sábado, 10 de janeiro de 2009

Bifinhos de seitan e vagem com alho-poró ao curry

O seitan faz parte daquela "santíssima" trindade vegana que eu já falei aqui: tofu-seitan-tempeh. Ele é conhecido como um ótimo substituto pra carne, é delicioso e dá pra preparar de várias formas diferentes. Aqui vai a receita dos "bifinhos" que eu encontrei num blog favorito:

3/4 de xícara + 2 colheres de sopa de farinha de glúten
1/4 de xícara de farinha de grão-de-bico
3 colheres (sopa) de levedura nutricional
1/4 de colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de cebola em pó
1/2 xícara de feijões brancos (cozidos)
3/4 de xícara de água
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de molho de soja

Numa tigela grande, misture o glúten, a farinha de grão-de-bico, a levedura nutricional, sal e cebola em pó. Em outra tigela, amasse os feijões muito bem e misture com a água, o óleo e o molho de soja (você pode usar um liqüidificador ou mixer). Adicione os ingredientes líqüidos à mistura seca, misture bem e divida tudo em 12 porções iguais. Pressione cada pedaço numa fôrma de muffin bem untada (ou, como fizemos, faça pequenos bifinhos com as mãos mesmo), cubra com papel alumínio e asse a 180° por 25 minutos. Sirva imediatamente ou guarde-os na geladeira e depois frite-os num pouquinho de azeite antes de servir - que foi como preparamos desta vez.

Servimos os bifinhos de seitan com um preparado delicioso de vagem com alho-poró.

Vagem com alho-poró ao curry:


Corte toda a vagem fresca em dois e o alho-poró em rodelas. Frite primeiro o alho-poró com cebola picada em azeite de oliva e adicione a vagem, sal a gosto e uma colher (sopa) de curry em pó. Quando tudo estiver mais ou menos macio, acrescente uma lata de leite de côco, diminua bem o fogo e vá misturando tudo enquanto termina de cozinhar.

Receita dos bifinhos de seitan via Eat Air, A Vegan Food Log.

9 comentários:

Isabel Seabra disse...

Olá Andréa!

Realmente existem muitas maneiras de fazer seitan...ainda bem...quanto mais variedade melhor.

Fiquei com uma dúvida relativamente à conservação deste seitan: o preparado pode ser guardado no frigorífico, ou no congelador sem ter ido previamente ao forno para, posteriormente ser cozinhado da maneira que quisermos?
Obrigada e Bjs

Anônimo disse...

Oi Déa, tudo bom?
Feliz 2009 pra vocês 3!
Eu já estava para sugerir isso, mas o frio de hoje me inspirou: que tal você fazer um guia de vestuário vegano?
Nas suas fotos com a Ana e Alex, vi que a sua malha parecia ser de algodão, em vez de lã. Mas num dia como hoje, que casaco você usa? não pode ser de lã, não pode ser down com penas.
Existem companias que não trabalham com produtos animais?
Enfim...
Sugestão de pauta pra 2009.
beijo,

Fernanda França disse...

Comprei vagem hoje, vou fazer!!!! Ah, semana passada eu fui vegana umas duas vezes... beijos!!! Fe.

Andréa disse...

Borboleta: o preparado pode sim ir pra geladeira (ou até pro congelador, mas esse nunca tentamos) e depois você prepara com o molho e do jeito que quiser: frito ou assado, etc.

Lu, que excelente idéia. Vou preparar um post sobre o assunto.

Fe, que ótimo! Você já é totalmente semi-vegana, hehe!

Vera disse...

Eu fiz esse prato e ficou uma delícia, ou melhor, seu blog é uma tentação.
Parabéns
Vera

Andréa disse...

Obrigada, Vera! E que bom que ficou uma delícia! :) Eu ADORO seitan.

Thalita Ribeiro disse...

Oi Andrea, tudo bem?

poderia me tirar uma duvida? A Levedura nutricional é o mesmo que o levedo de cerveja? Daria para substituir a levedura pelo levedo...? ou fazer alguma adaptação? ou um nao tem nada a ver com o outro e só se parecem em nomes mesmo? dei uma lida no que disse sobre a levedura, e há ao menos uma semelhança que identifiquei, os dois dão "ares" de queijo a receita. Será que dariam o mesmo efeito?

obrigada!
Bjs e super para bens pelo blog que já venho seguindo ha muito tempo.

Thalita

Andréa disse...

Oi Thalita! A levedura nutricional e o levedo de cerveja têm as mesmas propriedades nutricionais, mas sabores completamente diferentes. Não sei se dá pra adaptar o levedo adicionando algo, mas ele não funciona nas receitas que pedem levedura nutricional. Vários leitores já me avisaram.

Obrigada e seja bem-vinda!

Thalita Ribeiro disse...

olá!
e não funcionou mesmo...
fui fazer o seitan com o levedo de cerveja e ficou algo meio "insosso", meio sem gosto... e meio seco. vai ver a levedura nutricional é o ingrediente essencial mesmo que dá o toque que o sitan precisa.

Obrigada Andréa

Bjs

Posts similares

Related Posts with Thumbnails