Seitan é um dos nossos ingredientes favoritos. Pronuncia-se "sei-tãn". Ele funciona, à primeira vista, como um substituto pra carne, mas é muito mais que isso. Seitan é super versátil e faz parte da "santíssima" trindade vegana: tofu, seitan e tempeh (pronuncia-se "tem-pê").
Mas voltando ao seitan, como não é feito de soja e sim de glúten, ele tem um sabor leve e combina fácil com qualquer molho que você queira. Então, já sabe, quando quiser variar um pouco ou não usar tofu, mande brasa no seitan. Transforme-se, como eu, num "seitan worshipper", hehe. Ele tem uma textura super "mastigável", então se você quer veganizar uma receita que levaria, por exemplo, frango, o seitan é o ingrediente perfeito.
Se você tem alergia a glúten, esqueça tudo o que eu acabo de dizer, já que seitan é puro glúten. Se você tem alergia a soja, então caia de boca no seitan! :) Ele é fácil de encontrar pré-cozido por aí, mas se você quiser fazer em casa, a receita que a gente usa é a do livro Veganomicon, chamada "Simple Seitan". O tempo de cozimento é de mais ou menos 1 hora e meia.
Receita simples de Seitan:
1 xícara de farinha de glúten; 3 colheres (sopa) de levedura nutricional (aqui: nutritional yeast); 1/2 xícara de caldo de vegetais frio; 1/4 de xícara de molho de soja (pode ser Shoyu ou Tamari); 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 2 dentes de alho prensados ou ralados.
Para o molho: 8 xícaras de água fria + 3 cubos de caldo de vegetais (ou 4 xícaras de caldo + 4 xícaras de água); 1/4 de xícara de molho de soja.
Misture a farinha de glúten e a levedura nutricional numa tigela grande. Numa tigela menor, misture o caldo de vegetais, molho de soja, azeite e alho. Ponha a mistura líquida junto com a seca e misture tudo com uma colher de pau até que fique consistente. Amasse bem essa "massa" com as mãos por uns 3 minutos, até que fique elástica. Divida com uma faca em 3 pedaços iguais e então trabalhe cada pedaço com as mãos, esticando-os.
Prepare o molho: Encha uma panela grande com água, os cubos de caldo vegetal e o molho de soja e adicione os 3 pedaços de glúten integral. Cubra e deixe ferver, mas fique de olho: não deixe ferver por muito tempo senão o seitan fica esponjoso demais. Assim que começar a ferver, baixe o fogo até o mínimo e deixe cozinhar assim, com a tampa da panela semi-fechada, por 1 hora. De vez em quando, vire o seitan. Desligue o fogo e deixe por 15 minutos. Remova o seitan da panela e deixe-o num escorredor enquanto esfria. Agora está pronto pra ser fatiado, picado ou feito do jeito que você quiser. Se você não for usar todo o seitan, guarde-o na geladeira, num pote bem fechado com o molho.
Seitan pode virar picadinho, sopa, sanduíche, churrasco... A comida preparada por R nas duas fotos deste post é a seguinte: seitan em pedaços, tofu cortado em cubos, cebola, espinafre e aipo fatiado - tudo salteado em azeite de oliva. Servimos com cuscuz marroquino (primeira foto). Hmm... I-heart-seitan!
6 comentários:
Olá Andréa!
Adorei o seu blogger! Ele foi uma grande inspiração para a minha conversão ao vegetarianismo. Deu para ver que da para comer muito bem sem carne e derivados animais.
Adorei! Parabéns!
1h30min de cozimento! Conseguiu ganhar do arroz integral :-) Será que dá pra cozinhar na pressão?
Carla, poxa menina, voce nao sabe como me deixa feliz com suas palavras!! Comecei esse blog exatamente com essa intencao- mostrar como eh legal, delicioso e facil viver sem ingredientes ou produtos animais. Muito obrigada por deixar esse comentario aqui e me lembrar de que eu to no caminho certo. :) E parabens a VOCE por tudo o que faz pelos animais!
Izabel: nao sei NADICA sobre cozinhar com panela de pressao. Morro de medo, pra ser sincera. :)
oLÁ, Andréa. Eu não consegui descobrir o que seria essa levedura nutricional. Você saberia dizer se existe algum nome comercial aqui no Brasil?
Abraços!
ps. Seu blog está cada dia mais interessante, gosto de ver receitas e artigos intercalados. Muito bom gosto e carinho. Parabéns!
OBS: A única levedura que conheço é a levedura de cerveja e uso pra fazer gratinados com tofu.
Tatiana, achei essa descricao: "Levedura nutricional: suplemento dietético e condimento, rico em vitaminas do complexo B, com um característico sabor e agradável sabor. Há diversas marcas de levedura em pó ou em flocos. Nem todos são fontes confiáveis de vitamina B12 para vegans (no mercado norte americano existe o Red Star T-6635+, que é uma fonte confiável)" nesse site: http://www.florbelamendes.net/index.jsp?section=nutricao_geral&subsection=alimentacao_vegetariana&article_id=63
Postar um comentário