione 1 xícara de quinoa, sal a gosto e 2 xícaras de água ou de caldo de vegetais. Mexa bem. Deixe ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos (até que a água seja toda absorvida). Pronto!
O sabor forte do tempeh ficou perfeito com o molho apimentado que ficou marinando por algumas horas na geladeira. A quinoa (alguns chamam no Brasil de "quínua") você pode substituir por arroz ou pela sua massa favorita, ou ainda cuscuz marroquino.
Receita do molho pra marinar via Kozmic Blues
2 comentários:
Pareceu muito bom!!!
A primeira receita que usei quando experimentei tempeh! Muuuito bom =)
Já faz parte da ementa daqui de casa e foi direitinha para o meu blog (com devidos créditos, claro). Obrigada pela dica =)
http://vegeliciousblog.blogspot.com/
Postar um comentário