- 1 colher (sopa) de semente de linhaça em pó
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1/2 xícara de nozes
- 3/4 de xícara de lentilhas cozidas
- 1/4 de xícara de cebola ralada (ou picada)
- 1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
- 1/3 de xícara de farinha de glúten (a gente usa vital wheat gluten)
- 1/2 colher (chá) de molho inglês (veja nos ingredientes se o molho é vegano. A gente usou a marca Gravy Master)
- Sal e pimenta-do-reino
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1. Misture muito bem numa tigela pequena, o pó de linhaça e o molho de soja. Separe.
2. Num processador, pique as nozes. Adicione a lentilha, cebola, salsinha, farinha de glúten, molho inglês, a mistura de linhaça + molho de soja, sal e pimenta a gosto. Misture tudo no processador, mas não completamente. Deixe uma certa textura. Com as mãos, faça dessa mistura 4 hambúrguers e ponha-os num prato. Leve à geladeira por 30 minutos.
3. Aqueça o azeite numa frigideira grande e frite os hambúrguers até dourá-los (uns 4 minutos de cada lado). Sirva quentes. (Eu os fiz menores e a porção acabou rendendo 6).
Sirva-os como você preferir. Nas duas primeiras fotos, combinamos com uma saladinha de pepino fresco e misturamos o que sobrou das lentilhas a uma porção de arroz integral. Na foto acima, um genuíno sanduíche de hamburguer vegano: servido no pão original com pepino, alface crespa e cebola, e pra acompanhar: cenoura + repolho crus, picados (íamos preparar cole slaw, mas ficamos com preguiça) e batatas fritas.
Não há nada que supere um prato de comida DELICIOSO feito completamente sem ingredientes animais. Todo mundo sai ganhando, os queridos animais e você e sua saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário